Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
PARCERIA

IFG e Tribunal de Contas de Goiás assinam termo de cooperação técnica

Criado: Terça, 08 de Setembro de 2020, 11h33 | Última atualização em Quarta, 09 de Setembro de 2020, 11h44
imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Goiás (IFG) e o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) assinaram, no último dia 28 de agosto, um termo de cooperação técnica que envolve pesquisa de Inteligência Artificial (IA), uso de equipamentos, laboratórios e recursos humanos qualificados para a rotina de fiscalização, aprimoramento do controle externo e o aperfeiçoamento do controle da gestão pública. O termo não tem custo financeiro para as instituições. (Leia o termo aqui)

 A participação do IFG no acordo será coordenada pelo Centro de Referência em Pesquisa e Inovação (CiteLab) que oferecerá apoio de pesquisa e inovação aos serviços que o TCE-GO presta ao cidadão. No contexto do convênio, um eixo do CiteLab diretamente envolvido será o de Desenvolvimento Econômico e Social que, aliado ao trabalho estatístico e de Inteligência Artificial, acompanhará a qualidade dos serviços públicos ofertados pelo Estado. Planeja-se a criação de uma plataforma de Observatório de Políticas Públicas e Serviços Públicos em Goiás em que constarão indicadores e informações acerca da aplicação do dinheiro público. Com base nestes levantamentos, o IFG não só apontará eventuais falhas ocorridas no uso de recursos públicos, mas principalmente apontará soluções que visem auxiliar o TCE-GO para a condução de políticas públicas mais eficientes.

 

INÍCIO DO CONVÊNIO

 

Para a articulação que culminou na assinatura do termo de cooperação técnica foi realizado, em janeiro deste ano, um primeiro encontro entre representantes das duas instituições. Pelo IFG, estiveram presentes na reunião Paulo Francinete Silva Junior (pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do IFG), Thiago Eduardo Alves (Diretor de Pesquisa e Inovação), Hugo Silva e Daniel Xavier (professores do curso de Ciência da Computação do Câmpus Anápolis). Representaram o TCE-GO, Celmar Rech (presidente), Vitor Gobato (secretário do Controle Externo), Leonardo de Guimarães Santiago (chefe de gabinete da Presidência) e os assessores da Presidência André Goes e Mário Mendes.

Antes de assinado o acordo de cooperação técnica no final de agosto de 2020, o primeiro fruto da parceria aconteceu por meio da participação do Câmpus Anápolis do IFG, que coordena um projeto de Inteligência Artificial para análise de classificação de gastos públicos através de um convênio de estágio iniciado em abril de 2020. Sob supervisão dos professores de Ciência da Computação Daniel Xavier e Hugo Silva, o aluno do 7º período do curso Thauan Silva iniciou um estágio em abril deste ano para atuar junto ao TCE – GO no desenvolvimento do trabalho em questão.

 

 Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis com informações da Diretoria de Comunicação do TCE-GO

 

Fim do conteúdo da página