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ENTREVISTA

Candidatas apresentam propostas e melhorias necessárias para o câmpus

Publicado: Segunda, 16 de Junho de 2025, 14h28 | Última atualização em Segunda, 23 de Junho de 2025, 10h19

Na próxima quarta-feira, dia 18 de junho, servidores e estudantes do Câmpus Goiânia Oeste do IFG vão eleger a futura diretora-geral

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O primeiro turno das eleições para reitor e diretor-geral dos câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG), para o quadriênio 2025-2029, ocorrerá nesta quarta-feira, dia 18 de junho, das 9h às 21h. A votação será on-line por meio do sistema Helios Voting. Duas candidatas concorrem ao cargo de diretora-geral do Câmpus Goiânia Oeste, a professora Dayanna Pereira dos Santos e a professora Hellen da Silva Cintra de Paula.

Na disputa pela Reitoria, a atual reitora Oneida Cristina Barcelos Irigon é candidata à reeleição e o professor Sandro Ramos de Lima, diretor-geral do Câmpus Cidade de Goiás, é o candidato de oposição. Acesse aqui a entrevista com os candidatos à Reitoria. 

Abaixo, segue a entrevista que as candidatas à direção-geral do Câmpus Goiânia Oeste concederam à Coordenação de Comunicação Social. Entre outros assuntos, elas falam sobre a motivação para serem candidatas e citam o que precisa mudar no câmpus. As perguntas foram respondidas por escrito via e-mail, com limite de caracteres para cada resposta. As respostas estão em ordem alfabética, primeiramente as da professora Dayanna e, em seguida, as da professora Hellen.

O que motiva a sua candidatura?

Professora Dayanna

Minha motivação nasce da escuta atenta e afetuosa às vozes que compõem o Câmpus Goiânia Oeste, fortalecida pela experiência em cargos de gestão nos eixos Saúde e Educação — gestões bem avaliadas pela maioria de docentes, estudantes e familiares. Esta candidatura independente expressa o desejo coletivo de consolidar uma gestão democrática, ética e sensível às reais necessidades da comunidade. Meu compromisso com a defesa de melhores condições de ensino e trabalho é o que me move. Quero, por meio de uma gestão dinâmica, participativa e presente no câmpus e nas instâncias necessárias, mobilizar os meios para o desenvolvimento, integração e fortalecimento de todos os nossos cursos. Da graduação até a pós-graduação estudei a legislação e a gestão educacional e ainda hoje tenho me dedicado às questões que estruturam a gestão no campo educacional. 

Professora Hellen

Atuo no Câmpus Goiânia Oeste há 9 anos movida pelo propósito de promover transformações concretas e essenciais. Tenho um compromisso firme com uma gestão centrada nas pessoas, que valoriza o trabalho em equipe e enfrenta com coragem os desafios que nos são familiares. Minha trajetória é pautada pelo diálogo, pela escuta ativa e por ações efetivas. Estou pronta para liderar com responsabilidade, transparência, ética, sensibilidade e competência técnica, conduzindo o nosso Câmpus Goiânia Oeste rumo ao fortalecimento, à inovação e à inclusão.

 

Qual é o papel central de um diretor(a) na sua concepção?

Professora Dayanna

Com base no Regimento Geral do IFG (Resolução 91/2021 - CONSUP), entendo que o papel central da Diretoria-Geral do câmpus é assegurar o bom funcionamento institucional, articulando as ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa, em consonância com as diretrizes da Reitoria. Compete à Direção planejar e executar o orçamento, organizar o espaço físico, acompanhar a gestão de pessoas, zelar pelo patrimônio público, fortalecer ações sociais e promover a integração com a sociedade. Também é seu papel participar das instâncias colegiadas, garantir o cumprimento do PDI e sistematizar o planejamento da gestão. A Direção deve ser ética, transparente e presença ativa no cotidiano do câmpus, comprometida com os direitos da comunidade.

Professora Hellen

Entendo que o papel fundamental da Diretora-Geral do câmpus é assegurar o pleno funcionamento do Câmpus, integrando de maneira eficiente as áreas de ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura, orçamento e assistência estudantil. Para cumprir essa missão é indispensável atuar com responsabilidade, transparência e escuta ativa. A gestão precisa ser presente, acessível e comprometida com o bem-estar da comunidade acadêmica, funcionando como elo entre as demandas reais e as soluções efetivas, sempre em colaboração com uma equipe técnica qualificada e dedicada.

 

O que vai bem no Câmpus e deve continuar?

