Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
SUSTENTABILIDADE

II Gincana Integradora reúne estudantes dos cursos técnicos

Publicado: Segunda, 18 de Março de 2024, 11h48 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2024, 10h14
imagem sem descrição.

Começou na manhã desta segunda-feira, 18 de março, a II Gincana Integradora do Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG). Em 2024, a Gincana tem como tema 'Sustentabilidade para um amanhã melhor". Divididos em quatro equipes, marcadas pelas cores vermelho, azul, verde e amarelo, os estudantes dos cursos técnicos integrados em tempo integral deverão realizar uma série de atividades como jogos esportivos, jogos eletrônicos, arrecadação de alimentos/produtos de limpeza/higiene e atividades artísticas para alcançar pontuação na gincana.

Além das cores, cada equipe representa um objetivo para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A abertura da Gincana teve a presença do grupo gestor da instituição. O diretor-geral do Câmpus Jataí, professor Ruberley Rodrigues de Souza destacou a importância destes momentos de integração "pensar a sustentabilidade é fundamental na configuração do nosso mundo e fazer isso coletivamente, de forma integrada na gincana, é algo especial para a instituição", afirmou. 

Em 2024 a Gincana Integradora tem como objetivos promover a socialização e integração dos estudantes; desafiar a imaginação dos estudantes; ressaltar a importância do bom relacionamento e do respeito às diferenças individuais; despertar o sentimento de solidariedade; promover uma educação integral, considerando questões afetivas, cognitivas e motoras; oferecer momentos, espaços e atividades recreativas que levem ao alcance das expectativas quanto a diversão, cultura e lazer; desenvolver a autonomia intelectual e ética dos estudantes. 

Já os objetivos para o desenvolvimento sustentável escolhidas como mote para cada um das quatro equipes que participarão da II Gincana Integradora são "Energia Acessível e Limpa", representada pela cor amarela; Água limpa e saneamento, representada pela cor azul; combate às alterações climáticas, representada pela cor verde e Educação de qualidade, representada pela cor vermelha. A ONU aponta que os objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Além da abertura oficial da Gincana Integradora, os estudantes foram apresentados ao regulamento da mesma na manha de segunda feira. Ainda no período matutino, ocorrerão o quiz de conhecimentos gerais e o torneio de Uno entre servidores da instituição. Já no período vespertino, começam as atividades esportivas que serão realizadas na Unidade Riachuelo do IFG. De terça até sexta-feira, entre as 10h30 e 11 horas será o momento da entrega dos matérias de limpeza/higiene pessoal e dos alimentos arrecadados por cada equipe na gincana. 

As provas de atletismo serão realizadas no período matutino e, ao longo da semana, poderão ocorrer provas relâmpago, em que será fundamental a participação dos servidores que integram cada uma das quatro equipes. Provas de engajamento nas redes sociais também ocorrerão. Todas as regras estão dispostas no regulamento. Em 2023, a poetisa homenageada foi Leodegária de Jesus, já este ano as equipes realizarão na sexta-feira a prova Manoel de Barros, em que um dos integrantes de cada equipe deverá se caracterizar como o poeta matogrossense e declamar seus poemas. A melhor caracterização também será pontuada. 

 

 

 

 Acesse o álbum de fotos

Acesse o cronograma das atividades

 Acesse o regulamento da Gincana

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí 

 

Fim do conteúdo da página