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ENSINO

Etapa final da plenária sobre as diretrizes curriculares dos cursos de ensino médio começa no dia 14 de março

IV etapa será realizada na Reitoria do IFG e será transmitida pelo canal da EaD no YouTube

 

 

O Instituto Federal de Goiás (IFG) realizará na próxima semana, entre os dias 14 e 17 de março, a IV etapa da plenária para apreciação da minuta das Diretrizes Curriculares e Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFG. Essa última fase das discussões a respeito do documento, assim como aconteceu com as outras, será realizada no miniauditório da Reitoria do IFG. O evento será transmitido pelo canal da EaD IFG, no YouTube.

Nas três primeiras fases da discussão sobre o documento, realizadas entre os meses de novembro e dezembro de 2022, foram apreciados 115 artigos da Minuta das Diretrizes Curriculares e Didático-Pedagógicas do Ensino Médio Integrado. Segundo a diretora de Políticas de Educação Básica e Superior do IFG, professora Karla Dias Cassiano, “na IV etapa, esperamos finalizar a apreciação e aprovação do documento que tinha, inicialmente, 174 artigos. Depois disso, o texto aprovado segue para apreciação e aprovação de Parecer no Conselho Superior.”

Participarão da plenária representantes do Fórum dos Cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, do qual fazem parte integrantes da “Formação Básica” por área do conhecimento (Linguagens; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza; Matemática) e da “Formação Técnica”. Além dos membros do Fórum, participarão das discussões o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepex), com as chefias dos departamentos de áreas acadêmicas; as gerências de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex); os representantes docentes, técnico-administrativos e discentes; e comissões locais dos câmpus. A composição da mesa diretiva da plenária será formada por representantes do Fórum, do Conepex e integrantes da Proen.

 

Importância das Diretrizes e da plenária

Para Karla Dias Cassiano, “instituir as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional é um passo importante para avançar no processo de concretização de uma proposta formativa que vise ao desenvolvimento integral dos estudantes do IFG”. O documento constitui uma orientação institucional para elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de EMI do IFG, no que diz respeito à organização curricular e didático-pedagógica dos cursos.

Como explica a docente, a aprovação das diretrizes é uma condição para a realização de reformulações curriculares que consolidem a formação integral, politécnica, omnilateral e interdisciplinar no IFG, além de ser uma ação institucional prioritária e articulada às ações de permanência e êxito.

 

Acesse a página sobre o Currículo Integrado no IFG.

 

Confira os links das transmissões no YouTube:

 

Veja outras notícias sobre a plenária:

 

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.

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