Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Extensão

IFG vai coordenar ações de formação continuada para o apoio técnico-operacional do Programa Nacional dos Comitês de Cultura

 Instituição ficará responsável pela capacitação no Centro-Oeste

  • Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2023, 10h37
  • Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2023, 14h49
Gestores do IFG e representantes da Cultura em reunião na Reitoria
Gestores do IFG e representantes da Cultura em reunião na Reitoria

 

Em reunião realizada na última sexta-feira, 19, a reitora do IFG, Oneida Cristina Barcelos Irigon, recebeu a secretária de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, Roberta Martins, o coordenador de Formação e Mobilização dos Comitês de Cultura Vinicius Alves da Silva, o Conselheiro de Cultura de Goiânia Milton Gonçalves Júnior, o Secretário Parlamentar da Deputada Federal Adriana Accorsi, e o Diretor Técnico da Secult de Aparecida de Goiânia, João Batista. 

Na ocasião, após a apresentação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Governo Federal, a secretária Roberta Martins convidou o IFG para coordenar a realização e oferta de ações de formação continuada para o apoio técnico-operacional do Programa no Centro-Oeste. O convite reconhece o trabalho que a instituição realiza no campo da cultura, por meio do desenvolvimento de atividades na área da extensão, do ensino e da pesquisa. 

A Reitora do IFG aceitou o convite apresentado e reforçou a capacidade e a disposição institucional em contribuir com o desenvolvimento e implantação de políticas públicas no campo da cultura. Também destacou que a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, devido sua capilaridade e presença nas diversas regiões e territórios brasileiros, assume grande importância na realização de ações com essa dimensão e relevância social. 

As equipes do Ministério da Cultura e IFG agendarão nova reunião para dar continuidade ao processo de formalização da parceria, bem como realizar o planejamento e estruturação do plano de trabalho. 

 

O Programa 

O Programa Nacional dos Comitês de Cultura visa promover espaços livres e abertos de participação, mobilização social, debate, acolhimento de demandas da sociedade civil, escuta e pactuação, além da oferta de serviços de orientação e atendimentos - individuais e coletivos – para elaboração de projetos, desenvolvimento de parcerias e acesso a políticas e programas culturais e sociais do Governo Federal. Além disso, visa fortalecer a democracia e a participação popular e cidadã na definição das políticas culturais, contribuindo para a promoção da diversidade cultural e regional do Brasil e para o desenvolvimento da economia da cultura. 

Na exposição, os presentes destacaram que os Comitês de Cultura realizarão atividades presenciais e virtuais de mobilização, formação e comunicação, articulando um amplo campo de inteligências e tecnologias socioculturais brasileiras, em todas as regiões e territórios do país. E promoverão a ampliação e a qualificação do debate e do diálogo com a sociedade civil sobre as políticas culturais, fortalecendo as instâncias de gestão e deliberação do Sistema Nacional de Cultura em todas as esferas da federação. 

Na reunião também estavam presentes da equipe gestora do IFG: o Pró-Reitor de Extensão, Willian Batista dos Santos, a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Sandra Abadia Ferreira, o Pró-Reitor de Administração, Diego Silva Xavier, o Diretor Executivo, Tauã Carvalho de Assis, a Assessora de Relações Institucionais, Gerley Lopes Cardoso, a Diretora de Educação a Distância, Helen Betane Ferreira Pereira, e o Diretor de Tecnologia da Informação, Leandro Alexandre Freitas.

  

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria/ Com informações da Pró-Reitoria de Extensão

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página