Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Residência Pedagógica

Estudantes de Licenciatura em Química desenvolvem projeto no Centro de Ensino em Período Integral Ary Ribeiro Valadão Filho

Publicado: Quinta, 02 de Março de 2023, 11h31 | Última atualização em Terça, 14 de Março de 2023, 15h20

Planejamento de aulas e produção de materiais didáticos, ambientação e regência são as etapas do primeiro módulo

vvvvv
Residência Pedagógica: projeto desenvolvido na Escola Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho

Dentro do Programa de Residência Pedagógica do IFG, cinco estudantes do curso de Licenciatura em Química do Câmpus Inhumas (Átila Macêdo Mendes, Carlos Gabriel Almeida, Josianine Rodrigues Patriarca, Giovanna C. R. Ferreira e Brenda Fernandes de Morais) estão desenvolvendo atividades no Centro de Ensino em Período Integral Ary Ribeiro Valadão Filho, com o acompanhamento da professora preceptora Márcia Lino Felício. Neste primeiro módulo do projeto, os estudantes estão trabalhando as seguintes etapas: planejamento de aulas e produção de materiais didáticos, ambientação e regência. 

"Os estudantes de Licenciatura em Química estão ajudando nas aulas de práticas experimentais, acompanhando os alunos, tirando dúvidas, explicando as práticas e seus e resultados, bem como desenvolvendo atividades de regência. O objetivo da residência pedagógica é promover o aperfeiçoamento da formação docente nos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, do Câmpus Anápolis, e de Licenciatura em Química, do Câmpus Inhumas, tendo como foco o desenvolvimento de metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem a partir de uma pesquisa colaborativa interdisciplinar", explica a chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA) do Câmpus Inhumas, professora Elaine Alves de Faria Braga.

Valorizar e fortalecer a formação teórico-prática de licenciandos, fortalecer e ampliar as relações formativas entre o IFG e as escolas públicas de educação básica, incentivar e propiciar aos estudantes licenciandos a valorização da escola como espaço privilegiado de produção de conhecimentos específicos e compreender os vários fenômenos que permeiam o cotidiano escolar e a sala de aula são alguns dos objetivos do projeto que está sendo desenvolvido. "É uma proposta interdisciplinar, entre o ensino de Sociologia e Química, fundamentada na perspectiva da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, para incentivar a integração e a inovação de metodologias voltadas para a formação de professores nessas áreas, sempre articulando teoria e prática e a pesquisa colaborativa em sala de aula", destaca a professora Elaine.  

 
 
 
 
 
(Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Inhumas) 
Fim do conteúdo da página