Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > A assistente social, Euzamar Ribeiro, fala sobre a Política de Assistência Estudantil do IFG
Início do conteúdo da página
Ensino Médio

A assistente social, Euzamar Ribeiro, fala sobre a Política de Assistência Estudantil do IFG

Publicado: Quarta, 13 de Outubro de 2021, 10h50 | Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 10h52

Conheça mais sobre os Programas de Assistência Estudantil do IFG

Um dos grandes diferenciais do IFG - câmpus Cidade de Goiás para as outras escolas é a Política de Assistência Estudantil que garante ao estudante as condições mínimas para sua permanência e êxito. Nessa entrevista a assistente social Euzamar Ribeiro esclarece melhor o assunto. Acompanhe!

1. O que é a Assistência Estudantil no IFG?

É uma política pública que concretiza direitos de cidadania, busca equiparar desigualdades sociais, inclusão social e viabilizar a permanência e formação qualificada de estudantes, por meio de atendimento e acompanhamento de suas necessidades humanas.

2. Como o estudante tem acesso aos programas de assistência estudantil?

O canal de acesso é através da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) que tem as informações necessárias para que o estudante acesse os programas disponíveis nas datas e prazos previstos, através do e-mail: cae.goias@ifg.edu.br e via WhatsApp: 3371-9003/ 3371-9022.

3. Quais os principais tipos de auxílio que o estudante pode ter acesso?

Temos duas modalidades de Auxílios:

1-Universal: para estudantes dos cursos Técnicos Integrado Integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA) que não dependem de renda familiar para ter acesso, tais como: Restaurante Estudantil (ofertado de forma presencial), Auxílio EJA Permanência (estudantes do curso de Artesanato) e Auxílio Alimentação - ofertado na ausência do Restaurante Estudantil para estudantes da EJA e Integrado Integral.

2- Programas de Auxílios Financeiros: Moradia, Criança, Permanência e Restaurante Estudantil para o Ensino Superior (ofertado de forma presencial). Na ausência do Restaurante Estudantil- ex: Ensino Remoto Emergencial- é substituído pelo Auxílio Alimentação. Esses programas são realizados via edital e depende da renda per capta do grupo familiar do(a) estudante - disponibilizado uma vez- no início do ano letivo. Todos(as) estudantes podem participar do Edital.

4. Qual a importância da política de assistência estudantil para a permanência do estudante no IFG?

Prioritária e necessária para que o(a) estudante tenha garantido, não somente o acesso, mas a permanência e formação qualificada sem interrupção por ausência de não atendimento de suas necessidades humanas. Acredito que, se tivéssemos uma assistência estudantil fortalecida, os desafios no âmbito da evasão, trancamento de curso, transferência e desistência seriam menores. Quando falo de assistência estudantil não me refiro apenas a recurso financeiro, mas um conjunto de ações que atenda as necessidades dos sujeitos atendidos. Por exemplo: fortalecer a equipe da CAE com equipe interdisciplinar. Hoje temos uma Coordenação, mas sem coordenador(a). Portanto, fortalecer esse espaço com uma equipe interdisciplinar junto com o recuso financeiro disponível anualmente é possível uma assistência estudantil mais fortalecida.

Lembramos que o período de inscrições para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agroecologia, Edificações e Produção de Áudio e Vídeo estão abertas até o dia 7 de novembro pelo site: www.ifg.edu.br/selecao . O ingresso se dará por meio de sorteio acaso o número de inscritos exceda o número de vagas. Mais informações pelo whatsApp: 3371-9012.

Fim do conteúdo da página