Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Câmpus Formosa leva projetos ao Simpósio Brasileiro Mulheres em STEM

Publicado: Segunda, 16 de Março de 2020, 16h29 | Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2020, 10h23

Goiás teve outros dois representantes: um do IFG/Câmpus Uruaçu, o Meninas Cientistas, e outro da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Meninas Cientistas.  

Muitas mulheres de lugares diferentes se reuniram neste fim de semana, 13 e 14 de março, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos/SP, com o mesmo propósito: apresentar seus trabalhos no I Simpósio Brasileiro Mulheres em STEM (SMSTEM), comprovando a presença enfática das mulheres nas ciências. O Câmpus Formosa esteve presente, representado pelos projetos Cientistas Formosas e Oficina de Lunetas.

Após serem submetidos à apreciação e serem aprovados para participação no Simpósio, os dois trabalhos do Câmpus Formosa tiveram apresentações diferenciadas. Na manhã do dia 13, o Cientistas Formosas se apresentou na forma oral, com a professora Adriana Martini Martins, que explicitou o contexto em que ocorre o projeto e as atividades já desenvolvidas.

À tarde, as alunas de Engenharia Civil, Gabrielly Cândido Vaz e Thalia Gabrielle de Jesus, apresentaram em pôster o projeto Oficina de Lunetas, desenvolvido e conduzido por elas com as estudantes do Colégio Estadual Professora Maria Angélica de Oliveira (CEMA), de Formosa. Gabrielly é bolsista de Iniciação Científica (IC) com este projeto e Thalia, ex-bolsista.

O evento facilitou a formação de uma rede de mulheres para compartilhar conhecimento. A professora Adriana salientou a importância do evento como forma de empoderamento feminino na área de ciência e tecnologia. "O fato de ser um evento de mulheres nesta instituição, majoritariamente masculina também foi muito significativo. Representa a conquista do direito de ocupar mais este espaço e precisa ser celebrada e divulgada", declarou.

Cientistas Formosas

Projeto iniciado em agosto de 2019, o Cientistas Formosas tem por objetivo despertar o interesse de jovens estudantes do Colégio Estadual Professora Maria Angélica por carreiras científicas, realizando a integração com o Câmpus Formosa do IFG. Desde o seu início, várias atividades vem sendo desenvolvidas com estas alunas, como cine-debates, aulas em laboratório no IFG, palestras, entre outras.

Oficina de Lunetas

O projeto "Construção de Lunetas Artesanais: proposta de oficina em um colégio estadual em Formosa (GO)" integrou a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Formosa de 2017 no formato de oficina e também fez parte das atividades propostas para o próprio Cientistas Formosas, no ano passado. Ele consiste em construir lunetas com materiais de baixo custo para observação do céu, identificação de corpos e movimentos celestes.

SMSTEM

O Simpósio Brasileiro Mulheres em STEM tem o intuito de compartilhar experiências entre os projetos e iniciativas desenvolvidas por mulheres – jovens meninas, estudantes e profissionais – a fim de mantê-las na área de STEM. Além disso, também visa reunir pessoas interessadas em temas ligados às mulheres no trabalho, seus desafios e ações para superação. “STEM” é uma sigla surgida do inglês, formada a partir das iniciais das palavras Science, Tecnology, Engineering, Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O Simpósio contou com palestras de mulheres de reconhecida referência na área, mesa-redonda com representantes de projetos de sucesso, seção de pôsteres com os trabalhos que estão sendo desenvolvidos e uma seção para discutir as ações para o futuro.

 

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página