EDITAL Nº 20 - PROPPG/IFG (PIBIC-EM/PIBIC-EM-Af)
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO (PIBIC-EM) E NAS AÇÕES AFIRMATIVAS (PIBIC-EM-Af)
EDITAL Nº 020/2025-PROPPG, de 30 de abril de 2025
A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/IFG), torna público o processo para seleção de projetos vinculados à estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, candidatos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM/PIBIC-EM-Af), fundamentado no convênio firmado entre o CNPq e o IFG, de acordo com a Resolução Normativa CNPq nº 017/2006 e Resolução Consup/IFG n° 20/2016, para serem desenvolvidos no período de setembro de 2025 a agosto de 2026, de acordo com as disposições deste Edital.
1. EDITAL
EDITAL Nº 020/2025-PROPPG, de 30 de abril de 2025 (PIBIC-EM/PIBIC-EM-Af)
2. ANEXOS
Anexo I - MODELO DO PROJETO DE PESQUISA
Anexo II - Autorização Menores de Idade
Anexo III - Declaração Atividades de Estágio
Anexo IV - Cronograma com Retificação nº 1 de 12/06/2025
Anexo VI - FORMULÁRIO PARA ANALISE DO MERITO DO PROJETO
Anexo VII - CURRICULO DO ORIENTADOR
Anexo VIII - TERMO DE COMPROMISSO BOLSISTA
Anexo IX - Declaração de Apresentação de Resultados e Não vínculo empregatício
Anexo X - Termo de Compromisso voluntário
Perguntas Frequentes - Submissões Editais PIBICT/IFG
- Como faço para submeter um projeto de pesquisa aos editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (PIBICTI) do IFG?
A submissão de projetos deverá ser realizada, exclusivamente, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). As orientações estão disponíveis no Tutorial para Submissão de Projeto.
- Por que não consigo submeter meu projeto de pesquisa no SUAP?
A submissão de projetos não será possível quando:
- Fora do prazo de inscrição.
- O Currículo Lattes do(a) orientador(a) e/ou do(a) estudante estiver desatualizado há mais de 6 meses;
- O(A) orientador(a) e/ou o(a) estudante estiver em débito com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (PIBICTI) do IFG.
- Servidores técnico-administrativos também podem submeter projetos?
Para submeter projeto de pesquisa como orientador(a), o(a) interessado(a) deverá ser servidor(a) docente ou técnico-administrativo(a) do quadro de pessoal permanente do Instituto Federal de Goiás, exercendo plena atividade de pesquisa, evidenciada pela sua recente produção científica.
- Apenas mestres e/ou doutores podem se inscrever como orientadores?
Para os programas PIBIC/PIBIC-Af e PIBITI/PIBITI-Af, as bolsas disponibilizadas com recursos do CNPq, exige-se que o(a) orientador(a) tenha o título de doutor(a); e para as bolsas disponibilizadas com orçamento da instituição, exige-se a titulação mínima de mestre para o(a) orientador(a).
Para o programa PIBIC-EM/PIBIC-EM-AF, as bolsas disponibilizadas com recursos do CNPq, exige-se que o(a) orientador(a) tenha o título de mestre. Para as bolsas disponibilizadas com orçamento da instituição, exige-se a titulação mínima de especialista para o(a) orientador(a).
- Servidores temporários ou substitutos podem submeter projetos?
Não. Apenas servidores do quadro permanente. Os/As servidores/as temporários podem entrar na equipe como coorientador/a.
- Servidores afastados para cursar pós-graduação stricto sensu podem submeter projetos?
Não. Para submeter projeto de pesquisa, o(a) servidor(a) não pode estar licenciado/afastado do IFG, por qualquer motivo, por um período superior a 3 (três) meses, durante o período de vigência da orientação do estudante.
Demais informações sobre possíveis impedimentos legais quanto ao afastamento, devem ser observadas na Lei nº 8.112/90. Adicionalmente, o interessado poderá consultar a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e a Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) para mais informações.
- A anuência da chefia imediata é necessária para submissão do projeto?
Sim. A anuência da chefia imediata é fundamental para a confirmação da compatibilidade entre a jornada de trabalho do(a) servidor(a) e as horas dedicadas à pesquisa.
Quando o(a) orientador(a) realiza o envio do projeto no SUAP (após o cadastro e as edições necessárias), o próprio sistema encaminha a solicitação de anuência para a chefia imediata do(a) orientador(a). No SUAP, a chefia imediata poderá acessar o projeto e deferir ou indeferir a solicitação de anuência.
- Quais os documentos necessários para inscrição na seleção de projetos?
Para inscrição, caso haja estudante menor de idade será necessário o seguinte documento:
- O(a) orientador(a) deverá anexar no SUAP uma declaração dos pais ou responsáveis do estudante, autorizando-o(a) a participar do programa de Iniciação Científica. De acordo com os documentos solicitados no edital vigente.
- Como a pontuação do meu currículo será calculada?
O cálculo da pontuação dos currículos será realizado por meio da Plataforma IFG Produz. Essa plataforma utiliza os dados da Plataforma Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa e Plataforma Sucupira (Qualis Capes) para aferir a pontuação de cada currículo. Desse modo, é extremamente importante manter o currículo atualizado.
