Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
CONIF

Encontro com gestor da Setec e apresentação cultural marcam a tarde do primeiro dia da 115ª reunião do Conif

Organizada pelo IFG, a reunião ocorre no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, e prossegue até quinta-feira, 6 de outubro

  • Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2022, 20h17
  • Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2022, 09h32
115ª reunião do Conif acontece em Goiânia, no Centro Cultural Oscar Niemeyer
115ª reunião do Conif acontece em Goiânia, no Centro Cultural Oscar Niemeyer

O Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Tomás Dias Sant´Ana, participou na tarde desta terça-feira, 4 de outubro, das atividades vespertinas da 115ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além do encontro do gestor com os reitores integrantes do Conif, foi realizada uma apresentação cultural do “Grupo Dança de Tambor Raiz e Tradição”, da Comunidade Quilombola João Borges Vieira, de Uruaçu. Organizado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), o encontro do Conif segue até quinta-feira, 6 de outubro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, contemplando reuniões, apresentações culturais, visitas e outras ações (veja a programação).

Na reunião realizada com o secretário Tomás Sant´Ana, o gestor da Setec/MEC reafirmou a importância e a necessidade de fortalecer a Rede Federal. Durante o encontro, Tomás falou sobre alguns pontos importantes, como a necessidade de criar o Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica e a execução orçamentária da Rede.

Secretário Tomás Sant´Ana, gestor da Setec/MEC, fala com os reitores durante a reunião

 

O secretário também mencionou alguns projetos e eventos, como o Desafio Soutec, cujas inscrições estão abertas para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e estudantes do 1º ano do Ensino médio, e destacou a importância da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que acontecerá entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro.

No encerramento do encontro, o secretário  agradeceu o convite para participar da reunião do Conif: “agradeço o Conif pela acolhida e reitero a importância de estarmos mais próximos. Temos grandes desafios, mas, enquanto lá estivermos, estaremos atuantes nessas questões que nos são caras”. Tomás reiterou que fará o possível para estar presente na próxima reunião do Conselho, que ocorrerá na Reditec 2022, a ser realizada em Belém (PA), entre os dias 7 e 11 de novembro.

 

Apresentação cultural

Encerrando as atividades do dia, foi realizada uma apresentação cultural do “Grupo Dança de Tambor Raiz e Tradição”, da Comunidade Quilombola João Borges Vieira, de Uruaçu. A reitora do IFG, professora Oneida Barcelos Irigon, deu as boas-vindas ao grupo e passou a palavra para a diretora-geral do Câmpus Uruaçu, que falou um pouco sobre o grupo: “nossa relação começou em 2014, com o Projetos Comunidades Tradicionais em Rede”. Como destacou a diretora, “ é um orgulho trazer nosso grupo de tambor para Goiânia e para esse encontro; é um orgulho trazer um pouco desse grupo que promove uma troca de saberes tão importante para todos nós”. O grupo apresentou danças de roda e cantigas, mostrando um pouco da celebração relacionada às tradições quilombolas.

 Grupo Dança de Tambor Raiz e Tradição”, da Comunidade Quilombola João Borges Vieira, durante a apresentação 

 

Serviço:

115ª Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)

Data: 4 a 6 de outubro

Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer (Av. Dep. Jamel Cecílio, Km 01 - Goiânia, GO, CEP: 74.891-135).

Confira a programação da 115ª reunião do Conif.

Veja algumas fotos do evento.

 

 

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

Fim do conteúdo da página