Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertas as inscrições para o 5º Encontro de Culturas Negras do IFG
Início do conteúdo da página
CULTURA E EDUCAÇÃO

Abertas as inscrições para o 5º Encontro de Culturas Negras do IFG

Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 07h59 | Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 15h17

Paralelamente ao encontro, será realizado o 9º Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais

 

O Instituto Federal de Goiás (IFG) vai realizar o seu 5º Encontro de Culturas Negras, de 30 de novembro a 2 de dezembro, tendo como anfitrião o Câmpus Uruaçu. Esta quinta edição traz como tema central “Africanidades, Antirracismo e Políticas” e conta com uma programação diversificada, incluindo palestras, debates, rodas de conversas, relatos de experiências, oficinas e atividades artísticas e culturais.

As inscrições para participação foram abertas nesta sexta-feira, 24, e seguem até a data do encontro. Para se inscrever, basta acessar o link do evento no Sugep (https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/9683df60-91ad-4d2c-8731-bb2b53937ebd/inscricao ) e preencher o formulário. As inscrições específicas para as oficinas serão realizadas no momento do credenciamento dos participantes.

Entre os debates previstos estão temas importantes como “Reparação Histórica e Racismo Institucional”; “População negra e políticas públicas”; “Ações Afirmativas”, “20 anos Lei 10.639/2003”; e “Liberdade Religiosa e Estado Laico: Povos de Terreiro e Religiões de Matriz Africana”.

Na programação artística e cultural, destaque para o show de abertura, com o grupo Sankofa e Thayná Janaína, seguindo das “Noites Negras”, na Associação Comunidade Quilombola João Borges Vieira, com o show: “Eu nasci do samba não posso parar”, com Milca Francielle e músicos.

No dia 1º de dezembro, além da Mostra Multicultural, haverá Batalha de MCs, desfile, apresentações no Palco aberto e o show “Mundhumano”. Em seguida, nas “Noites Negras”, o show “Benzimentos poéticos”, com Aridan e músicos.

No encerramento, dia 2, um cortejo com a Escola de Samba Beija Flor, de Goiânia, conduzirá a comunidade do campus até a Praça da Bandeira, para o show de encerramento, com o grupo Afoxé Omo Ode e a banda Ilê Aiyê.

 

Seminário

Junto com o 5º Encontro de Culturas Negras, o IFG vai realizar também o 9º Seminário de Educação para as Relações Étnico-raciais. Os debates serão divididos em seis eixos: 1 - Educação e literatura nas perspectivas decoloniais, 2- Encruzilhadas atlânticas: artes e culturas populares amefricanas e diversidades no contexto brasileiro; 3 - Educação para as relações étnico-raciais, políticas públicas, letramento racial, formação e experiências de docentes de diferentes áreas do conhecimento; 4 - Identidades, corpo e estética: intersecções de raça- etnia, gênero, gerações, sexualidade, classe social, entre outros; 5 - Perspectivas e experiências com o recorte étnico-racial nas áreas de Ciências Biológicas, Exatas, da Saúde e Agrárias e, 6 - Discussões interdisciplinares: trabalhos, relatos e experiências com a temática étnico-racial de todas as áreas do conhecimento.

Da programação, constam ainda os encontros da Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR) e dos Núcleos de Estudo e Pesquisa de Políticas de Igualdade Racial e de Gênero (NEABIs) do IFG.


Confira a programação.

Faça sua inscrição.


Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

Fim do conteúdo da página