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Pedagógico

IFG lança livro sobre educação especial inclusiva que revela desafios concretos e potências transformadoras

Publicado: Sexta, 13 de Junho de 2025, 12h36 | Última atualização em Segunda, 23 de Junho de 2025, 15h54

Obra em formato e-book apresenta reflexões, relatos de casos, resultados de pesquisas e de práticas educativas sob a ótica inclusiva

 Capa do livro (e-book) que está disponível pela Editora IFG

Capa do livro (e-book) que está disponível pela Editora IFG

 

Desde o prefácio do livro Educação Especial Inclusiva Mediada no IFG: Lastros de um sonho possível, o leitor recebe um convite difícil de resistir, o de fazer uma leitura que representa um verdadeiro mergulho em experiências pedagógicas vivas, plurais e corajosas, relacionadas às práticas de caráter inclusivo desenvolvidas no âmbito do Instituto Federal de Goiás (IFG). A obra reúne experiências que buscaram atender às necessidades educacionais específicas de estudantes, promovendo o envolvimento coletivo, especialmente por meio de ações desenvolvidas pelos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) dos diversos câmpus da Instituição.

A publicação do livro, em formato e-book e pela Editora IFG, merece ser comemorada segundo o professor Lamartine Silva Tavares, coordenador do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) da Pró-Reitoria de Ensino do do IFG, pois “trata-se de uma conquista institucional relevante, que reforça o compromisso do IFG com uma educação cada vez mais plural, inclusiva e que valoriza a diversidade humana”. Mais do que uma coletânea técnica, a sinopse apresenta que “o livro é testemunho de luta e de sonho”.

Autores participam do lançamento da obra durante do EdebFop
Autores participam do lançamento da obra durante do EdebFop

 

O lançamento oficial do livro (e-book) ocorreu no dia 11 de junho de 2025, no Câmpus Aparecida de Goiânia, durante o I Encontro de Debates sobre Educação Básica e Formação de Professores do Centro-Oeste (EdebFop). A publicação foi organizada por Ana Beatriz Machado de Freitas (IFG), Antonio Francisco Jacaúna Neto (IFG) e José João de Carvalho (IFB).

O objetivo da publicação é relatar práticas e caminhos pedagógicos que desenvolvam com caráter inclusivo, ou seja, que alcançaram necessidades institucionais específicas de estudantes e, ao mesmo tempo, asseguraram envolvimento coletivo – prioritariamente com a mediação ou condução dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas do IFG, que estão vinculados ao Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) da Pró-Reitoria de Ensino.  

 

Coletivo

A tônica do livro é dada logo no prefácio, escrito Anna Maria Lunardi Padilha, em que há reflexões que merecem nossa atenção e que apresentam a realidade da inclusão, os desafios impostos e suas complexidades. Na perspectiva dela, há também muito espaço e possibilidades para a construção e consolidação de caminhos efetivos para que a inclusão ocorra.

Esses caminhos passam, inegavelmente, pela potência do trabalho coletivo, que articula teoria e prática, assim como o que está presente na atuação dos servidores dos NAPNEs do Instituto Federal de Goiás: “Trata-se do trabalho de profissionais de educação para que essa inclusão possa torna-se realidade, mesmo nas adversidades impostas pelo sistema excludente no qual ainda vivemos”.

Cada capítulo da obra é voltado a revelar os desafios concretos, mas também as potências transformadoras da educação “quando mediada por compromisso ético e social, conhecimento teórico robusto e ações coletivas”. Para os autores, há caminhos possíveis! E a obra apresenta isso a educadores pesquisadores, gestores e estudantes, partilhando as experiências exitosas e que podem inspirar mais pessoas a praticar uma educação inclusiva.

 

O livro em formato digital está disponível em:

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

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