Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Senador Canedo > Estrutura Organizacional > IFG > Câmpus > Senador Canedo > Notícias do Câmpus Senador Canedo > Salas do Câmpus passam a contar com suportes fixos para datashow
Início do conteúdo da página
Teoria e prática

Salas do Câmpus passam a contar com suportes fixos para datashow

Aparelhos foram produzidos por docentes e estudantes do Câmpus

 

 

As salas de aulas não são mais as mesmas de outrora. O quadro negro e as cadeiras enfileiradas convivem hoje com dispositivos tecnológicos. O projetor de slides ou datashow, como é mais conhecido, é um desses equipamentos quase que indispensável aos novos tempos. Atualmente, o Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) conta com 14 desses aparelhos. Mas a novidade é outra: a produção e instalação de suportes fixos para datashow nas salas de aula.

A fabricação dos suportes foi coordenada e supervisionada pelos professores Leandro Mendes Possamai e Paulo César de Souza Santos e teve a participação de discentes dos cursos técnicos em Mecânica e em Refrigeração e Climatização e do curso de formação inicial e continuada (FIC) em Montador de Estruturas Metálicas. Ao todo, foram confeccionados 10 suportes e quatro (04) deles já foram instalados; o objetivo é a instalação de todos eles.

Segundo o professor Paulo, todo o processo de planejamento e execução foi feito no Câmpus, à exceção da dobra, que foi realizada em uma empresa de metalurgia, e que todo o recurso utilizado foi do próprio IFG. Ele explicou ainda que o processo de fabricação dos suportes exigiu dos estudantes conhecimentos em Metrologia e Controle de Qualidade, Processos de Usinagem, Elementos de Máquinas e Tecnologia dos Materiais.

O egresso Welson Ribeiro dos Santos foi um dos participantes do projeto que, conforme disse, “colocou a mão na massa”. Ele contou que a experiência foi muito produtiva, especialmente por tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática. “Tivemos o prazer de executar esse projeto sob a supervisão dos professores. Eu e meus colegas pudemos colocar em prática nossos conhecimentos e em um único dia criamos esses suportes. Essas aulas práticas são importantes e fica a dica para criarem mais aulas assim, tenho certeza de que os alunos vão gostar”, disse.

“Eu adorei quando vi”, relatou a professora Jane Faquinelli, da disciplina de Português e Espanhol. Ela observou ainda que a utilização de equipamentos de áudio e de vídeo são importantíssimos para o ensino de linguagens. Além de tudo isso, conforme disse, a instalação do projetor nas salas economiza tempo e evita danos, que podem ocorrer com o deslocamento diário do datashow entre os espaços do Câmpus.

A professora de Artes, Martha Rodrigues de Paula Manrique, destacou que a instalação do datashow na sala de aula trouxe facilidade. “A gente perde menos tempo em busca do equipamento, na instalação e na sua adequação ao ambiente. Quando nós encontramos o aparelho instalado, a gente ganha tempo e agilidade no processo. Então, realmente é bem mais prático quando o aparelho já está na sala”.

A Diretora-Geral do Câmpus Senador Canedo, professora Maria Betânia Gondim da Costa, ressaltou que o IFG incentiva as ações de extensão e que elas são propícias à interação entre teoria e prática. “Quando o estudante participa de um projeto como esse, além do próprio aprendizado teórico e prático, ele contribui com o Câmpus, que não tem recursos para adquirir esses suportes”, pontuou.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.

Fim do conteúdo da página