Goiânia Art Déco Festival 2025 celebra os 100 anos do estilo arquitetônico e destaca a preservação desse patrimônio na capital
O Câmpus Goiânia do IFG sedia a programação do evento até o dia 22 de agosto.

Na noite desta segunda-feira, 19 de agosto, ocorreu a abertura do Goiânia Art Déco Festival 2025, no Teatro do Instituto Federal de Goiás (IFG), no Câmpus Goiânia, com palestras sobre a experiência do turista cidadão e o papel do guia de turismo na preservação do Art Déco em Goiânia. A programação do evento, que está em sua oitava edição, teve início no dia 18 e vai até o dia 22 de agosto, com atividades gratuitas e abertas à comunidade no Câmpus Goiânia do IFG.
A edição deste ano celebra os 100 anos desse estilo arquitetônico originado na Europa no início do século XX e caracterizado pelas formas geométricas simétricas, linhas retas e ornamentos abstratos e simplificados nas edificações.
Art Déco em Goiânia
O estilo Art Déco marcou as edificações construídas à época da fundação de Goiânia, nos anos de 1930. Entre os exemplos de edificações públicas construídas nesse estilo estão: o Teatro Goiânia, o Grande Hotel, o Coreto nas proximidades da Praça Cívica, a mureta situada no Lago das Rosas, o Pórtico e parte do prédio do atual Câmpus Goiânia do IFG e mais outros edifícios que compõem o acervo público do patrimônio Art Déco na capital.
A abertura oficial do 8º Goiânia Art Déco Festival contou com as presenças do artista plástico, guia de turismo e idealizador do Goiânia Festival Art Déco, Gutto Lemes; do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Goiás (ABIH), Charleston Calasans Pimentel; da presidente do Sindicato de Turismo e Hospitalidade no Estado de Goiás (SindTur Goiás), Izabella Luzia Rodrigues; e da diretora-geral do Câmpus Goiânia do IFG, professora Adriana dos Reis Ferreira.
Coordenador-geral do Goiânia Art Déco Festival 2025, Gutto Lemes recorda que o evento iniciou em 2018 e destacou a participação do Câmpus Goiânia do IFG em todas as edições. Ele ressaltou que o festival tem como tripé: a educação, a cultura e o turismo, envolvendo instituições, empresas e a população.
Na programação deste ano, as atividades, principalmente as palestras, enfatizam o centenário do estilo Art Déco e sua influência na concepção arquitetônica à época da fundação de Goiânia. Em seu discurso, Gutto também chamou atenção para a necessidade de maior valorização e preservação do patrimônio Art Déco de Goiânia por parte poder público. Ele frisou que o maior patrimônio da humanidade é a necessidade de consciência de preservação.
Mesa de abertura oficial da 8ª edição do Goiânia Art Déco Festival 2025, no Teatro do IFG. Na foto, estão: a presidente do Sindicato de Turismo e Hospitalidade no Estado de Goiás (SindTur Goiás), Izabella Luzia Rodrigues (à esquerda); a diretora-geral do Câmpus Goiânia do IFG, professora Adriana dos Reis Ferreira; e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Goiás (ABIH), Charleston Calasans Pimentel.
A diretora-geral do Câmpus Goiânia do IFG, professora Adriana dos Reis Ferreira, destacou a importância da parceria: “Para nós, receber esse evento, é muito importante, porque estamos em uma instituição de ensino e é fundamental promover ações para formação de nossos estudantes”.
Na abertura oficial, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Goiás (ABIH), Charleston Calasans Pimentel, reforçou o apoio da hotelaria de Goiânia e de Goiás ao evento. A presidente do Sindicato de Turismo e Hospitalidade no Estado de Goiás (SindTur Goiás), Izabella Luzia Rodrigues, lembrou sua trajetória como egressa do curso de Turismo ofertado pelo Câmpus Goiânia do IFG e celebrou o retorno à instituição como palestrante.
Palestras de abertura
A professora e pesquisadora Giovanna Tavares ministrou a palestra Turista cidadão: Art Déco de Goiânia, em que destacou a importância do engajamento da população na preservação do patrimônio arquitetônico. Segundo ela, o conceito de turista cidadão refere-se às práticas turísticas no próprio local de vivência, em que o morador se relaciona cotidianamente com a cidade.
Professora e pesquisadora Giovanna Tavares ministrou a palestra Turista cidadão: Art Déco de Goiânia, na abertura oficial do evento.
“Um dos fatores que fragilizam o patrimônio cultural é a falta de consciência sobre seu valor como parte da memória social. Se não criarmos essa cultura, pode ser que esse patrimônio não exista mais”, alertou.
Já Izabella Luzia Rodrigues, presidente do SindTur-GO, ministrou a palestra Do estilo à experiência: o papel do guia de turismo na preservação do Art Déco. Ela enfatizou como os guias de turismo podem proporcionar experiências significativas aos visitantes a partir das referências do estilo Art Déco presentes em Goiânia, defendendo um turismo sustentável aliado à preservação. “Preservar o Art Déco é preservar a identidade de Goiânia, a nossa essência”, afirmou.
Izabella Luzia Rodrigues, presidente do SindTur-GO, ministrou a palestra Do estilo à experiência: o papel do guia de turismo na preservação do Art Déco.
Programação
As atividades começaram no dia 18 de agosto, com a exposição coletiva de pinturas Art Déco, no foyer da Biblioteca do IFG, aberta à visitação até o dia 22. Houve ainda apresentação do Grupo de Choro do IFG e exibição do curta-metragem União em Art Déco, de Ivan Tracz e Marília Stasiak França.
No dia 20, ocorreram as seguintes palestras: Art Déco em Goiânia – no contexto dos 100 anos, com a arquiteta Jacira Rosa Pires; e Rota Art Déco: Para saber de cor, com a museóloga Bárbara Freire, na Cinemateca do Câmpus Goiânia.
A programação segue com as seguintes atividades:
• 21/08 - Cinemateca
◦ Palestra: Influências de Adolf Agache no processo Art Déco de Goiânia, com a arquiteta e urbanista Narcisa Cordeiro e o jornalista Herbert Moraes, às 19h.
◦ Palestra: Centrão Resiste, com a arquiteta e urbanista Jordana Gouveia, às 20h30.
• 22/08 - Câmpus Goiânia do IFG
◦ Exposição de veículos antigos, das 7h às 17h, no estacionamento do Câmpus Goiânia.
◦ Apresentação da Banda Sinfônica Nilo Peçanha, às 18h, no Teatro do IFG.
◦ Lançamento do livro Beagá Decô, da autora e professora da UFMG, Fernanda Goulart, às 20h30, no foyer do Teatro do IFG.
Serviço
Goiânia Art Déco Festival 2025
Local: Câmpus Goiânia do IFG ( Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia).
Data: 18 a 22 de agosto.
Inscrições para receber o certificado de participação: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/bc047420-1e50-4e49-a021-d7e3a90e01b0/inscricao
Acompanhe a programação do Goiânia Art Déco Festival 2025 pelo Instagram: @goianiartdecofestival
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.
Redes Sociais