Professora Dayanna

Apesar dos desafios, nosso câmpus conta com trabalhadores/as comprometidos/as, o que tem possibilitado importantes conquistas. Destacam-se as ações de inclusão escolar via NAPNE, o incentivo à práxis educativa como eixo da docência e o desenvolvimento de projetos que fortalecem a formação integral dos/as estudantes. Egressos/as têm se destacado no ENEM, concursos e programas de pós-graduação. Essa realidade, especialmente no curso de Pedagogia — avaliado com nota 5 (nota máxima) no último reconhecimento do MEC, em novembro de 2024, quando eu era coordenadora —, reflete nosso trabalho coletivo. Também garantimos bolsas, incentivamos a monitoria e temos destaque em programas como o PIBID e o PIBIC. A extensão se destaca por ações e projetos que articulam saúde e educação, promovendo a integração com a comunidade externa de forma formativa. Essas práticas devem ser valorizadas e continuadas.

Professora Hellen

Nosso Câmpus conta com cursos técnicos e de graduação consolidados e de grande relevância, um corpo de servidores técnico-administrativos e docentes dedicados, além de projetos significativos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, e estudantes engajados. A valorização da EJA, o fortalecimento da assistência estudantil e as ações voltadas à saúde mental representam importantes conquistas que devem ser mantidas e ampliadas. Os grupos de pesquisa já consolidados e reconhecidos são um patrimônio acadêmico que merece ainda mais incentivo e visibilidade dentro do nosso câmpus.

 

O que não vai bem e precisa mudar? 

Professora Dayanna

Reconheço, com sensibilidade e responsabilidade, os desafios que ainda impedem a plena consolidação do nosso câmpus. É urgente reivindicar a ampliação do quadro de servidores/as para melhorar o funcionamento institucional. Não podemos naturalizar que estudantes descansem no chão, almocem às pressas ou saiam mais cedo por falta de transporte. É necessário reavaliar o uso do auditório e ampliar a equipe da biblioteca. Defendo uma gestão presente, que atue na ampliação do orçamento, planejamento orçamentário e comunicação institucional. Comprometo-me com o POCV, verticalização de cursos, melhoria da infraestrutura (laboratórios, quadra, biblioteca, espaços de descanso e alimentação), apoio a visitas técnicas, reforço no Wi-Fi, aquisição de data-shows e notebooks, reestruturação da gerência administrativa, manutenção predial, segurança e paisagismo etc.

Professora Hellen

A infraestrutura do Câmpus Goiânia Oeste ainda enfrenta desafios significativos, como o sucateamento e a falta de insumos em laboratórios, a escassez de espaços adequados para convivência, a estrutura provisória destinada à alimentação e carências no entorno do Câmpus. A comunicação institucional também precisa ser mais eficaz, com uma escuta mais ativa e decisões mais claras e transparentes. É fundamental consultar os servidores dos setores técnicos nas tomadas de decisão, reconhecendo sua expertise. A sobrecarga de trabalho em diversos setores exige atenção imediata. Além disso, é preciso superar a fragmentação entre os eixos da Saúde e Educação, promovendo uma atuação integrada e colaborativa, que fortaleça a formação dos estudantes e a coesão do Câmpus Goiânia Oeste.

 

Como realizar as mudanças necessárias?

Professora Dayanna

As mudanças necessárias devem ocorrer por meio de uma gestão participativa, presente e comprometida com a escuta ativa da comunidade. É essencial fortalecer a Gerência Administrativa e construir o planejamento orçamentário de forma coletiva, com transparência e foco nas demandas de estudantes e servidores/as. Defendo uma gestão atenta às dimensões pedagógicas, administrativas e de infraestrutura, articulada com a Reitoria e parlamentares para captação de recursos. Prioritariamente, é preciso executar 100% do orçamento com planejamento antecipado, equipe capacitada e política de aquisições com acompanhamento transparente. Também defendo a ampliação do quadro de servidores/as, com tipologia de 70 docentes e 45 TAEs, o incentivo à participação em editais da FAPEG, CNPq e CAPES, a elaboração coletiva do PAT, o fortalecimento do Concâmpus e atuação ativa no Colégio de Dirigentes.

Professora Hellen

As mudanças virão com planejamento, participação e articulação institucional. Pretendo implementar fluxos próprios de compras, buscar recursos por meio de emendas parlamentares e editais de fomento, além de estabelecer parcerias estratégicas. Também quero capacitar servidores para atuarem na captação de recursos. As ações serão baseadas nas demandas da comunidade acadêmica, com prioridades bem definidas e execução responsável. Defendo uma gestão presente, técnica e colaborativa para transformar nossos desafios em avanços concretos.

