Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO

Balanço da atual gestão e perspectivas futuras são tema da abertura da Semana Pedagógica

Criado: Segunda, 13 de Setembro de 2021, 12h30 | Última atualização em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 10h46

Evento teve início nesta segunda, 13, com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube do IFG Goiânia

Professoras Maria de Lourdes Magalhães, atual diretora do Câmpus Goiânia, e Adriana dos Reis Ferreira, diretora eleita, participaram da abertura do evento
Professoras Maria de Lourdes Magalhães, atual diretora do Câmpus Goiânia, e Adriana dos Reis Ferreira, diretora eleita, participaram da abertura do evento

A abertura da Semana de Planejamento Pedagógico do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) ocorreu na manhã desta segunda-feira, 13 de setembro, em clima de agradecimento. A atual diretora do câmpus, professora Maria de Lourdes Magalhães, fez um balanço sobre sua gestão iniciada em 2017 e, em seguida, passou a fala à professora Adriana dos Reis Ferreira, que iniciará sua administração a partir de outubro, após a posse da reitora eleita do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon. A Semana Pedagógica continua até o dia 18 de setembro com diversas atividades internas, realizadas pelo Google Meet, e abertas ao público, com transmissão pelo canal no Youtube do IFG Goiânia.

Inscreva-se e participe da Semana de Planejamento do Câmpus Goiânia, que vai até dia 18. Atividades pelo Google Meet terão os links enviados por e-mail 

Além das boas-vindas à comunidade acadêmica, a professora Maria de Lourdes Magalhães comentou sobre algumas alterações na programação do evento. Uma delas trata-se da recepção aos calouros dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, que estava prevista para a tarde de hoje, às 14 horas, que foi cancelada. Além disso, no dia 14 de setembro, a atividade Plano de ação geral para retorno seguro e gradual das atividades presenciais acadêmicas e administrativas foi substituída pela palestra sobre o Plano de Oferta de Cursos e Vagas, que será ministrada pelo professor Weber Tavares, assessor do Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFG. A alteração deve-se à reunião, marcada para o próximo dia 16, entre as comissões Central e locais que estudam as condições de retorno presencial na Instituição, com objetivo de dialogar metodologias e ações a serem adotadas. Segundo a professora Maria de Lourdes Magalhães, após essa reunião haverá um encontro com a comunidade acadêmica para repasse dos informes.

Vale destacar que, para participar do evento e obter certificado, é preciso realizar inscrição pela plataforma Sugep.

Transição

Após alguns informes sobre a programação da Semana Pedagógica, a diretora Maria de Lourdes Magalhães pediu licença para mudar o tom comum das demais aberturas dos eventos relacionados ao planejamento pedagógico do câmpus e aproveitou o espaço para agradecer à sua equipe e à comunidade acadêmica pelas conquistas e desafios enfrentados em seus quatro anos de gestão. “Foram quatro anos de muito aprendizado. Tivemos muitas alegrias e muitos desafios, principalmente nesses últimos dois anos que nós estamos vivenciando um momento completamente atípico. Nós tivemos que nos redescobrir”, disse.

Antes de passar a palavra à diretora eleita, Adriana dos Reis, Maria de Lourdes Magalhães acrescentou: “chegamos ao fim com o sentimento de dever cumprido e de que fizemos uma gestão participativa, inclusiva e, acima de tudo, humana”.

Em seguida, a diretora passou a palavra à professora Adriana dos Reis, que iniciará sua gestão diante da Diretoria-Geral do Câmpus Goiânia em outubro, a partir da posse da reitora eleita, professora Oneida Irigon.

