Estudantes relatam aprendizado e nova forma de observar o mundo na Mostra de Filosofia
II Mostra de Filosofia: Pensamento Vivo – da Antiguidade Grega à Contemporaneidade está sendo encerrada nesta sexta-feira, 22 de agosto, após três dias de ampla programação com palestras e outras atividades
Estudantes do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia que estão participando das palestras da II Mostra de Filosofia: Pensamento Vivo – da Antiguidade Grega à Contemporaneidade declaram estar gostando muito das reflexões que estão sendo promovidas. Eles dizem que estão aprendendo uma nova forma de observar o mundo. O evento, iniciado na quarta-feira, 20 de agosto, está com uma intensa programação nos três turnos, incluindo palestras, rodas de conversa, exibição de filmes, debates, exibição de banners e atividades culturais. A Mostra de Filosofia será encerrada na noite desta sexta-feira.
“Eu estou gostando principalmente porque as palestras falam de Filosofia de uma forma diferente”, afirmou Yasmin Lima Azevedo, do curso Técnico Integrado em Alimentos. Ela conta que é muito útil e interessante ver a Filosofia ser aplicada no dia-a-dia e cita o exemplo do telefone celular, que foi objeto de discussão em uma das palestras a que ela assistiu. “A gente pode viver bem fora das telas, saber que o mundo está principalmente fora do celular”, explicou.
O estudante Jefté Santos, do curso Técnico Integrado em Edificações, já tinha assistido a três palestras até o começo do segundo dia do evento. Ele relata que gostou muito de todas. “Os palestrantes todos explicam muito bem a relação da Filosofia com a contemporaneidade e a influência da Filosofia no nosso cotidiano. Muda o nosso modo de ver a a vida, de olhar o mundo e a natureza. Observar e não só ver”, disse Jefté.
Filosofia em toda parte
Além de assistir às palestras, a estudante Talita Candini, do curso Técnico em Edificações, fez também um dos banners que estão sendo exibidos na mostra. O trabalho, que ela fez com os colegas Marcela e Hiago, traz uma visão abrangente sobre a Filosofia, porque envolveu estudos sobre o intelectual indígena Davi Kopenawa Yanomami. No banner, que os três estudantes intitularam de “O Pensador da Floresta”, são colocadas informações sobre a vida e premiações recebidas por Kopenawa no mundo, destacando seu pensamento que “une o saber tradicional Yanomami à crítica do modo de vida ocidental”. Talita conta que aprendeu muito com as palestras e com os estudos para a exposição: “Normalmente, a gente estuda filósofos europeus, mas além de termos estudado o pensamento de um indígena, podemos ver que a Filosofia está em toda parte”.
A II Mostra de Filosofia: Pensamento Vivo – da Antiguidade Grega à Contemporaneidade está envolvendo também os estudantes dos cursos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os de nível superior. Ana Heloísa Araújo Silva, do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, considera que as palestras estão sendo uma “verdadeira troca de conhecimentos”. Após ter assistido a uma das palestras na noite de quarta-feira, Ana Heloísa conta que se sentiu mais motivada com os estudos e a trajetória de vida.
O evento foi organizado pelo professor Giovani Comerlatto. Ele avalia que as declarações dos estudantes sobre a Mostra revelam que os objetivos do evento estão sendo alcançados: incentivar o pensamento crítico e promover análise filosófica sobre questões que atravessam a existência humana, como ética, política, ciência, arte, memória e educação. Para a II Mostra de Filosofia, foram produzidos 54 banners, por estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado em Tempo Integral. Os trabalhos estão expostos em corredores e áreas abertas do Câmpus Aparecida de Goiânia, apresentando filósofos e filósofas, com resumo de suas biografias, pensamentos, influências, principais obras e teorias, entre outras informações.
Algumas Fotos da II Mostra de Filosofia
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia
Redes Sociais