Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Luziânia > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Oficina de Dança Afro no IFG Aparecida de Goiânia promove imersão estética e cultural para alunos da Dança
Início do conteúdo da página
DANÇA AFRO

Oficina de Dança Afro no IFG Aparecida de Goiânia promove imersão estética e cultural para alunos da Dança

Publicado: Quinta, 05 de Junho de 2025, 20h46 | Última atualização em Quarta, 11 de Junho de 2025, 16h40

Nesta quinta e sexta-feira o Nômades estará em cartaz no Ponto de Cultura Cidade Livre, com o espetáculo TRAMA. 

imagem sem descrição.

 

Na noite de terça-feira, 3 de junho de 2025, o Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia foi palco de uma oficina de dança afro, conduzida pela professora Cristiane Santos e integrantes do Nômades Grupo de Dança. A atividade integrou o projeto "Desenrolar de Trama", que circula com o espetáculo "Trama" por diversas cidades goianas, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura - PNAB, operacionalizada por meio da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo de Goiás. 

A oficina, exclusiva para estudantes do curso de Licenciatura em Dança do IFG, ofereceu 30 vagas e contou com a presença de intérprete de Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade. Além disso, a entrada solidária solicitava a doação de 1kg de alimento não perecível ou um item de higiene pessoal, promovendo a solidariedade entre os participantes.

Durante a vivência, os estudantes foram convidados a explorar o corpo como espaço de criação, identidade e resistência, a partir de uma abordagem afrocentrada. A oficina propôs um mergulho estético e técnico na dança afro e contemporânea, alinhando-se à proposta do espetáculo "Trama", que busca valorizar as raízes afro-brasileiras e a expressão corporal como forma de resistência cultural.

Segundo Cristiane Santos, "A oficina foi um verdadeiro mergulho em nossas memórias corporais e afetivas. Um espaço de escuta, troca e movimento, onde cada corpo pôde pulsar, vibrar e celebrar a ancestralidade com intensidade. Foi lindo, potente e profundamente transformador!"

O curso de Licenciatura em Dança do IFG Aparecida de Goiânia, que recentemente obteve nota máxima (Conceito 5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC), tem se destacado pela formação de profissionais comprometidos com a educação, a pesquisa e a valorização das manifestações culturais brasileiras. A realização de oficinas como esta reforça o papel do IFG na promoção de experiências formativas que dialogam com a diversidade e a inclusão.

Como parte do mesmo projeto, o espetáculo "Trama" será apresentado nos dias 5 e 6 de junho (quinta e sexta), às 19h30, no Pontão de Cultura Cidade Livre, localizado na Av. Progresso – Jardim Monte Cristo, em Aparecida de Goiânia. Com classificação indicativa de 10 anos e duração de 45 minutos, a apresentação é gratuita, com ingressos disponíveis pelo Sympla (link na bio do Instagram @nomadesdanca). A entrada solidária pede a doação de 1kg de alimento não perecível ou um item de higiene pessoal. A obra, inspirada nas Moiras da mitologia grega, investiga a construção simbólica do feminino ao longo da história, tecendo reflexões sobre arquétipos, opressões, resistência e reinvenção.

A oficina e o espetáculo fazem parte de um projeto contemplado pelo Edital de Dança nº 08/2024, viabilizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc, com apoio do Governo de Goiás e da Secretaria de Estado da Cultura. A produção é assinada pelo Nômades Grupo de Dança e pela Associação Cultural Criativa, com apoio cultural de diversas instituições, entre elas o Pontão de Cultura Cidade Livre, Centro Cultural da UFG, Prefeitura de Anápolis, Ciranda da Arte e Cine Teatro São Joaquim.

O Nômades Grupo de Dança, fundado em 2002 em Goiânia por Cristiane Santos, atua na pesquisa e criação em dança contemporânea, com ênfase em temáticas afro-brasileiras. O grupo tem se destacado por suas produções que dialogam com questões identitárias e sociais, promovendo a reflexão e o engajamento por meio da arte.

Para mais informações sobre o Nômades Grupo de Dança e suas atividades, acesse o perfil oficial no Instagram: @nomadesdanca.

 

Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página