Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG busca incentivar e subsidiar a construção de uma cultura de bem-estar na escola
Início do conteúdo da página
FORMAÇÃO

IFG busca incentivar e subsidiar a construção de uma cultura de bem-estar na escola

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2023, 13h03 | Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 15h17

1º Ciclo Formativo, voltado para docentes e técnicos-administrativos, terá quatro palestras seguidas de debates

imagem sem descrição.

Começa nesta quarta-feira, 27, o 1º Ciclo Formativo “As relações contemporâneas e a construção de uma cultura de bem-estar na escola”, promovido pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Diretoria de Políticas de Educação Básica e Superior, da Pró-Reitoria de Ensino. Serão quatro momentos distintos, de setembro a novembro, para promover reflexões sobre o ambiente escolar e capacitar os servidores a atuarem de forma preventiva em relação a atos de violência na Instituição. Todas as atividades serão remotas, transmitidas pelo canal da EAD/IFG no YouTube.

A primeira palestra será realizada no dia 27, às 15 horas, tendo como tema “O lugar social da escola na formação e na vida dos estudantes” e será proferida pela professora Anna Carime Souza, do CEPAE/UFG. A proposta é debater como a escola pode contribuir enquanto espaço privilegiado de interações sociais, emocionais, afetivas na formação dos estudantes.

No dia 25 de outubro, também às 15 horas, a palestrante será a professora Alba Cristhiane Santana da Mata (UFG), que vai abordar o tema “Da rede de acolhimento à tessitura de um lugar social: a importância das relações e vínculos estabelecidos no ambiente escolar”. A professora vai destacar a perspectiva da instituição escolar como local privilegiado de convivência e inserção social e discorrer sobre os impactos positivos do acolhimento ao estudante vulnerável, enfatizando a importância do vínculo social enquanto alicerce na formação do estudante.

Em novembro, serão realizados dois encontros. O primeiro deles será dia 22, igualmente às 15 horas, e terá como tema “O uso das redes sociais na atualidade do ambiente escolar”. O palestrante será o professor Victor Cruzeiro, do Câmpus Cidade de Goiás do IFG, que vai abordar o alcance das redes sociais e dos conteúdos difundidos pelos diversos canais e sítios eletrônicos e discutir as possibilidades de inserção das diversas tecnologias no ambiente escolar, de maneira a evitar práticas nocivas, como cyberbullying e a propagação de fake news.

(Atualizado em 20/11/2023) - A palestra prevista para o dia 29 de novembro (“Escola como espaço de construção da cultura do bem-estar”) foi cancelada e só deve ocorrer no próximo ano. 

O Ciclo Formativo está em articulação com o programa IFG pela Paz, lançado em abril deste ano, para promover a segurança nos espaços escolares, o acolhimento de estudantes, pais e servidores, além da formação da comunidade acadêmica para compreender os desafios da realidade educacional, no contexto de atos violentos dentro das escolas por todo o Brasil. O programa tem caráter permanente e prevê a realização de ações coordenadas a fim de promover condições de bem-estar no ambiente escolar, atuando em diversas frentes.

A participação no 1º Ciclo Formativo terá certificação e as inscrições devem ser feitas pelo Sugep, no link:
https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/5c8a498a-0bbe-43ee-80a4-01a5cb3d8672/inscricao


Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

Fim do conteúdo da página