Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Centro de Referência em Pesquisa e Inovação do IFG vai atuar em seis principais eixos do conhecimento
Início do conteúdo da página
Citelab

Centro de Referência em Pesquisa e Inovação do IFG vai atuar em seis principais eixos do conhecimento

Publicado: Sexta, 30 de Outubro de 2020, 11h11 | Última atualização em Sexta, 13 de Novembro de 2020, 10h30

Lançamento ocorreu nessa quinta-feira, 29, em solenidade virtual

Transmissão ao vivo do lançamento do CiteLab. Foto: Embrapii
Transmissão ao vivo do lançamento do CiteLab. Foto: Embrapii

Com o objetivo de articular a pesquisa, pesquisadores e a comunidade externa, o Centro de Referência em Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Goiás (IFG), o CiteLab, foi lançado oficialmente a toda a comunidade interna e externa. A solenidade foi transmitida ao vivo na manhã dessa quinta-feira e contou com as presenças de convidados da Instituição, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), Wandemberg Venceslau, e foi presidida pelo reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva.

O reitor destacou durante a sua fala que o CiteLab “é um espaço onde pode-se concretizar o ensino, a pesquisa e a extensão, além da inovação tecnológica. A perspectiva de ter no mesmo ambiente estudantes de várias modalidades de ensino é um diferencial dos Institutos”, afirmou. Segundo Jerônimo, a estrutura multicâmpus vai proporcionar o encontro entre pesquisadores do IFG e de outras instituições, além de promover o desenvolvimento do Estado de Goiás.

Para o secretário Wandemberg, o CiteLab vai fazer com que a academia provoque a diferença na sociedade. Ele comentou ainda sobre a implantação do polo Embrapii, que será abrigado no mesmo terreno e como parte do Centro de Pesquisa. “Esse modelo com o polo Embrapii é diferenciado, auxiliando nessa interação da empresa com as instituições.  Em um mesmo local, vamos colocar estudante de ensino médio, graduação e pós-graduação juntos”. Com isso, segundo secretário, “você consegue potencializar a mudança social”.

Estrutura

O CiteLab vai atuar em seis eixos de pesquisa Cultura, Memória e Patrimônio; Desenvolvimento Econômico e Social; Design, Imagem e Recursos Educacionais; Estudos Ambientais; Design Factory e Estudos em Materiais e Energia. Em cada eixo, serão alocados laboratórios das áreas de atuação (Veja os laboratórios). Cada eixo será coordenado por pesquisadores (conheça os responsáveis).

O Centro está vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, por meio da Diretoria de Pesquisa e Inovação e a de Pós-graduação. Será composto pelas Divisões de Transferência de Tecnologia e Interação Social e a Divisão de Empreendedorismo e Tecnologias Sociais. Na primeira, serão alocados os Escritórios de Prospecção e Divulgação Científica e o Escritório de Propriedade Intelectual. Na segunda, os Escritórios de Apoio às Empresas Juniores e o Escritório de Acúmulo à Incubação. Também ligado à Diretoria de Pesquisa e Inovação estará o Polo Embrapii, cuja composição prevê uma Diretoria e coordenações de Planejamento de Negócios, de Processo e de Projetos.  

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do IFG, Paulo Francinete Silva Junior, a Instituição está preparada para dar mais um passo e se consolidar como uma instituição de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e pesquisa do nosso país, tendo em vista os investimentos feitos ao longo dos últimos anos em formação de pesquisadores e editais de pesquisa. Isso se reflete, por exemplo, no cadastro dos 65 grupos de pesquisa junto ao CNPq, 16 depósitos de patentes, 24 registros de softwares e quatro registro de marcas.

O CiteLab vai fazer “Não só fazer a produção científica, do conhecimento, mas também desenvolver a pesquisa aplicada para oferecer soluções para problemas reais da sociedade em geral, do setor público. Para isso, além do CiteLab, todas as ações são articuladas com esse propósito: a criação da plataforma IFG Produz, as ações de pesquisa, a divulgação científica, para promover o desenvolvimento regional e nacional”, destaca.

Entre os eventos e lançamentos ocorridos neste mês de Outubro da Ciência & da Tecnologia no IFG, destacam-se: a Plataforma IFG Produz (www.ifgproduz.ifg.edu.br) e os Cadernos Em.formação, com a produção científica dos estudantes dos programas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto (https://editora.ifg.edu.br/editoraifg/catalog/book/45).

 Acesse mais informações do CiteLab: www.ifg.edu.br/citelab

Veja como foi a solenidade de lançamento. O vídeo está disponível no canal do IFG no YouTube link: https://www.youtube.com/watch?v=uZrwao-V1H8

Conheça o CiteLab: https://www.youtube.com/watch?v=SnGgPUiRcFw

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

Fim do conteúdo da página