Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professor Isaú Veloso fala sobre o Curso de Edificações
Início do conteúdo da página
Ensino Médio

Professor Isaú Veloso fala sobre o Curso de Edificações

Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 15h01 | Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 15h08

Saiba mais sobre o Curso Técnico Integrado em Edificações nessa entrevista com o coordenador

 

O IFG se destaca como uma instituição que consegue relacionar de maneira ímpar pesquisa, ensino e extensão, proporcionando uma formação sólida e dinâmica, tão necessária para o mercado de trabalho volátil que temos nos dias de hoje. Outro diferencial do IFG é a competência dos professores que majoritariamente são formados por mestres e doutores.

1. 0 que é um curso Técnico Integrado ao Ensino Médio?

Um curso integrado ao Ensino Médio segue uma proposta diferenciada, em que a educação profissional (técnica) se articula com as disciplinas do ensino médio, buscando a formação integral interligada à capacitação profissional. Assim, os alunos devem concluir todas as disciplinas da área técnica específica e da formação básica, além de estágios, quando previstos, e de atividades complementares, a fim de receber seu certificado. É importante ressaltar que não existe a possibilidade do discente ser certificado exclusivamente no Ensino Médio em um curso integrado.

2. O que o estudante do curso de edificações pode esperar do curso?

O estudante que ingressa no curso de edificações se insere numa das áreas que se fazem mais presentes no mercado de trabalho atual, a Construção Civil. Esta que cresce, mas carece de profissionais capazes de interagir com as constantes mudanças tecnológicas que a norteia, nesse sentido, o curso de edificações traz como diferencial a criação deste profissional. Portanto, o ingressante pode esperar um curso completo, capaz de prepará-lo com bases sólidas no âmbito teórico, com professores extremamente gabaritados, e também na parte prática, a partir de laboratórios e práticas externas.

3. Quais as perspectivas de atuação no mercado de trabalho para o técnico em edificações?

O profissional concluinte do Curso Técnico Integrado em Edificações oferecido pelo IFG-câmpus Cidade de Goiás poderá atuar em diversos segmentos ligados à construção civil, tais como: empresas, escritórios, canteiros de obra, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento ligados à área de construção civil. Outra possibilidade de trabalho é como profissional autônomo na elaboração de projetos hidrossanitários, elétricos, dentre outros.

5. Quais as principais disciplinas relacionadas a parte técnica?

No que diz respeito à parte técnica temos aquelas que são comuns aos cursos de edificações: Desenho Técnico, Instalações elétricas, Instalações hidrossanitárias, dentre outras, contudo, nosso curso se diferencia ao focar na Conservação e Restauro, nesse sentido temos as seguintes disciplinas técnicas: Arquitetura Colonial, História da arte aplicada ao restauro, Introdução a conservação e restauro, Patrimônio histórico cultural e Sistemas construtivos de edificações Históricas.

 

O período de inscrições para o Curso Técnico Integrado em Edificações irá até o dia 7 de novembro pelo site: www.ifg.edu.br/selecao. O ingresso se dará por meio de sorteio acaso o número de inscritos exceda o número de vagas. Mais informações pelo whatsApp: 3371-9012 ou 3371-9004.

 

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página