Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Gestão

Saúde mental e recomposição salarial são pauta de reuniões com servidores do Câmpus

Publicado: Quinta, 04 de Agosto de 2022, 12h59 | Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2022, 08h55

Atividades fazem parte da programação geral da Semana de Planejamento 2022/2

 

Psicólogo Danilo Oliveira durante palestra sobre saúde mental
Psicólogo Danilo Oliveira durante palestra sobre saúde mental

 

Além da habitual discussão acerca das atividades administrativas e acadêmicas do Câmpus Itumbiara para o segundo semestre letivo, os gestores e servidores da Unidade também aproveitam os dias da Semana de Planejamento para discutir temas diversos e que dizem respeito à rotina de trabalho e também questões de saúde ou salário, por exemplo. 

Assim, ainda na manhã de ontem, 03, uma parte das atividades foi dedicada à seguinte temática: “Pandemia e saúde mental no ambiente escolar”. O assunto foi preparado e abordado pelos psicólogos da Unidade, servidores Ana Paula Araújo e Danilo Oliveira, e teve o objetivo de “oferecer, de forma dialogada, elementos que possibilitem a elaboração de estratégias individuais e coletivas para melhoria da saúde mental na escola tanto corretivamente, nos casos daqueles entre nós que já enfrentam o adoecimento psíquico, quanto preventivamente, para assegurar a saúde mental de todos”, explicou o servidor Danilo. 

O psicólogo comentou não ser possível dimensionar os impactos da pandemia no processo de aprendizagem e saúde mental da comunidade acadêmica, mas que o isolamento social e o fechamento das escolas contribuíram diretamente para o aumento do número de casos de estresse, ansiedade entre outros. Em vista disso, como orientações práticas para amenizar essas situações, o psicólogo apontou algumas atividades como: manter ativa uma rede socioafetiva; evitar o uso de drogas (lícitas e ilícitas) para saber lidar melhor com as emoções e investir em ações de cuidado e pertencimento social, tanto dos servidores e funcionários do ambiente escolar, quanto dos alunos.

 

Recomposição salarial

Já na manhã desta quinta-feira, 04, o coordenador geral do Sinasefe - Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, David Lobão, esteve no Câmpus Itumbiara a convite da Subseção Sindical Local. Além do dirigente do Sinasefe, também participou do diálogo com os docentes e técnico-administrativos, o coordenador-geral da Subseção Local, prof. Fernando Viana. 

Durante o encontro, o convidado Lobão explicitou que o Brasil possui sim reservas financeiras que permitiriam aumentar o salário dos servidores que está congelado há quatro anos e, além disso, lembrou que o valor atual encontra-se defasado pela inflação que, somente nos últimos três anos, está acumulada em 32%. Lobão ainda chamou atenção para o fato de que o Congresso Nacional tem até o final de agosto para aprovar o orçamento de 2023, que pode conter ou não o aumento salarial dos servidores públicos federais, e conclamou os presentes para fazerem parte dos movimentos em defesa da recomposição salarial e da educação pública. Na opinião dele, há uma destruição da carreira dos servidores públicos e do ensino como um todo no país. E que por esse e outros motivos, é preciso defender a escola que tem o poder real de mudar a vida das pessoas.

 

 

Representantes do Sinasefe, David Lobão e Fernando Viana
Representantes do Sinasefe, David Lobão e Fernando Viana

 

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara

 

 

 

Fim do conteúdo da página