Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG/Câmpus Formosa participa da Conferência Intermunicipal de Educação e garante Conae Estadual
Início do conteúdo da página
Conae 2024

IFG/Câmpus Formosa participa da Conferência Intermunicipal de Educação e garante Conae Estadual

Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2023, 21h55 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 14h43

Participantes examinaram Documento Referência da Conferência Nacional de Educação 2024 no auditório da UEG, em Formosa

Conae Intermunicipal reúne representantes de segmentos da sociedade civil
Conae Intermunicipal reúne representantes de segmentos da sociedade civil

Durante todo o dia de hoje, o Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) esteve presente na Conferência Intermunicipal de Educação, preliminar da etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024. O encontro, realizado no auditório da Universidade Estadual de Goiás (UEG), contou com a participação de representantes de 27 municípios goianos, para debater as propostas do Documento Referência para a construção do Plano Nacional de Educação 2024-2034.

Convite foi feito a 27 municípios goianos

27 municípios goianos foram convidados

Os servidores Thiago Gonçalves Dias, Kaithy das Chagas Oliveira, Luís Claudio Rocha Henriques de Moura, Nicislene Xavier da Silva e Emília Fernandes de Brito representaram o IFG na Conferência Intermunicipal. Organizados em grupos de trabalhos, eles trataram dos eixos do Documento Referência, que abordaram, dentre outros temas, garantia dos direitos de todas as pessoas à educação de qualidade social; educação, direitos humanos, inclusão e diversidade; gestão democrática; financiamento público da educação básica; e valorização dos profissionais da educação.

Professora Kaithy Oliveira será delegada na Conae Estadual, no fim do mês
Professora Kaithy Oliveira será delegada na Conae Estadual

A professora Kaithy participou do Eixo V, sobre a valorização de profissionais da educação, e declarou que "o documento já traz uma série de proposições muito importantes, que visam garantir formação inicial e continuada de professores/as, melhoria das condições de trabalho, valorização salarial, entre outros aspectos", incluindo os demais profissionais da educação. "Várias das inserções foram no sentido de garantir que todos/as sejam valorizados/as", afirmou.

Ao final da Conferência, foram eleitos três servidores do IFG para participar, como delegados, da Conae Estadual, que ocorrerá em Goiânia, dias 28 e 29 de novembro: os professores Thiago (representante do segmento Gestão Federal), Kaithy (segmento Educação Superior Pública) e Luís Cláudio (Educação Profissional Pública).

Além das discussões em torno do Documento Referência, os participantes assistiram à solenidade de abertura e à palestra do professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Francisco Thiago. Estiveram presentes representantes dos poderes Executivo e Legislativo, de instituições de ensino públicas e particulares e outros segmentos da sociedade.

 

Conae

A Conferência Nacional de Educação será retomada em 2024, após sua convocação em caráter extraordinário, por meio do Decreto nº 11.697, de 11 de setembro de 2023, com o tema “Plano Nacional de Educação (2024-2034) – política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. As etapas regionais e estaduais fazem parte das discussões.

 

Crédito das imagens: profª. Kaithy Oliveira

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página