Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para a oficina de audiovisual Olhares Estudantis
Início do conteúdo da página
Oficina

Inscrições abertas para a oficina de audiovisual Olhares Estudantis

Publicado: Terça, 05 de Março de 2024, 17h13 | Última atualização em Terça, 19 de Março de 2024, 17h10

Estudantes do ensino médio integrado do Câmpus Formosa podem se inscrever até 10 de março

imagem sem descrição.

Interessados em produções audiovisuais – fotografias, filmes, animações, vídeos em geral – e no uso de tecnologias terão a chance de participar da Oficina Olhares Estudantis no IFG/Câmpus Formosa: Fomentando a Expressão Audiovisual dos Estudantes.  A oficina é proposta pela servidora Bárbara de Almeida Tavares Borges, como parte da pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação de Brasília (IFB). As inscrições poderão ser feitas até o próximo domingo, preenchendo o formulário.

A atividade tem como objetivo investigar o uso do audiovisual nas culturas escolares dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Biotecnologia e Saneamento do Câmpus Formosa do IFG. A pesquisa busca compreender de que maneira as criações audiovisuais dos estudantes se relacionam com suas identidades e memórias na instituição de ensino.

No decorrer da oficina Olhares Estudantis, será praticado com os estudantes o uso dos seguintes dispositivos: Fotografia Narrada, Minuto Lumière e Filme-carta. A proposta inicial é de que as 24 vagas sejam divididas igualitariamente entre os segundos e terceiros anos de Biotecnologia e Saneamento, com até seis participantes por turma. Os estudantes receberão certificação de horas complementares.

 

Requisitos

Para participar, é necessário ser aluno ou aluna do segundo ou terceiro ano do ensino médio integral do Câmpus; ter perfil ativo no Instagram; preencher o formulário de inscrição; assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) e, para menores de idade, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

 

Cronograma

Os encontros acontecerão nas tardes de cinco sextas-feiras, a partir do próximo dia 15, conforme o cronograma abaixo:

 

DATA

HORÁRIO

1º Encontro

15 de março

das 14h às 16h

2º Encontro

22 de março

das 14h às 16h

3º Encontro

5 de abril

das 14h às 16h

4º Encontro

12 de abril

das 14h às 16h

5º Encontro

19 de abril

das 14h às 16h

  

Dinâmica

Os estudantes terão a oportunidade de explorar dispositivos como Fotografia Narrada, Minuto Lumière e Filme-carta. “A proposta é utilizar o terceiro dispositivo como um documento que revela a imagem e discurso dos próprios estudantes, proporcionando uma expressão autêntica de como veem o mundo, suas culturas audiovisuais e a relação com o ambiente escolar”, explicou Bárbara Borges.

A oficina será dividida em cinco encontros, cada um deles com atividades específicas. No primeiro, em 15 de março, será abordada a importância das histórias pessoais e como as fotografias e vídeos compartilhados podem refletir as identidades dos estudantes. Este momento contará com a participação do professor Thiago de Faria e Silva, do IFB. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e autor da obra "Escola, história e claquete: reflexões sobre a produção audiovisual na escola", ele enriquecerá o primeiro encontro com suas reflexões sobre a produção audiovisual na educação.

Nos encontros seguintes, serão explorados conceitos de linguagem audiovisual, o uso do celular como ferramenta de realização. Discussões sobre o gênero textual carta serão conduzidas pela professora Gláucia Mendes da Silva, do IFG, doutoranda em Teoria Literária pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Ao longo da oficina, a ênfase será na experiência de criação, proporcionando um espaço para os estudantes explorarem a expressão audiovisual de forma autêntica. O servidor do Câmpus Formosa Felipe Leite, técnico em Audiovisual e especialista em Educação a Distância e suas Tecnologias, partilhará informações sobre ferramentas e técnicas de edição com os estudantes.

De acordo com a propositora da oficina, será promovida a mostra audiovisual Olhares Estudantis para divulgação dos filmes produzidos durante a oficina, com data e local a serem divulgados posteriormente e previsão para acontecer na segunda quinzena de abril.

A pesquisadora proponente, Bárbara de Almeida, acredita que essa iniciativa não apenas promoverá a expressão artística dos estudantes, mas também contribuirá para a construção de um ambiente escolar rico em memórias e identidades. “A oficina Olhares Estudantis é uma oportunidade única para os jovens contarem suas histórias de maneira inovadora e significativa”, afirmou.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a propositora da atividade pelo email olharesestudantis@gmail.com ou pelo perfil no Instagram @olharesestudantis.

 

Faça aqui sua inscrição.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página