IFG abre inscrições para a V SENACER, que será marcada por protesto à crise climática
Durante o evento, será elaborada a “Carta de Repúdio ao Ecocídio no Cerrado”, que será encaminhada à COP 30

"Povos, saberes e natureza do Cerrado: resistência à crise climática” é o tema da V Semana Nacional do Cerrado (V SENACER). As inscrições para o evento estão abertas e, neste ano, será elaborada a Carta de Repúdio ao Ecocídio no Cerrado destinada aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e à coordenação da COP 30 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das ONU sobre Mudança do Clima), que acontecerá em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro deste ano.
O evento é coordenado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) - Câmpus Senador Canedo, em parceria com os câmpus de Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Jataí, Luziânia e Valparaíso e a Reitoria do IFG. A Comissão Organizadora Nacional − composta por representantes de mais de 80 instituições de ensino, pesquisa, órgãos públicos, organizações da sociedade civil e movimentos sociais − divide-se em subcomissões temáticas: de Inscrição e Certificação, Científica, Comunicação e Divulgação, Cultural, Administrativa, e de Tecnologia da Informação.
Para o servidor do IFG, Rodrigo Dutra, coordenador da V SENACER, “essa estratégia busca assegurar que todos os interessados tenham acesso às informações, condições iguais de inscrição e oportunidade de participação nas diversas atividades, fortalecendo o caráter democrático, plural e inclusivo da Semana, com capilaridade nacional e integração entre diferentes territórios e saberes”. O evento integra-se ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019‑2023) do IFG e aos projetos pedagógicos de cursos técnicos, da graduação e pós-graduação. “Neste contexto, consolida-se como espaço de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com potencial transformador no território e na consciência coletiva frente à crise climática”, acrescentou o coordenador.
O objetivo da V SENACER é promover a divulgação científica, integrar ensino, pesquisa e extensão, além de valorizar saberes tradicionais e mobilizar a sociedade brasileira em torno da conservação socioambiental do Cerrado, considerado “hotspot mundial de biodiversidade”, termo cunhado pelo cientista Norman Myers, ou seja, que possui uma diversidade biológica excepcional, mas está extremamente ameaçado.
Esse bioma perdeu mais de 50% de sua cobertura original, sobretudo para expansão agropecuária baseada no Pacote Tecnológico da “Revolução Verde”. A Revolução Verde foi um termo cunhado pelo americano William Gown na década de 60, referindo-se ao conjunto de inovações tecnológicas para fortalecer as produções agrícolas mundo afora, mas surgiu antes, na década de 30, com as inovações do engenheiro agrônomo Norman Bourlag. Essas inovações são relacionadas ao desenvolvimento dos agrotóxicos, herbicidas, fungicidas, fertilizantes químicos e sementes mais adaptáveis e resistentes a clima extremos.
Programação
A partir de 1º de setembro, ocorrerão atividades presenciais em 13 estados e no Distrito Federal (inseridos nos domínios do bioma Cerrado) e virtuais (lives), abertas ao público em geral. A V SENACER tem como público-alvo comunidades escolares da educação básica pública; coletivos culturais ou de economia popular solidária; movimentos indígena e negro; pessoas com deficiências (PCDs); coletivos e movimento de identidade e diversidade sexual e de gênero (LGBTQI+); trabalhadores desempregados ou informais; agricultores familiares, trabalhadores do campo e/ou beneficiários da reforma agrária; comunidades tradicionais e quilombolas, além de pesquisadores.
A programação final está sendo consolidada, mas já é possível conferir parte das atividades previstas na página da V Senacer no Instagram. Cada instituição participante terá sua própria programação durante os dias do evento.
Eixos temáticos
Ao todo, a V Semana terá a programação dividida em cinco eixos temáticos, com temas que serão apresentados por meio de oficinas, palestras, mesas-redondas, mostras, feiras, experiências, exposições e até concurso. Os eixos são:
Biodiversidade e conservação (palestras, mesas‑redondas e mostra científica)
Saberes e povos do Cerrado (rodas de conversa com indígenas, quilombolas, geraizeiros, quebradeiras de coco, agricultores familiares e pesquisadores)
Educação e popularização da ciência (oficinas, mostras interativas e feira de materiais didático‑pedagógicos direcionadas à educação básica)
Tecnologias sociais e sustentabilidade (experiências de manejo sustentável, agroecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de recursos hídricos)
Arte, cultura e memória (exposições, mostra de cinema socioambiental e concurso de fotografias)
Submissão de trabalhos
Os interessados em apresentar trabalhos científicos na V Senacer têm até 1º de setembro para realizar a submissão. Os trabalhos deverão ser submetidos exclusivamente no formato de resumo simples, seguindo as diretrizes descritas na Circular nº 1. Cada autor poderá submeter até dois trabalhos como autor principal e participar de demais trabalhos como coautor. O número máximo de autores, por trabalho submetido, é 6 (seis). Pelo menos um dos autores deverá apresentar o trabalho no evento, na forma oral, que acontecerá de forma remota.
Serviço
V SENACER – Semana Nacional do Cerrado
Data: a partir de 1º de setembro de 2025 (Dia Nacional do Cerrado – 11 de setembro)
Página do evento: https://bit.ly/SENACER2025
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/VSENACER
Contato: semana.integrada.cerrado@gmail.com
Instagram: @senacer2025
Subcomissão de Comunicação e Divulgação da V Senacer
Redes Sociais