Servidores e alunos participam de curso de primeiros socorros, ministrado em parceria com a Escola do Legislativo de Formosa
Iniciativa reforça o compromisso da Instituição com a formação e a segurança da comunidade acadêmica e local
Na última segunda-feira, 30 de junho, o Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou o Curso de Primeiros Socorros, uma ação que integra as diretrizes da Lei nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, e reforça o compromisso do Instituto com a formação de seus profissionais e a segurança de toda a comunidade. O evento, realizado nos turnos matutino e noturno, foi promovido pela Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) do Câmpus em parceria com a Escola do Legislativo de Formosa, uma colaboração sugerida pelo presidente da escola, vereador Marcos Viana.
O curso, totalmente gratuito, foi ministrado pelo Instituto de Formação Profissional, com a expertise de Lukas Woodstock, acompanhado pela representante Milka Montenegro. A iniciativa surgiu no contexto da implementação da Lei Lucas, que determina a capacitação obrigatória de professores e funcionários em noções de primeiros socorros nas escolas de educação básica de todo o país.
Ao todo, participaram do treinamento 93 alunos, 35 servidores e 4 terceirizados, que tiveram a oportunidade de aprender ações essenciais para lidar com situações de emergência, como parada respiratória e cardiorrespiratória, engasgos (com a manobra de Heimlich), queimaduras graves, acidentes e pessoas desacordadas. Lukas Woodstock destacou, por exemplo, a importância de combater a cultura de uso de receitas caseiras, como pó de café e margarina em queimaduras, reforçando a necessidade de ações corretas e seguras.
O curso aconteceu no Bloco Tecnológico e quadra poliesportiva do Câmpus Formosa do IFG, combinando momentos teóricos e práticos para garantir uma aprendizagem efetiva. Essa iniciativa reforça o compromisso da Instituição em promover ações de formação que contribuem para a segurança e o bem-estar de toda a comunidade acadêmica e local.
A Lei nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, estabelece que os estabelecimentos de ensino de educação básica, tanto públicos quanto privados, devem capacitar seus professores e funcionários em noções de primeiros socorros, com ações anuais de capacitação ou reciclagem. Os cursos devem ser ministrados por entidades especializadas e o conteúdo deve ser adequado à faixa etária do público atendido.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa
Redes Sociais