Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Em sua segunda temporada, Projeto Arborizar realiza roda de conversa com a comunidade
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

Em sua segunda temporada, Projeto Arborizar realiza roda de conversa com a comunidade

Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 19h14 | Última atualização em Segunda, 04 de Outubro de 2021, 17h26

Encontro virtual contou com a participação do engenheiro florestal Igor Oliveira, professor do IFB Câmpus Planaltina

imagem sem descrição.

O Projeto Arborizar está de volta e na última sexta-feira, 24 de outubro, realizou a primeira roda de conversa com a comunidade, em sua segunda temporada. O evento contou com a participação do engenheiro florestal Igor Oliveira, professor do Instituto Federal de Brasília (IFB) Câmpus Planaltina, que compartilhou a experiência do projeto viveiro escola, na produção e plantio de espécies nativas do cerrado às margens do rio São Bartolomeu. Durante o encontro, Igor ensinou como construir um viveiro e produzir mudas nativas do cerrado.

Na ocasião, a comunidade tirou suas dúvidas e foi convidada a participar do Projeto Arborizar, que visa produzir e plantar mudas no município de Águas Lindas de Goiás; levar informações sobre educação ambiental; e criar uma relação de parceria, pertencimento e cooperação entre a comunidade local e o Instituto Federal de Goiás (IFG). O objetivo é que as pessoas atingidas por estas ações cuidem das árvores plantadas e se tornem multiplicadoras do projeto, replicando a ideia em diferentes bairros da cidade.

O integrante do Projeto Arborizar, professor Fernando Campos, explica que Águas Lindas de Goiás é uma cidade que vem crescendo rapidamente, em número de habitantes e em área ocupada. A expansão territorial leva a uma redução da área nativa do cerrado, o que pode acarretar em um desequilíbrio ambiental, aumento da temperatura local e de erosões causadas pelas chuvas, além de limitar o plano paisagístico urbano. Por isso a importância do plantio de árvores com a participação da comunidade.

Como participar

Interessados em fazer parte do Projeto Arborizar devem preencher o formulário eletrônico https://docs.google.com/forms/d/1Hys6tkVPc_sG-_EgJL_iz5L-7eljcBTSkMFWl0T8EeA/edit, ou enviar um e-mail para projetoarborizarifg@gmail.com.

Ao participar da produção de mudas nativas junto ao IFG, a comunidade terá a oportunidade de aprender sobre a importância da preservação das características originais do bioma cerrado; como construir e manter um viveiro de plantas; participar de projetos sociais de distribuição e plantio de mudas; adotar mudas; e passar a ter um cuidado cotidiano para o embelezamento da cidade.

O professor Fernando ressalta que “pretende-se plantar o maior número possível de mudas com o auxílio da comunidade, não só com objetivo de arborizar estes espaços, mas também levar informação e conhecimento por meio da realização de palestras virtuais, rodas de conversa e minicursos relacionados à preservação do meio ambiente”.

 

 

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página