IFG inicia inscrições para atividades do VII Congresso de Pesquisadores Negros e XI Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais
Eventos ocorrerão concomitante ao VII Encontro de Culturas Negras, no Câmpus Uruaçu

Estão abertas até dia 7 de setembro as inscrições para submissão de propostas de minicursos, oficinas e giras de discussão para VII Congresso de Pesquisadores Negros(as) do Centro-Oeste (COPENECO). Também estão abertas as inscrições para trabalhos das sessões temáticas do XI Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais. Os dois eventos serão realizados junto com o VII Encontro de Culturas Negras, de 2 a 4 de outubro, no Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás (IFG).
As inscrições para o Congresso e para o Seminário podem ser realizadas no site do evento: VII Copene Centro-Oeste. Já as inscrições para a proposição de giras de discussão estão sendo feitas pelo e-mail: copenecentrooeste@abpn.org.br.
De acordo com a organização do evento, será um momento para “compartilhar conhecimento, saberes, experiências e dados de pesquisas, ressaltando o protagonismo de estudantes, pesquisadoras e pesquisadores, ativistas e membros das comunidades, envolvidas com a promoção da igualdade étnico-racial na região centro-oeste".
O tema deste ano será Mulheres do Centro-Oeste: por reparação e bem viver. Será um momento de reflexão urgente a respeito dos impactos históricos do racismo, do sexismo e das desigualdades regionais na vida dessas mulheres. No edital, consta ainda que “reconhecer suas trajetórias é afirmar a potência de suas existências, saberes e lutas nos campos da educação, da cultura, da política e da ancestralidade”.
Os objetivos dos três eventos são reunir trabalhos que reflitam os desafios em âmbito nacional e regional quanto à elaboração de políticas públicas de enfrentamento a práticas racistas perpetradas contra a população negra. Além disso, será um espaço para troca de saberes, experiências e pesquisas; para articulação entre instituições federais, estaduais e municipais de educação, movimentos sociais e comunidades tradicionais.
Para a apresentação de trabalhos, serão aceitos resumos com os seguintes temas: Ciências e tecnologias a partir de uma perspectiva negrorreferenciada; enegrecer o feminismo: pensamento interseccional e educação antirracista; estudos africanos, da diáspora e da cultura afro-brasileira; educação das relações étnico-raciais; infâncias negras e práticas pedagógicas antirracistas, oralituras nas escritas literárias de resistência; raça, racismo e antirracismo no Centro-Oeste; saúde da população negra; políticas de ações afirmativas e bancas de heteroidentificação no Centro-Oeste.
As regas da submissão de trabalhos e das demais atividades estão disponíveis no Edital nº 23/2025.
Pró-Reitoria de Extensão
Redes Sociais