Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Química finalizam visitas técnicas em espaços de produção sustentável de alimentos
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Alunos de Química finalizam visitas técnicas em espaços de produção sustentável de alimentos

Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 15h37 | Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 18h30

Ao longo de dois dias, alunos do curso técnico integrado visitaram sítios e uma instituição, todos voltados à produção sustentável

Os alunos do curso técnico em Química finalizaram na quarta, 20 e quinta, 21, uma sequência de visitas a locais de produção sustentável de alimentos, no município de Pirenópolis e no distrito anapolino de Joanápolis. O objetivo das visitas foi o contato com técnicas dessas modalidades de Produção a serem implementadas no projeto de extensão “Terra, mãos e sonhos”, coordenado pelo professor Alessandro Oliveira.

As visitas aconteceram em três espaços que utilizam técnicas diferentes. A primeira ocorreu no sítio de produção orgânica localizado nas proximidades de Joanápolis. A produtora orgânica Dona Bernardete, professora aposentada do município de Anápolis, recebeu os alunos no local e explicou com detalhes o sistema de produção pela Técnica de Mandala .

Posteriormente os alunos seguiram a campo nas plantações de folhagens, leguminosas e frutas orgânicas. Dessa visita resultou uma parceria entre a produtora orgânica e o grupo de pesquisas pelo monitoramento dela no processo a ser desenvolvido no Projeto de Extensão.

Nas proximidades de Pirenópolis aconteceram outras visitas importantes na formação de conhecimentos. Uma delas foi ao Sítio Flor-e-ser, no qual os alunos tiveram uma aula sobre agroecologia  e puderam vivenciar práticas desse processo de Produção. A atividade foi ministrada pelo agricultor agroecológico Pedro. Formado pela UnB, ele disponibilizou vários materiais para a continuidade dos estudos da turma.

Por último os alunos puderam vivenciar o ambiente de construções sustentáveis pela utilização de técnicas variadas como do adobe e do superadobe.  Essa visita foi guiada pela técnica em agroecologia Luiza, que apresentou todo o espaço do Instituto de Permancultura do Centro Oeste, localizado nas proximidades de Pirenópolis. Dessas duas visitas surgiram possibilidades de parcerias na constituição do projeto e também a possibilidade de imersão dos alunos nos sistemas visitados para o aprendizado das técnicas.

Segundo o professor Alessandro: “As visitas foram oportunidades bastantes ricas para visualizar na prática o que o grupo tem estudado ao longo dos meses para iniciar as práticas na horta orgânica do projeto. Os alunos que participaram das visitas foram: Pablo Hiago, Isis Carolina, Geovana de Oliveira, Priscila, Isabela Silva, Camila Ruiz, Brenda Pereira, Andressa Fernandes e Acássio Vieira, este do curso de Ciência da Computação. Segundo a avaliação do professor Alessandro, as visitas contribuíram muito para o conhecimento prático das técnicas e colaborarão na execução do Projeto.

Confira mais fotos das visitas aqui.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

Fim do conteúdo da página