Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Estude no IFG > IFG > Últimas notícias > Abertas as inscrições para o Vestibular IFG 2023/2
Início do conteúdo da página
Vestibular IFG

Abertas as inscrições para o Vestibular IFG 2023/2

Na seleção própria, com prova de redação, são ofertadas 162 vagas, em seis câmpus da Instituição

imagem sem descrição.

 

O Instituto Federal de Goiás (IFG) abriu nesta terça-feira, 4, inscrições para vários processos seletivos, entre eles o Vestibular IFG. Nele, são ofertadas 162 vagas, distribuídas entre 13 cursos superiores de seis câmpus da Instituição. O período das inscrições, que são gratuitas, prossegue até 21 de maio.

Para se inscrever, o candidato a uma das vagas deve acessar a página do Centro de Seleção (Estude no IFG), seção “Vestibular”, “Vestibular IFG 2023/2" e, no link "Inscrições", deve preencher o Requerimento de Inscrição e o Questionário Socioeconômico.

No momento da inscrição, o candidato deve optar por participar do Vestibular IFG pelo Sistema Universal, ou pela Reserva de Vagas ou, ainda, pela Política de Ações Afirmativas da Instituição. Os candidatos que optarem pela Reserva de Vagas ou pela Política de Ações Afirmativas, devem postar as documentações que comprovem que podem concorrer nessas modalidades.

Os candidatos a uma vaga no curso de Licenciatura em Música, ofertado no Câmpus Goiânia, devem ainda, no período de 5 de abril a 28 de maio, postar vídeo de participação no Teste de Verificação de Habilidades Específicas em Música.

 

Prova

O Vestibular IFG será realizado por meio da aplicação de uma Prova de Redação e do Teste de Verificação de Habilidades Específicas em Música (somente para os candidatos do curso de Licenciatura em Música). A prova de redação será aplicada no dia 18 de junho.

Será eliminado do processo seletivo o candidato que não comparecer para fazer a redação ou que obtiver pontuação inferior a 30 pontos na prova. Para o curso de Licenciatura em Música, também será eliminado o candidato que for considerado inapto no Teste de Verificação de Habilidades Específicas em Música.

 

Políticas afirmativas

O IFG reserva 50% das vagas dos cursos de graduação a candidatos oriundos de escolas públicas. Estas vagas são distribuídas entre oito categorias de candidatos, que além da escola pública podem ou não partilhar outras características como renda familiar, autodeclaração racial e deficiência.

Já a Política de Ações Afirmativas do IFG, além de 50% destinados à Reserva de Vagas, estabelece cotas para candidatos que se autodeclararam pertencentes à população cigana, quilombola, ou indígena. Também podem se beneficiar da política do IFG candidatos que se autodeclararam refugiados; que se autodeclararam pessoas do campo ligados à agricultura familiar (para os cursos ligados ao eixo agrícola); que se autodeclararam surdos (especificamente para o curso de Pedagogia Bilíngue); e candidatos que sejam professores da Rede Pública de Ensino (para os cursos de Licenciatura).

Os candidatos vinculados às cotas étnico/raciais serão submetidos às Bancas de Heteroidentificação remota ou presencial, nos Câmpus do IFG em que estiverem inscritos. Até o dia 6 de junho, os câmpus que participam desta edição do Vestibular IFG devem publicar editais de orientações complementares para a participação dos candidatos na Bancas de Heteroidentificação, que devem ser realizadas no período de 7 a 10 de junho.

 

Atendimento especial

Para o Vestibular IFG, os candidatos podem solicitar atendimento especial, que pode ser atendimento especializado (oferecido a pessoas com cegueira, baixa visão, surdez, deficiência física, deficiência múltipla, deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista - TEA, Transtorno Desintegrativo da Infância - TDI, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH, deficiência auditiva, surdocegueira, deficiência mental, Síndrome de Rett, Síndrome de Down, Dislexia, Altas Habilidades/ Superdotação - AH/SD, Discalculia ou com outra condição especial) e atendimento específico, oferecido a gestantes e lactantes.

As vagas dos cursos de graduação oferecidos pelo IFG no segundo semestre de 2023 serão preenchidas por até três processos seletivos. Além do Vestibular IFG, a Instituição também está com inscrições abertas para o Vestibular Enem e disponibilizará vagas pelo SiSU. Caso não sejam preenchidas vagas destinadas ao Vestibular Enem e ao SiSU, elas poderão ser destinadas à classificação geral do Vestibular IFG.

 

Confira o quadro de vagas:

 

CÂMPUS

CURSOS

TURNO

VAGAS

Formosa

Licenciatura em Ciências Sociais

Noturno

14

Goiânia

 

Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação

Matutino

4

Bacharelado em Engenharia Mecânica

Matutino

4

Licenciatura em Física

Vespertino

14

Licenciatura em História

Vespertino

6

Licenciatura em Letras - Português

Vespertino

6

Licenciatura em Matemática

Vespertino

16

Licenciatura em Música

Vespertino

16

Goiânia Oeste

Licenciatura em Pedagogia

Noturno

6

Itumbiara

Bacharelado em Engenharia Elétrica

Vespertino

18

Licenciatura em Química

Noturno

18

Luziânia

Licenciatura em Química

Noturno

20

Uruaçu

Licenciatura em Química

Noturno

20

 

Leia atentamente o edital: Edital PROEN Nº 14/2023 - Vestibular IFG 2023/2

Faça sua inscrição: Inscrição ON-LINE

Acompanhe as etapas da seleção: VESTIBULAR IFG 2023/2

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página