Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Luziânia > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Estudantes de escolas municipais de Aparecida de Goiânia recebem laboratório itinerante do IFG Truck
Início do conteúdo da página
Extensão

Estudantes de escolas municipais de Aparecida de Goiânia recebem laboratório itinerante do IFG Truck

Publicado: Sexta, 06 de Junho de 2025, 09h22 | Última atualização em Quarta, 11 de Junho de 2025, 16h40

Até o momento 350 alunos de duas escolas já participaram de minicursos sobre impressão 3D e eficiência energética

Equipe do projeto IFG Truck do IFG Aparecida com estudantes das escolas municipais Caraíbas e Santo André
Equipe do projeto IFG Truck do IFG Aparecida com estudantes das escolas municipais Caraíbas e Santo André

Estudantes de escolas municipais de Aparecida de Goiânia estão conhecendo e experimentando tecnologias com o IFG Truck. O projeto de extensão IFG Truck, proposto pelo Câmpus Goiânia e apoiado pelo edital CNPq/MCTI/FNDCT Nº 39/2022 - Programa de Apoio a Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e a Espaços Científico-Culturais, está sendo conduzido também por outros câmpus da Instituição. Em Aparecida de Goiânia, o projeto é coordenado pelos professores Renato Costa Araújo e Jéssica Azevedo Coelho, sob coordenação-geral do professor Carlos Roberto da Silveira Júnior (Goiânia). Integram também o trabalho, cinco alunos do IFG Aparecida, sendo dois do curso de Engenharia Civil (Alexandre Anselmo de Oliveira e Eliana Vilas Boa Marcolino) e três do curso Técnico Integrado em Edificações (Thassyla Nascimento Vieira, Verônica Menezes Lima e Matheus Sousa Santos).

O IFG-Truck leva às escolas municipais um laboratório maker itinerante. A cultura maker é um movimento que valoriza a criação, a experimentação e a aprendizagem prática, utilizando ferramentas variadas como a robótica. Os professores Renato e Jéssica e os alunos participantes do projeto pelo câmpus Aparecida de Goiânia estão ofertando minicursos sobre impressão 3D e eficiência energética. Até o momento já foram atendidos 350 alunos da Escola Municipal Caraíbas e da Escola Municipal Santo André. O professor Renato destaca que a perspectiva é chegar a 400 crianças e adolescentes do município.

Os estudantes que acessam o IFG Truck estão lidando com impressoras 3D,  canetas 3D e montagem de carrinhos com placas solares. “Essa atividade oferece aos alunos das escolas municipais de Aparecida de Goiânia a oportunidade de ter o primeiro contato com a cultura maker, despertando habilidades e ampliando sua curiosidade", destaca o professor Renato Araújo.

 

Álbum de fotos

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

Fim do conteúdo da página