 

Quais são os planos para o bloco acadêmico que será entregue este ano?

Professora Dayanna

Meu compromisso é conduzir um processo de ocupação planejado e participativo, com escuta ativa de todos segmentos da comunidade. Esse novo espaço será essencial para fortalecer a permanência e o êxito dos/as estudantes, consolidando o câmpus e viabilizando a verticalização dos eixos Ambiente e Saúde e Desenvolvimento Educacional e Social. Quero adequar os espaços às necessidades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, assegurando acessibilidade, conforto e tecnologia. Atuarei na captação de recursos junto à Reitoria e parlamentares para equipar laboratórios, melhorar conectividade, qualificar espaços de convivência, revisar contratos e garantir manutenção contínua. Pretendo fortalecer a divulgação dos processos seletivos, acompanhar novos PPCs e ampliar cursos FIC. Caso eleita estarei comprometida com a melhoria da relação aluno-professor (RAP), por meio de uma atuação ética e colaborativa.

Professora Hellen

A gestão irá priorizar a ocupação planejada e funcional do novo bloco acadêmico. A primeira etapa será o mapeamento das necessidades junto às coordenações de curso e setores técnicos. Sabemos que os recursos para mobiliário já existem e que os processos de compra estão em andamento, por isso, vamos acompanhar e cobrar a efetivação dessas entregas. Também buscaremos recursos para equipar laboratórios, além de implantar espaços pedagógicos inovadores, como laboratórios de simulação e showroom. Vamos garantir ainda a criação de um espaço de convivência e descanso para os estudantes. O novo bloco precisa entrar em funcionamento com estrutura completa, tornando-se um espaço vivo de aprendizagem e não apenas um prédio desocupado.

 

Quais são as propostas para avançar no ensino, pesquisa e extensão do Câmpus Goiânia Oeste?

Professora Dayanna

Para avançar no ensino, pesquisa e extensão no câmpus, quero fortalecer a articulação entre essas áreas com encontros regulares e planejamento conjunto. Defendo infraestrutura adequada, projetos formativos, olimpíadas do conhecimento, ampliação do acervo e acessibilidade na biblioteca. Defenderei o fomento à produção científica, apoio técnico à submissão de projetos, consolidação e criação de grupos de pesquisa, ampliação da participação em editais como PIBIC, PIBID e PET, e a garantia de bolsas. Pretendo estabelecer parcerias para estágios e ações formativas com unidades públicas de ensino e saúde. Proponho uma comissão de apoio à captação de recursos. Defenderei carga horária para servidores/as em projetos, estrutura adequada por curso, orçamento participativo via Concâmpus, calendário unificado de eventos e critérios claro para aquisição e manutenção de equipamentos, materiais e insumos.

Professora Hellen

Vamos priorizar o fortalecimento dos eixos saúde e educação, a verticalização do curso superior em Enfermagem e outros cursos elencados via POCV. Apoiaremos os projetos de ensino, pesquisa e extensão, reconhecendo seu papel fundamental no desenvolvimento do Câmpus. Promoveremos ações integradas nas áreas de saúde, educação, cultura, ciência e tecnologia, buscando recursos externos e firmando parcerias para ampliar o alcance e a efetividade dessas ações. A comunidade acadêmica será protagonista na construção de um Câmpus mais conectado com seu território e com os desafios contemporâneos. Entre as ações estruturantes, está a proposta de firmar parcerias para a implantação de uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBS) que atuará no fortalecimento da saúde da família, na educação em saúde e na prevenção de doenças, além de servir como campo de estágio para os cursos ofertados no Câmpus Goiânia Oeste.

Conheça os Planos de Trabalho das Candidatas

Dayanna Pereira dos Santos

Hellen da Silva Cintra de Paula

Instagram das candidatas

@dayannapsantos

@prof_hellencintra


VOTAÇÃO

A votação em 1º turno será realizada no dia 18 de junho, das 9h às 21h. Após o horário indicado, o sistema será travado. Na mesma data, será feita a apuração dos votos, por meio de transmissão on-line, e posteriormente será publicado o resultado preliminar do primeiro turno das eleições.

 

Saiba mais sobre as Eleições no IFG para Reitor e Diretores-Gerais 2025 na página:https://www.ifg.edu.br/eleicoesgerais2025

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.



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