Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Inhumas) > IFG > Câmpus > Anápolis > Notícias do Câmpus Anápolis > Professor do IFG Anápolis desenvolve pesquisa no Canadá
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Professor do IFG Anápolis desenvolve pesquisa no Canadá

Publicado: Segunda, 07 de Julho de 2025, 15h14 | Última atualização em Segunda, 07 de Julho de 2025, 15h24

Projeto na área de informática foi apresentado em centro de pesquisa governamental do Canadá

Professores Daniel Xavier e Yuanhao Shen em apresentação no NRCC
Professores Daniel Xavier e Yuanhao Shen em apresentação no NRCC

 

Professor do Instituto Federal de Goiás – IFG Anápolis apresentou projeto de pós-doutorado no National Research Council of Canada – NRCC, em Ottawa, Canadá. O professor Daniel Xavier, que realiza seu pós-doutorado na Queen´s University, Kingston, Canadá, e seu colega Yuanhao Shen, doutorando na mesma instituição, apresentaram, na última sexta-feira, 4, 10h30 no horário local, o projeto “Understanding Large Language Models´Abilitu on Interdisciplinary Research” no NRCC, que é o centro de pesquisa governamental canadense, responsável pelo desenvolvimento de diversas pesquisas no país.

Além de Daniel e Yuanhao Shen, os professores Dr. Hongyu Guo (NRCC) e Dr. Xiaodan Zhu (Queen's University) também participam do projeto, que visa utilizar os modelos generativos do tipo Chat GPT para promover pesquisa interdisciplinar. O professor Daniel explica que “antigamente tínhamos pensadores como Aristóteles que conseguiam ter conhecimento de diversas áreas. Como atualmente as pesquisas têm se tornado mais especializadas, tem se tornado difícil fazer pesquisa combinando diversas áreas. No trabalho apresentado, mostramos que os modelos generativos podem ajudar os pesquisadores a desenvolver pesquisa interdisciplinar”. 

O projeto já foi aceito para apresentação no workshop ICML 2025 Workshop on Assessing World Models, um evento internacional que visa discutir e analisar os impactos dos Large Language Models no mundo e na sociedade. Trata-se de evento que atrai pesquisadores importantes, envolvidos com essas tecnologias, e este ano correrá em Vancouver, Canadá, agora em julho. De acordo ainda com Daniel, um de seus planos é trazer essa tecnologia para o IFG, a fim de que nossos professores possam avaliar e tirar proveito dela.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

Fim do conteúdo da página