Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Luziânia > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > IFG Aparecida realiza III Semana da Consciência Negra e lança Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e de Gênero
Início do conteúdo da página

IFG Aparecida realiza III Semana da Consciência Negra e lança Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e de Gênero

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 11h16

 As atividades começam nesta segunda-feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e seguem até sexta, quando será lançado o NEABI do câmpus

imagem sem descrição.

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira, 20 de novembro, marca a abertura de uma ampla programação de atividades na III Semana da Consciência Negra do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. Exibição de vídeos em Libras, cine-debate, espaço de leitura e palestras com temas envolvendo a questão racial integram a programação, que terá como ponto alto a inauguração do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e de Gênero (NEABI) do Câmpus Aparecida de Goiânia. A organização do evento é da Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR) do IFG Aparecida, dos integrantes do NEABI, da Coordenação de Apoio Pedagógico ao Ensino (CAPD) e de docentes de diferentes áreas.

Nos dois primeiros dias da III Semana da Consciência Negra, as atividades serão realizadas no período noturno. Às 20h30min, horário de intervalo, haverá exibição de vídeos em Libras sobre a questão racial, nos blocos B e C do câmpus. Na quarta-feira, a programação envolverá os estudantes do Ensino Médio Integrado, com cine-debate sobre o filme “Medida Provisória”, das 14 às 17 horas, no miniauditório B. A mediação do debate será feita pelo chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do IFG Aparecida, professor Marcos Flávio Mércio de Oliveira.

Na quinta-feira, a programação será desenvolvida durante todo o dia na Biblioteca do IFG Aparecida, com o “Espaço de Leitura Negras Vozes”. Na sexta-feira, acontece o ponto alto da programação, que é a inauguração do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e de Gênero do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, cujo projeto de criação foi coordenado pelo professor Wellington Cardoso de Oliveira, que assumirá a coordenação do Núcleo. A inauguração do NEABI será precedida pela mesa-redonda “A importância do recorte étnico-racial em diferentes áreas do conhecimento”, com palestras dos professores Wellington Cardoso de Oliveira, Juliana de Oliveira Ferreira e Jessica Coelho Azevedo, com mediação da coordenadora da CPPIR no câmpus, professora Keith Daiani da Silva Braga.

O NEABI tem o objetivo de propor, incentivar e fomentar os estudos relacionados às questões raciais e de gênero no âmbito do câmpus e de promover atividades de extensão à comunidade do município. Além do professor Wellington na coordenação, o Núcleo é integrado também pela intérprete de Libras Cátia Dias Marques, a discente Isabel Dalite Oliveira de Sousa e os professores Douglas Xavier de Andrade, Jéssica Azevêdo Coêlho, João Ferreira de Araújo Júnior, Juliana de Oliveira Ferreira, Keith Daiani da Silva Braga, Marcos Flávio Mércio de Oliveira e Moises Gregório da Silva.

A Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial tem por finalidade formular, coordenar, articular e acompanhar a efetivação das políticas e diretrizes institucionais para a promoção da igualdade étnico-racial e defesa dos direitos humanos. Para a coordenadora local da CPPIR, professora Keith Daiani da Silva Braga, a programação da semana.....

 

Confira a programação da III Semana da Consciência Negra do IFG Aparecida, com os nomes dos responsáveis pelas atividades e os integrantes da Comissão Organizadora do evento:

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

Fim do conteúdo da página