Adriana aproveitou a oportunidade para apresentar sua equipe gestora: a professora da área de Química do departamento de áreas acadêmicas 2, Alessandra Rodrigues Duarte, assumirá a Gerência de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino (GAAAE); na Coordenação de Recursos Humanos e Assistência ao Servidor, a servidora técnico-administrativa, Aline Rezende Lima Vasconcelos; a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) ficará sob responsabilidade da professora Fabiane Costa Oliveira, da área de História e que esteve à frente do departamento de área acadêmicas 1; a servidora técnico-administrativa, Thermutis de Melo e Araújo ficará responsável pela Gerência de Administração e Manutenção (GAM); e na Chefia de Gabinete da Direção, a também técnica-administrativa, Regina Célia Magalhães Marinho Cavalcante. Na Coordenação de Comunicação Social foi nomeado o servidor técnico-administrativo, Emerson Luiz Alves Fagundes, que já encontra-se em sua função no setor. Na Diretoria de Administração, permanecerá o servidor Paulo Cezar Pereira.

Segundo Adriana, as escolhas foram realizadas após reuniões em andamento desde agosto com os diversos setores, levando em consideração a experiência, conhecimento e a paridade entre servidores docentes e técnicos administrativos.

Desafios da próxima gestão

A professora Adriana dos Reis afirmou que assumirá o Câmpus Goiânia com tranquilidade, levando em consideração os 79 anos de história institucional e o andamento de ações já estabelecidas, como o calendário acadêmico e o orçamento aprovado para a unidade que está em execução.

Dentre os desafios salientados pela professora, estão o retorno gradual às atividades presenciais e os assuntos relacionados à permanência e êxito dos estudantes.

“Diante do cenário, tanto das questões relativas à vacinação e aos índices de internações e contaminação, o que nós estamos vendo é que não há um quadro seguro para o retorno e tudo indica que continuaremos o calendário acadêmico 2021/2 ainda na forma remota. Isso ainda será estabelecido pelo plano (de responsabilidade das comissões central e local para avaliação do retorno das atividades presenciais), mas não tem nenhuma previsão de data ou condições ou atividades que vão começar na forma presencial”, destacou.

Já sobre o tema permanência e êxito, Adriana frisou que, mesmo com as atividades remotas, será imperioso o acompanhamento de todos os estudantes. “A preocupação é trazer de volta os que abandonaram, que trancaram e até mesmo aqueles que não se matricularam. Nós tivemos um índice bom de estudantes que nos procuraram para ser ingressantes em nossa Instituição, mas que efetivamente não se matricularam”.

Adriana reforçou também o acolhimento de estudantes e servidores durante as atividades remotas e se colocou disponível ao diálogo sempre que for necessário, além das instâncias do Conselho de Câmpus (Concâmpus), para questões que envolvem a Instituição. “Nós perseguiremos, durante esses próximos quatro anos, esse plano de permanência e êxito. Ele só realmente vai se consolidar com a participação de todos e todas”, afirmou.

Outro ponto destacado pela futura diretora é a ampliação da interação entre o Câmpus Goiânia e a sociedade por meio das atividades e ações de extensão, articuladas ao ensino e a pesquisa, além da desburocratização e ampliação do acesso aos programas de assistência estudantil.

Programação

Confira a programação completa da Semana de Planejamento Pedagógico do Câmpus Goiânia após alterações:

SEMANA DE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO – 13 a 18/09/2021

Dia

Horário

Atividades

Responsável

Público Alvo

Local

 

13/09/2021

 

09h 30mi – 10h 30min

Abertura da Semana Pedagógica – Relatório de Gestão 2017 - 2021

Profa. Maria de Lourdes Magalhães

Docentes e Técnicos Administrativos

Transmissão via YouTube

https://youtu.be/kyI0t3OAUdU

10h 30min – 12h

Plano de Ações - 2022

Profa. Adriana dos Reis Ferreira

13/09/2021

14h – 17h

Atividades Internas nos Departamentos*

13/09/2021

14h – 15h 30min

Recepção dos Calouros  (cancelada)*

Diretoria Geral / Chefes de Departamentos / Coordenadores /CAPDs/ CAE / NAPNE

Pais e Alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (cancelada)*

Transmissão via YouTube

16h – 17h 30min

Recepção dos Calouros  

Licenciaturas e Bacharelados

Transmissão via YouTube

https://youtu.be/8cT-goBktlE 

19h – 20h 30min

Recepção dos Calouros

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (EJA) e Cursos Técnicos Subsequentes

