Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
residência pedagógica

Câmpus promove Seminário do Programa de Residência Pedagógica

Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 10h35 | Última atualização em Terça, 18 de Dezembro de 2018, 16h47

O coordenador institucional do Programa, prof. Cleberson Pereira, esteve presente no evento

Coordenador institucional do PRP no IFG, Cleberson Arruda, durante seminário local

Nesta segunda-feira, dia 03/12, o IFG Câmpus Itumbiara realizou o Seminário Local Formativo do Programa de Residência Pedagógica (PRP). O tema do evento foi sobre o desenvolvimento do PRP no Instituto Federal de Goiás e sua inter-relação com as redes de ensino. O responsável por conduzir o diálogo sobre o assunto foi o coordenador institucional do PRP no IFG, prof. Cleberson Pereira Arruda.

O coordenador institucional fez uma breve exposição sobre a criação do Programa e experiências exitosas em outros institutos. No âmbito do IFG, Cleberson comentou que cerca de 200 residentes bolsistas integram o PRP, que por sua vez é composto por cinco núcleos: Química, História, Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Biológicas e Ciências Sociais; sendo que essas grandes áreas são divididas em subnúcleos nos câmpus.

Cleberson destacou ainda que ao contrário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que é voltado para os graduandos dos primeiros anos das licenciaturas, o PRP é direcionado aos estudantes matriculados a partir do 5º período, e vai além da simples relação “teoria e prática”. Isto porque o Programa de Residência prevê um ciclo formativo que envolve ensino, pesquisa e extensão, e exige que os residentes e docentes envolvidos apresentem trabalhos e publiquem artigos científicos, explicou o coordenador.

Aos residentes, o coordenador institucional lembrou sobre a necessidade de manter o cadastro atualizado na Plataforma Freire (https://freire.capes.gov.br/) para evitar problemas com o pagamento de bolsas, e reforçou sobre a importância de registrar junto à Capes, por meio de imagens e documentos, as atividades realizadas no Programa.

 

Participação
A professora do Câmpus Itumbiara e docente orientadora local do PRP, Marlene Ribeiro da Silva Graciano, também estave no seminário e apresentou uma síntese do processo formativo neste segundo semestre. Marlene agradeceu pela contribuição do Programa para a formação continuada dela e das demais docentes envolvidas, e destacou como o PRP tem colaborado com a ampliação da prática escolar e adequações curriculares.
Quem também fez relato sobre de experiência sobre o processo formativo foram as diretoras e professoras das escolas-campo (instituições parceiras onde o Programa acontece) e alguns alunos residentes.

Além dos professores Cleberson e Marlene, a mesa de abertura do Seminário foi composta pela diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Silva Barroso, pelo chefe de departamento de áreas acadêmicas da Unidade, prof. Jucélio Costa de Araújo e pela coordenadora do curso de Licenciatura em Química, profa. Tatiana Aparecida Rosa da Silva.

Afora os participantes com direito à fala, também compareceram ao evento os alunos do curso de Licenciatura em Química e servidores do Câmpus, além de estudantes do Colégio Estadual Sebastião Xavier e do Col. Est. Pastor José Antero Ribeiro da cidade de Bom Jesus.

 

Mais fotos do seminário estão disponíveis no Facebook

A orientadora do PRP no Câmpus Itumbiara, profa. Marlene Ribeiro
A orientadora do PRP no Câmpus Itumbiara, profa. Marlene Ribeiro

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página