- Como posso conferir a pontuação do meu currículo?
Para conferir a pontuação do currículo basta entrar na Plataforma IFG Produz e no campo “busca” digitar o nome do(a) pesquisador(a) e em seguida clicar no ícone Perfil do Pesquisador.
- A pontuação do meu Perfil do Pesquisador está em desacordo com o meu currículo. Como resolver?
Primeiramente, submeter a atualização do currículo, lembrando que o CNPq leva até 24h para publicar os currículos. Caso já tenha atualizado o currículo e mesmo assim persistir alguma inconsistência, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. trazendo no assunto Problema - Perfil do Pesquisador.
- Todos os membros do Projeto devem ter currículo Lattes cadastrado?
Sim. Todos os membros precisam ter currículo cadastrado, inclusive estudantes e colaboradores. Lembramos que o CNPq leva até 24h para publicar os currículos, assim recomenda-se não deixar para cadastrar os currículos no último dia das inscrições.
O link do currículo Lattes do(a) estudante que integra a equipe precisa constar no SUAP (nos dados pessoais do aluno). Caso o(a) estudante já possua currículo Lattes, deverá copiar o link do currículo disponibilizado na Plataforma Lattes, acessar o SUAP com seu login e inserir o link em “Dados Pessoais”. Caso o(a) estudante ainda não tenha currículo cadastrado na Plataforma Lattes, deverá primeiro proceder ao cadastro e depois copiar e inserir seu link no SUAP. As orientações para os estudantes estão disponíveis no Tutorial Registro do Lattes no SUAP.
- Os estudantes contemplados com bolsa são obrigados a abrir conta corrente?
Sim. Para a implementação da bolsa é obrigatória a assinatura dos documentos dispostos no edital: termo de compromisso-bolsista e declaração de apresentação de resultados.
A implementação das bolsas deverá ocorrer seguindo o cronograma do edital. O estudante que já possuir conta bancária até essa data, poderá receber a bolsa em sua conta corrente. O estudante que não possuir conta bancária até a data do cronograma, poderá receber a primeira bolsa por ordem de pagamento através de seu CPF, atentando-se às seguintes especificidades:
- As bolsas do IFG podem ser pagas por CPF ou conta corrente de qualquer banco (não pode ser conjunta);
- As bolsas do CNPq de Ensino médio são pagas exclusivamente em conta corrente do Banco Brasil (não pode ser conjunta);
- As bolsas do CNPq de graduação são pagas exclusivamente em conta corrente do Banco do Brasil (não pode ser conjunta).
- Fiz a leitura do Tutorial para Submissão de Projetoe das perguntas frequentes, mas ainda tenho dúvidas, como proceder?
Reporte as possíveis dúvidas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. trazendo no assunto Dúvida - Submissão.
- O curso do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) indicado pelo Centro de Inovação Tecnológica (Cite/NIT) no Edital 13/2024 do PIBITI será presencial ou EAD(Moodle). Quais são as datas?
O curso "Uso da Propriedade Intelectual em Negócios de Base Tecnológica" (UPITEC) é oferecido pelo INPI em turmas bimestrais. O curso é gratuito e ofertado no formato totalmente online e autoinstrucional. Destina-se a estudantes, professores e/ou profissionais atuantes em negócios de base tecnológica na temática da propriedade intelectual, em especial os negócios relacionados com marcas, programas de computador e patentes. O curso tem duração de 20 horas e haverá certificado para aqueles que fizerem todos os módulos, alcançarem nota mínima de 60% na avaliação final e responderem à pesquisa pós-curso. As vagas são limitadas, e as inscrições serão encerradas assim que o limite de vagas for atingido. Para realizar a inscrição no curso, é necessário fazer cadastro (gratuito) na plataforma da Academia Virtual do INPI, no endereço https://academiavirtual.inpi.gov.br/. Uma vez que tenha acesso à plataforma, se inscreva na próxima turma disponível.
- Como faço a indicação de que minha aluna está concorrendo na modalidade afirmativa (mãe de crianças entre 0 e 6 anos)? Basta anexar a autodeclaração dela?
Deve ser anexo no SUAP a autodeclaração da estudante informando ser mãe e a idade dos filhos.
- O Suap não está carregando automaticamente a pontuação do IFG Produz. Esta situação será normalizada ou devo anexar o pdf gerado pelo IFG Produz?
O SUAP possui uma função de atualização manual do Currículo Lattes. Consulte o documento chamado “Tutorial para atualização manual do Currículo Lattes no SUAP” para ver o passo-a-passo.
- Como o estudante do IFG registra o endereço do Currículo Lattes no SUAP?
A inserção do link do currículo Lattes no SUAP é obrigatória para o estudante. Ele deverá acessar o SUAP, ir em Ensino => Dados Pessoais e seguir o “Tutorial Registro do Lattes do Estudante no SUAP”.
- O projeto que vou orientar precisa passar pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Precisa apresentar a aprovação no ato de submissão?
Não é necessário. A submissão do projeto no CEP pode ser realizada após a aprovação e implementação do projeto.
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