Transmissão via YouTube

https://youtu.be/5j0L9RmGlBc

20h 30min – 22h

Recepção dos Calouros  

Licenciaturas e Bacharelados

Transmissão via YouTube

https://youtu.be/Rd7dIIfkhRA

Dia

Horário

Atividades

Responsável

Público Alvo

Local

14/09/21

08h 30min – 10h

Plano de Ação Geral para o Retorno Seguro e Gradual das Atividades Presenciais Acadêmicas e Administrativas (cancelada)*

 

Apresentação do modelo do "Plano de Oferta de Cursos e Vagas"

Comissão Central e Comissão Local (cancelada)*

 

 

Assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFG, professor Weber Tavares

Docentes e Técnicos Administrativos

Transmissão via YouTube

https://youtu.be/Gvl1tA7Uoy8

 

14/09/21

10h – 12h    

Roda de Conversa com o Comitê Local de Extensão

Fernando Augusto Messias, Daniela Hilda de Souza Siqueira e membros do Comitê Local de Extensão

Docentes, Técnicos Administrativos e alunos

(Google Meet)

 

14/09/21

14 – 17h

Atividades Internas nos Departamentos*

15/09/21

09h – 12h

Ingressos e Evasão no Câmpus Goiânia: desafios institucionais

Mesa Redonda: GAAAE,  GT Política de Ingresso e Comissão de Permanência e Êxito

Docentes e Técnicos Administrativos

Transmissão via YouTube 

https://youtu.be/T9Syzzoi1es

15/09/21

14h 30min 16h 30min

Novas diretrizes curriculares dos Cursos de Engenharia

Mesa Redonda: PROEN - Prof. Marlon Andre Capanema

Coordenadores dos Cursos de Engenharia

 

(Google Meet)

 

15/09/21

14h – 17h

 

Atividades Internas nos Departamentos*

 

 

16/09/21

9h -12h

Atividades Internas nos Departamentos*

16/09/21

9h-12h

Programa de Prevenção a Violência nas Redes Sociais

Chefes de Departamentos, CAPDs, CAE e CAS

Chefes de Departamentos, CAPDs, CAE e CAS

(Google Meet)

 

16/09/21

14h -15h 30min

Moodle Iniciante: Dificuldade para montar sua sala no Moodle? Aprenda a configurar a partir de uma sala modelo e melhore sua interação com os alunos. *

Profa. Rebeca Elster Rubim

Docentes Novatos e demais interessados

Vagas limitadas – Inscrições no link abaixo

até o dia 15/09/21

 

(Google Meet)

 

16/09/21

15h 45min – 17h             

Moodle Avançado

Profa. Rebeca Elster Rubim

Servidores Interessados

Vagas limitadas – Inscrições no link abaixo

até o dia 15/09/21

 

(Google Meet)

 

17/09/21

09h -12h     

Jornada de Trabalho Docente

Mesa Redonda: GTs da Jornada de Trabalho Docente dos Departamentos

Docentes

Transmissão via YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=BT073_Qot3A 

os links serão enviados pelos GTs Locais dos departamento aos professores e técnicos administrativos*

17/09/21

 

14h – 16h    

Minicurso para os alunos – Dúvidas com a ferramenta Moodle?

Profa. Rebeca Elster Rubim

Aluno ingressantes e demais interessados

Transmissão via YouTube

https://youtu.be/9zoEZOJU208

17/09/21

14h – 17h

Atividades Internas nos Departamentos*

18/09/21

08h – 12h

Planejamento Interno - Entrega dos Planos de Ensino 2021/2, Plano de Trabalho 2021/2, Relatório de Atividades 2021/1 e Tabela de Pontuação

 

 

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG. 

*Alteração de acordo com informações da Coordenação de Eventos do Câmpus Goiânia (atualização em 15/09/2021)

 

Fim do conteúdo da página