Candidato a diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia participa de entrevistas com a comunidade acadêmica
Marcos Flávio Mércio de Oliveira é candidato único ao cargo, mas destacou a importância da participação de todos nos debates eleitorais e no voto. Ele falou de suas propostas e respondeu a perguntas de servidores e alunos
O candidato a diretor-geral do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia para o quadriênio 2025-2029, professor Marcos Flávio Mércio de Oliveira, teve dois momentos de entrevista com servidores e alunos nesta segunda-feira, 9 de junho, nos períodos matutino e noturno. Ele falou de suas propostas de trabalho para próxima gestão do câmpus e respondeu a perguntas feitas pelos segmentos técnico-administrativo, docente e discente.
Marcos Flávio é candidato único para a Direção-Geral do IFG Aparecida, mas destacou que esse fato não reduz a importância do debate, da discussão de propostas e de tudo o que envolve o processo eleitoral. “Não é porque a gente tem candidatura única, que o debate não importa. É importante que todas as pessoas se sintam representadas, participando dos diálogos, apresentando propostas e participando também com o voto”, afirmou. O candidato abriu sua apresentação ressaltando a importância do momento eleitoral para toda a instituição. Ele lamentou o tempo curto do processo eleitoral para a segurança democrática, mas falou que está aberto ao diálogo com toda a comunidade acadêmica.
O professor Marcos Flávio Mércio de Oliveira citou as gestões dos professores Ana Lucia Siqueira de Oliveira e Eduardo de Carvalho Rezende e disse que quer dar andamento a um projeto coletivo a partir do trabalho conduzido pelos dos dois colegas. Marcos Flávio falou de seu histórico como militante estudantil e de sua trajetória no IFG, onde ingressou em 2014 e onde, além de professor de Educação Física, já exerceu a função de coordenador do Curso Técnico Integrado em Alimentos e está atualmente encerrando a função de chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas.
Respondendo aos questionamentos, o candidato a diretor-geral disse considerar que um dos maiores desafios do câmpus é a questão orçamentária. Nesse sentido, ele ressaltou a importância de uma gestão democrática e participativa para cobrar de outras instâncias a valorização do Câmpus Aparecida de Goiânia. Marcos Flávio falou também da necessidade de valorização dos trabalhadores da unidade, incluindo os terceirizados, e do diálogo e respeito com todas as pessoas – alunos, docentes, técnicos e terceirizados. “Acolhimento, cuidado e respeito são fundamentais para que as pessoas se sintam inseridas e participem dos processos”, disse.
Sobre problemas estruturais na edificação do câmpus, Marcos Flávio colocou como de resolução também urgente, ponderando que é preciso ajustar com a equipe gestora ações para buscar recursos para essa finalidade. O candidato defendeu, em sua exposição, a elevação do número de servidores docentes e técnicos, para que o câmpus possa crescer sem precarizar o trabalho dos servidores. Ele também se disse favorável à qualificação da comunidade acadêmica para a consolidação de um projeto que torne o Câmpus Aparecida de Goiânia bilíngue em Libras-Português, considerando a presença do curso de Pedagogia Bilíngue, que é referência nacional na área. O candidato destacou que quer trabalhar pelo enaltecimento de todos os cursos e pela criação de condições favoráveis aos projetos de criação de novos.
As perguntas respondidas pelo candidato haviam sido enviadas previamente via formulário e sorteadas para os momentos das entrevistas. O presidente da Comissão Eleitoral Local, professor José Renato Masson, informou que todas as perguntas não respondidas seriam também encaminhadas ao candidato a diretor-geral, para que ele conheça os anseios e dúvidas da comunidade acadêmica e possa inseri-los em seu planejamento de trabalho. Marcos Flávio Mércio de Oliveira ressaltou que está aberto ao diálogo com todos os que desejarem.
As apresentações nos períodos matutino e vespertino tiveram tradução em Libras. Os dois momentos tiveram como mediadores Flávio Batista do Nascimento e João Paulo Pereira, que são da comunidade externa, conforme determina o regulamento eleitoral.
Conheça o Plano de Trabalho e Gestão (2025-2029) – Marcos Flávio Mércio de Oliveira
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia
Redes Sociais