Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Extensão

Inscrições abertas para a seleção de agricultores familiares para a Feira Agroecológica

Dia 1º de outubro será feita uma reunião on-line para que os interessados possam tirar dúvidas sobre como participar da seleção

  • Publicado: Quinta, 04 de Setembro de 2025, 15h05
  • Última atualização em Quinta, 04 de Setembro de 2025, 15h13
Público escolhe produtos de agricultor familiar na Feira Agroecológica
Público escolhe produtos de agricultor familiar na Feira Agroecológica

Estão abertas as inscrições para a seleção de agricultores familiares que tenham interesse em expor e vender seus produtos na da Feira Interinstitucional Agroecológica. Os interessados têm até o dia 15 de outubro para se inscreverem, exclusivamente pela internet, por meio do e-mail: feiraagroecologicaifes1@gmail.com .

A Feira Interinstitucional Agroecológica é uma ação de extensão promovida pelos Institutos Federais de Goiás e Goiano (IFG e IF Goiano) e pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS IFG/IF Goiano). A chamada pública para seleção de agricultores familiares está disponível na página eletrônica da Pró-Reitoria de Extensão, submenu "Ações de Extensão", seção "Editais".

Para se inscreverem, os interessados devem encaminhar, por e-mail, em anexo e formato .pdf (formato arquivo) ou .jpeg (formato imagem), os seguintes documentos: extrato de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) - ativo em 2025; carteira de identidade; CPF; comprovante de endereço com CEP, em nome do agricultor inscrito, cônjuge ou pais.

Além desses, o Projeto de Venda dos Alimentos (Anexos I ou II da chamada pública); autodeclaração de produção dos alimentos com base nos princípios da agroecologia, compromisso em participar das reuniões mensais e disponibilidade de receber visitas na propriedade para atividades de ensino, pesquisa e extensão (Anexos III ou IV da chamada). Será necessário também apresentar um Plano de Trabalho para troca de saberes (Anexo V da chamada pública) que justifique a participação.

Integração

Para a coordenadora do projeto, a médica Paula Figueiredo, “a feira é uma estratégia de segurança alimentar e nutricional, porque ela cuida da qualidade do alimento que é entregue, é um alimento que é produzido de forma agroecológica. A gente vai até as propriedades pra ver como se esse alimento é produzido, como se lida com as pragas, como se lida com o lixo, com os resíduos, se é feito reaproveitamento do lixo. A gente faz assistência técnica com agricultores, tanto na nutrição quanto na agronomia e na saúde”, afirma.

“Então, a feira é um projeto que vai além da comercialização de alimentos no espaço institucional, porque ela integra o saber acadêmico com o saber da população do campo, em relação à experiência deles, com o plantio. A gente considera que o fato de ter um agricultor familiar que se apossa dessa terra, que normalmente planta o que se come, que esses agricultores dialogam com a nossa capacidade de produzir o próprio alimento. E isso é soberania alimentar, a gente ter a mandioca, a cana, o feijão. Nós temos as sementes, nós conseguimos plantar. Isso é segurança alimentar”, comenta.

Sobre a nutrição, a médica ressalta que esta trabalha a rotulagem, as boas práticas de confecção dos alimentos para que sejam esterilizados da forma correta, sem contaminação. “No que diz respeito à saúde, a gente dialoga com eles sobre as doenças do campo, a gente oferece prática de yoga. Sobre agronomia, a gente se aproxima da Emater, verifica se precisa de assistência técnica. Hoje, temos um agrônomo na equipe que nos auxilia em relação ao uso de bioinsumos, porque nenhum alimento da feira usa agrotóxicos”, diz.

Seleção

Serão selecionados até 15 agricultores, pertencentes a até cinco territórios diferentes. A primeira etapa será a inscrição; a segunda, a seleção, a ser realizada pelo SIASS (análise dos documentos) e homologação; a terceira, visita aos territórios rurais e/ou urbanos e desenvolvimento da Declaração Colaborativa de Transição Agroecológica pelos integrantes do Grupo de Referência Interinstitucional de Execução da Feira Agroecológica (GRIEFA) e a Equipes de Organização Descentralizadas (EOD).

Haverá ainda uma quarta etapa, de caráter obrigatório, que será uma reunião entre o grupo organizador e os agricultores homologados, a ser realizada em 2026.

Os agricultores selecionados participarão das feiras por dois anos, podendo a participação ser prorrogada por mais dois anos.

O projeto também faz parte da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), que “busca otimizar a integração entre capacidade produtiva, uso e conservação da biodiversidade e dos demais recursos naturais, equilíbrio ecológico, eficiência econômica e justiça social”.

Tira-dúvidas

No dia 1º de outubro, das 15 às 18 horas, será feita uma reunião on-line para esclarecimentos dos agricultores familiares interessados junto ao IFG. Para participar, basta o interessado acessar o link https://meet.google.com/ehf-vhfx-asn no dia e na hora marcados).

A equipe da feira  também está disponível para tirar dúvidas pelo e-mail feiraagroecologicaifes1@gmail.com e pelo telefone (62) 3521-1329 e, ainda, o WhatsApp (64) 99224-2349.

 

Confira o Edital 25 - Chamada pública para Feira Interinstitucional Agroecológica (disponível no Portal IFG, menu lateral "Extensão", submenu "Ações de Extensão", seção "Editais", título "Outros editais".

 

Pró-Reitoria de Extensão.

Fim do conteúdo da página