Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Filho de aluna do curso de Biologia dá seus primeiros passos em sala de aula
Início do conteúdo da página
ACOLHIMENTO

Filho de aluna do curso de Biologia dá seus primeiros passos em sala de aula

Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 16h35 | Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2023, 11h29

Maria dos Passos é egressa da EJA e atualmente faz o curso de Biologia ao lado de seu filho Théo

imagem sem descrição.

Era mais um dia comum do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG), quando a disciplina de Imunologia foi interrompida por um fato inédito, sem nenhuma relação com o conteúdo da aula: o filho de uma aluna com pouco mais de um ano havia se levantado, dado um passo e se sentado novamente.

O “pequeno Theozinho”, como é chamado em sala de aula, logo chamou a atenção de seus colegas. Ele é filho de Maria dos Passos e a acompanha nas aulas desde recém-nascido. Então o professor Antônio Araújo, que é o coordenador do curso e estava lecionando no momento, o ajudou a se levantar e o colocou em direção da mãe. Ele foi caminhando até abraçá-la. A turma toda comemorou e um dos estudantes gravou o momento, marcando o dia 10 de abril como a data dos primeiros passos de Théo.

A cena foi replicada nas redes sociais e comemorada pela comunidade acadêmica. Maria dos Passos está no sétimo período e é colega de curso do seu filho mais velho, Guthierry, que está no 5º período e é quem fica aos cuidados de Théo quando ela precisa fazer as provas. “Não tem palavras para descrever, este momento foi único, como eu trabalho o dia todo perco as coisas incríveis que ele faz, mas este dia o Théo me surpreendeu e me deu a alegria de ver dar os seus primeiros passos... Como eu disse, tinha que ser no IFG, onde desde os seus 3 meses de vida ele me acompanha em todas as noites”, declara.


Da EJA para o curso superior

Para Maria dos Passos, há acontecimento no IFG que mais parecem "mágica". Ela precisou interromper os seus estudos ainda na pré-adolescência para trabalhar, e com a chegada do Câmpus Águas Lindas em seu município, encontrou a oportunidade de concluir o ensino básico junto com um curso técnico. Em 2015, ela ingressou na segunda turma do curso técnico integrado ao ensino médio em Enfermagem, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Formou-se em 2018 e retornou ao câmpus em 2019 para integrar a primeira turma do projeto de extensão de Promotoras Legais Populares, ofertado pelo IFG em parceria com a UnB.

Porém, apesar de ser técnica em Enfermagem, seu desejo de infância era ser professora, quando em 2020 teve a oportunidade de ingressar na segunda turma do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Atualmente, Passos é bolsista da residência pedagógica e está produzindo um Trabalho de Conclusão de Curso sobre as histórias de vida de outras egressas da EJA no curso de Biologia.

“Hoje tenho 45 anos e posso dizer que não é fácil a trajetória de uma mineira, mãe solo de 3 filhos e que trabalha todos os dias para alcançar seus objetivos, mas também não é impossível quando encontra pessoas acolhedoras em nossos caminhos, o IFG muda histórias e para melhor”, conclui Maria dos Passos.

“No final do ano ela vai se tornar a professora que sempre quis ser… Essa é mais do que uma mostra da importância de acolher a mãe trabalhadora que necessita levar o filho à escola para continuar sua vida escolar. A trajetória de Maria dos Passos é uma história de conquista da autonomia por meio da Educação. A cena é emocionante porque deixa evidente que o nosso papel enquanto instituição é o de contrariar destinos, permitindo por exemplo, que Théo dê seus primeiros passos na sala de aula, o mesmo ambiente que foi negado a sua mãe por tantos anos, mas que, em breve, será seu lugar de trabalho”, declara o professor Antônio.

 

Veja o vídeo:

 

 

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página