Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Pós-Graduação

Mestrado Profissional em Artes do IFG publica edital para seleção de novos alunos

O curso stricto sensu da Rede PROFARTES oferta 29 vagas para o IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia a professores da educação básica que atuem na área de Artes. As inscrições podem ser feitas de 12 a 23 de novembro

  • Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2022, 09h48
  • Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2022, 09h30
imagem sem descrição.

O Conselho Gestor do Mestrado Profissional em Artes - Rede PROFARTES publicou nesta sexta-feira, 30 de setembro, a abertura do Exame Nacional de Acesso, para ingresso de novos discentes em 2023. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 12 de novembro. O curso stricto sensu voltado à área de Artes é realizado no Câmpus Aparecida de Goiânia, e os interessados podem fazer sua inscrição até o dia 23 de novembro. Para esta seleção, estão disponibilizadas 29 vagas para o IFG, no total de 282 vagas distribuídas entre as 15 Instituições públicas de ensino superior associadas ao PROFARTES em vários estados. As inscrições para vagas do IFG são gratuitas.

A seleção é de caráter nacional e será executada pelo Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia-UFU, que coordena o programa em âmbito nacional. O PROFARTES é um programa de pós-graduação stricto sensu em Artes, desenvolvido em rede, com o objetivo de capacitar professores da rede pública de ensino, na área de Artes, para o exercício da docência na Educação Básica. O curso tem reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação.

O PROFARTES é realizado no formato semipresencial, com disciplinas presenciais (360 horas) e duas disciplinas na modalidade de educação a distância (60 horas). O programa é estruturado em duas linhas de pesquisa: “Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes” e “Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes”. No IFG, Instituição Associada à Rede PROFARTES, as aulas, orientações e demais atividades acontecem de forma presencial, no Campus Aparecida de Goiânia. O curso tem duração de 24 meses, cuja titulação é Mestre/a em Artes.

Para participar da seleção, é preciso ter diploma de curso superior reconhecido pelo MEC em qualquer área de formação, ser professor concursado efetivo de instituição pública de ensino da Educação Básica e estar em exercício em sala de aula, ministrando componente curricular Arte no momento de inscrição e durante os 24 meses de curso, entre outras exigências estabelecidas no edital.

Os interessados devem realizar inscrição na plataforma virtual da Coordenação-Geral do PROFARTES, por meio do link de formulário. Os candidatos devem preencher e enviar o Formulário de Inscrição Eletrônico, Projeto de Pesquisa com Memorial Descritivo (Apêndice A do edital), Currículo Lattes e demais documentos solicitados no edital. Os concorrentes às vagas para política de ação afirmativa devem indicar essa condição no campo específico do formulário de inscrição, além de preencher e encaminhar o Anexo da Autodeclaração (Anexo IV).

A seleção será feita em duas etapas: Análise de Memorial e Projeto e Prova de Arguição, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A análise de memorial e projeto será feita pelos professores do Programa PROFARTES na instituição para a qual o candidato se inscreveu. Já a prova de arguição será remota, com data e plataforma a serem definidas por banca especificamente nomeada entre os docentes permanentes e colaboradores do programa no IFG.

 

Acesse aqui o EDITAL do processo seletivo

Saiba mais sobre o PROF-ARTES

Acesse a página da seleção no Facebook

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página