Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Ciências Biológicas, Ciências Sociais e TADS participam de Colação de Grau
Início do conteúdo da página
SOLENIDADE

Estudantes de Ciências Biológicas, Ciências Sociais e TADS participam de Colação de Grau

Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2023, 18h34 | Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2023, 18h40

“Não existe escola, não existe IFG sem os alunos”, enfatizou o representante da reitora do IFG, professor Vinicius Sousa Ferreira, durante cerimônia

Formandos e Mesa Diretiva em foto oficial
Formandos e Mesa Diretiva em foto oficial

Um dos momentos mais marcantes na vida estudantil é a chegada da Colação de Grau. A solenidade marca o início de uma nova etapa na vida de muitos. Para alunas e alunos dos cursos de graduação de Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), a nova fase teve início na noite da última sexta-feira, 10 de novembro, no Teatro Guaiá, com a presença de familiares, amigos e servidores da Instituição.

Dezessete formandos participaram da cerimônia de Colação de Grau 2023/1, presidida pelo representante da reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, o professor Vinicius Sousa Ferreira. O docente, que atua como diretor de Gestão Acadêmica na Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Goiás, abriu a cerimônia por volta das 19h, com a interpretação em Libras do servidor Lucas Nogueira Xavier.

Mesa Diretiva composta para Hino Nacional Brasileiro
Mesa Diretiva composta para Hino Nacional Brasileiro

Além do professor Vinícius, também fizeram parte da mesa diretiva a representante do diretor-geral do Câmpus Formosa, professor Thiago Gonçalves Dias, a técnica administrativa Nicislene Xavier da Silva; os coordenadores/representantes dos cursos de TADS, Ciências Biológicas e Ciências Sociais, professores Milene Galvão Bueno, Gustavo Antonio Teixeira Chaves e Kaithy das Chagas Oliveira, respectivamente; e a coordenadora da Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares (Corae), Jane Maria Rodrigues Neves. A docente Milene Galvão Bueno representou a chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas, professora Karen Cristina Costa do Nascimento.

Momento do juramento dos cursos
Momento do juramento dos cursos

Após o juramento, proferido pela estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas, Lorrayne Passos Pimentel, os formandos receberam a outorga de grau do professor Vinicius Ferreira, representados pela aluna e alunos Rafaela da Cruz Alvim, Dyorgenes Henrique Rodrigues Martins e Dyego Rodrigues Felix de Lima. Rafaela é velha conhecida do câmpus. Ela concluiu o curso de graduação de Ciências Biológicas e, anteriormente, de 2015 a 2017, fez o curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Biotecnologia também no Câmpus.

Orador das turmas, Higor Gomes Lima

“Conhecimentos, experiências incríveis e pessoas são o que levaremos desta instituição” – Higor Gomes Lima, orador das turmas 

Por sua vez, Higor Gomes Lima, orador das turmas desta Colação de Grau, em sua fala, relembrou as dificuldades passadas pelos formandos durante a jornada acadêmica no IFG. “Enfrentamos desafios sem precedentes devido à pandemia de Covid-19, que nos obrigaram a nos adaptar a um novo contexto de aprendizagem”, declarou o biólogo. Entretanto, Higor reforçou que os obstáculos foram importantes para o crescimento pessoal e profissional. “Superamos obstáculos que nos fizeram crescer, ganhamos determinação e experiência, que irão nos ajudar a enfrentar os desafios que a vida ainda nos reserva”, justificou.

Para a representante do diretor-geral, Nicislene Xavier da Silva, “este é um momento singular que representa a superação. Todas as dificuldades e percalços foram enfrentados para se chegar até aqui, na formatura, o ato oficial de colação de grau”. Nicislene também destacou os cortes e os contingenciamentos sofridos ao longo dos anos pela Rede Federal, que, assim como o período pandêmico, prejudicaram o andamento das atividades, fazendo com que a Rede recalculasse a rota para garantir a qualidade do ensino.  “Hoje, vemos que, com o número de formandos e mesmo diante do Ensino Remoto, o IFG foi capaz de ofertar ensino de qualidade, gratuito e acima de tudo, público”, analisou.

Nicislene Xavier da Silva representa o diretor-geral do Câmpus Formosa
Nicislene Xavier da Silva representa o diretor-geral

A servidora discorreu ainda sobre o alcance dos Institutos Federais. “A Rede Federal segue firme na sua missão educacional, contando hoje com mais de 600 unidades espalhadas por todo o país, focalizando na interiorização, ofertando mais de 11 mil cursos para um milhão de alunos em todo o território brasileiro”, destacou.

Professor Vinicius Ferreira representa reitora do IFG
Professor Vinicius Ferreira representa reitora do IFG

Os formandos, no momento formados, receberam os canudos, representando a entrega do diploma, e assistiram ao pronunciamento do representante da reitora do IFG. Vinicius Ferreira falou de transformação. “Vejam o tanto que esta instituição é transformadora. Sei como esta instituição transformou vocês, formandos e formandas, por esta passagem por aqui. Muito importante que a gente tenha consciência – eu sei de cada profissional que vocês se tornaram –, professores de Biologia, de Ciências Sociais, profissionais de desenvolvimento de sistemas sairão desta instituição carregando princípios humanos e consciência social, serão transformadores na profissão de vocês”, afirmou.

Com a cerimônia se aproximando do fim, o substituto da reitora Oneida Irigon deixou o recado para os novos profissionais: “Professores de Ciências Biológicas, divulguem a Ciência, valorizem a Ciência; colegas das Ciências Sociais, disseminem a consciência social que o nosso país precisa ter; profissionais de Desenvolvimento de Sistemas, desenvolvam sistemas para que possamos avançar com muita ética e com princípios”.

 

Confira, em breve, fotos do evento no álbum do Instituto Federal de Goiás/Câmpus Formosa no Facebook.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página