Equipe do Napne participa do EdebFop e reforça compromisso com a educação inclusiva
Evento em Aparecida de Goiânia reúne profissionais e estudantes para discutir políticas de inclusão no ensino básico e superior

Nesta terça-feira, 11 de junho, integrantes do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) participaram do I Encontro de Debates sobre Educação Básica e Formação de Professores do Centro-Oeste (EdebFop), realizado entre os dias 10 e 12 de junho, em Aparecida de Goiânia. Estiveram presentes no evento a coordenadora do Napne, professora Gláucia Mendes da Silva, a profissional de Atendimento Educacional Especializado (AEE) Áurea Gobira, e o ledor Rafael D’Abadia Melo.
O grupo prestigiou as apresentações e os debates com foco especial nas temáticas voltadas à educação inclusiva. “[Pudemos assistir] a palestras que enriquecem nosso conhecimento teórico e pedagógico a respeito de inclusão, pessoas com deficiência e práticas que levam o professor e a gente, da Educação, a desenvolver métodos, práticas que cheguem a um objetivo com mais efetividade, baseadas em estudos, pesquisas e informações passadas por profissionais da área, pesquisadores em suas respectivas perspectivas, sendo de grande aproveitamento também de desenvolvimento de ideias para o futuro”, avaliou Rafael D’Abadia.
Entre os destaques da programação acompanhada pela equipe do Napne, esteve a mesa-redonda "Educação para a diversidade: diálogos sobre a política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva para o ensino superior e a educação básica”, que contou com as contribuições das professoras Andréa Polleto (IFRS), Carla Ariela Vilalonga (IFSP) e do professor Lamartine Tavares (IFG).

A equipe também prestigiou a apresentação de pôsteres de pesquisas realizadas por estudantes, entre elas o trabalho das estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais, Glenda de Brito, Eduarda Nogueira e Maísa Lobo, todas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do IFG. Orientadas pela professora Janaína Fernandes, as alunas apresentaram o estudo intitulado “Educação Inclusiva na Gestão Escolar: um mapeamento inicial da situação do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás”, baseado em dados oriundos da atuação do próprio Napne do Câmpus.
“É um grande orgulho contribuir com as pesquisas de nossos estudantes e ver o resultado materializado aqui no evento”, destacou Áurea Gobira.
Lançamento

Outro momento importante para o Câmpus Formosa foi o lançamento da obra “Educação Especial Inclusiva Mediada no IFG: Lastros de um sonho possível”, publicação da Editora IFG organizada pelos docentes Ana Beatriz Machado de Freitas, Antonio Francisco Jacaúna Neto e José João de Carvalho. A publicação reúne relatos e experiências de diversos Câmpus do Instituto Federal de Goiás. Um dos capítulos, intitulado “Caso acompanhado pelo Napne do IFG/Câmpus Formosa”, foi escrito pela professora Gláucia Mendes da Silva, atual coordenadora do Núcleo. “Ver o trabalho do Napne sendo reconhecido e registrado nesta obra é uma grande emoção. Isso mostra que estamos no caminho certo, trabalhando por uma educação inclusiva, efetiva e eficaz”, afirmou Gláucia Mendes.
Acesse o livro "Educação Especial Inclusiva Mediada no IFG: Lastros de um sonho possível" clicando na imagem abaixo:
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa
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