Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > OMIF realiza edição histórica com prova on-line para mais de 5 mil alunos da rede federal
Início do conteúdo da página
Olímpiada de Matemática

OMIF realiza edição histórica com prova on-line para mais de 5 mil alunos da rede federal

Inscrições para a segunda etapa podem ser realizadas, gratuitamente, pelo link:  www.even3.com.br/omif2020

Estudantes participam da 1ª fase da III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais
Estudantes participam da 1ª fase da III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

Neste último domingo, dia 25 de outubro, foi realizada a 1ª fase da III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais – OMIF 2020. Cerca de 5.350 alunos, de 285 câmpus da rede, fizeram a prova que continha 15 questões com 5 alternativas cada, que foram elaboradas por professores da Rede Federal Brasileira.

Essa foi uma edição histórica porque pela primeira vez, desde o início da Olimpíada em 2017, ela foi realizada totalmente on-line, com apoio de professores-coordenadores cadastrados como responsáveis por cada câmpus de todo o Brasil.

Com o tema “A Matemática está em tudo”, as questões de matemática da prova também foram abordadas da perspectiva de outras áreas do conhecimento, tais como exatas, natureza, humanas e linguagens.

E os alunos marcaram presença nas redes sociais compartilhando fotos e registrando sua participação nessa edição totalmente on-line da olimpíada com a #OMIF2020.

 

A organização da Olimpíada

Anualmente, a olimpíada possui duas fases, mas, exclusivamente nesta edição, devido à pandemia da Covid-19, haverá apenas uma prova. Segundo um dos idealizadores e organizador da Olimpíada, professor Renato Machado Pereira, “muitas adaptações foram necessárias para estabelecer uma OMIF 2020 dentro do cenário atual (pandemia de Covid-19). Construímos, então, uma olimpíada completamente remota, mas que carregasse em si características do projeto inicial e que pudesse ser acessível para todos os estudantes do país”.Ainda segundo o professor, o dia da prova foi muito agitado e emocionante já que “285 câmpus ficaram movimentados, tinha professor preocupado com o envio do link da prova para os estudantes ou providenciando uma maneira de levar a prova impressa, tinha estudante preocupado em receber a prova, tivemos o link da prova congestionado, mas, no fim, mais de 5.300 alunos puderam aproveitar e aprender com o projeto OMIF”. 

Para que tudo desse certo nessa iniciativa de uma OMIF on-line, o evento contou com apoio de uma equipe composta por integrantes de todo o país, como professores e técnicos do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, do IFPR – Câmpus Irati, do IFCE – Câmpus Tabuleiro do Norte, do IFMT – Câmpus Cuiabá Bela Vista, do IFSP – Câmpus São João da Boa Vista, do IFSULDEMINAS – Câmpus Inconfidentes, do IFMG – Câmpus Betim, do IFMG – Câmpus Congonhas, do IFNMG – Câmpus Avançado Janaúba e do IFMT – Câmpus Várzea Grande.

Renato ainda ressaltou que “o projeto OMIF é um serviço da Rede Federal que só existe graças ao trabalho de todos os coordenadores locais em cada câmpus. Então, queria agradecê-los, em nome da Comissão Organizadora, por toda a dedicação, apoio, motivação, empenho e solidariedade para com o projeto e para com os seus estudantes. Não temos palavras para descrever o quanto nós, comissão, ficamos felizes em ver tantos estudantes fazendo a prova, sonhando com a premiação e buscando aprender mais e mais um assunto que muitas vezes é visto como o mais difícil de todos”.

 

2ª Etapa

A 2ª fase será realizada nos dia 20, 21 e 22 de novembro de 2020, totalmente on-line. Excepcionalmente, em 2020, não haverá prova de 2ª fase devido à pandemia da Covid-19, no entanto a OMIF promoverá um encontro on-line de alunos e professores para realização de palestras, minicursos, oficinas, mostras de jogos e dinâmicas, atividades culturais e para a cerimônia de entrega das premiações dos alunos vencedores da Olimpíada.

Na ocasião, os alunos que participarem da 1ª fase serão ranqueados conforme suas notas, e serão concedidos certificados em formato digital referentes à premiação de medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa.

Mais informações: https://omif.muz.ifsuldeminas.edu.br/pt/

Inscrições para a segunda etapa podem ser realizadas, gratuitamente, pelo link:  www.even3.com.br/omif2020

 

Assessoria de Imprensa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

Fim do conteúdo da página