Candidata única à direção-geral do Câmpus Anápolis apresenta suas propostas
A eleição será realizada de maneira virtual no próximo dia 18, quarta-feira
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O primeiro turno das eleições para reitor e diretor-geral dos câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG), para o quadriênio 2025-2029, ocorrerá no dia 18 de junho, das 9h às 21h, em votação on-line. Atual diretora, Kátia Cilene Costa Fernandes é candidata única a reeleição, para o quadriênio 2025-2029. Em entrevista concedida à Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Anápolis, Kátia apresentou sua visão do Câmpus e suas propostas para o novo mandato. As perguntas foram respondidas por escrito e as respostas transcritas na íntegra.
1- O que me motiva a ser candidata?
Os meus três anos e meio na gestão foram repletos de desafios e aprendizados, com algumas batalhas vencidas e outras não. Dessa forma, venho me candidatar pois acredito que estou muito mais preparada e assim motivada a contribuir cada vez mais com o crescimento do IFG Anápolis.
2- Qual é o papel central da diretoria na sua concepção?
O papel central da diretoria é muito mais que desempenhar funções de gestão administrativa e pedagógica. Esse cargo exige um olhar de representação da instituição e também de luta diária para manter um ambiente agradável e adequado para o funcionamento da instituição e, principalmente, o bem-estar de toda a comunidade acadêmica. Para isso, se faz necessária uma busca constante de recursos financeiros e de pessoal, de atualizações dos nossos regulamentos, assim, garantindo a qualidade do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e dos interesses da educação pública.
3- O que vai bem no IFG Anápolis e deve continuar?
Ao longo da nossa história, construímos uma instituição pública capaz de oferecer educação de qualidade em todos os níveis e modalidades em que atua, com indicadores que comprovam a eficiência de sua atuação. Tais resultados foram alcançados tendo como referência o comprometimento e a seriedade dos seus servidores públicos. Logo, nesse novo quadriênio, pretendemos aprimorar cada vez mais essa educação de qualidade e inclusiva. Além disso, a continuação, a intensificação e a consolidação de uma gestão participativa e democrática, em um processo reflexivo, dinâmico e colaborativo, que estará em construção em todo o período dessa gestão, materializando os anseios da comunidade acadêmica. Assim, temos o objetivo de criar uma gestão de qualidade que colabore cada vez mais com o crescimento do Câmpus Anápolis.
4- O que não vai bem e precisa mudar?
O IFG Anápolis está numa fase em que o crescimento institucional depende da construção de novos espaços, como blocos didático-pedagógicos (salas de aula, laboratórios, salas de planejamentos, salas de descanso) e, principalmente, o aumento no dimensionamento de servidores. Além disso, com o crescimento da tecnologia e ampliação do seu uso na educação, surge a necessidade de cada vez mais laboratórios de informática para acompanharmos esses avanços tecnológicos, bem como estruturar cada vez mais os demais laboratórios já existentes.
Por outro lado, com a proibição dos discentes do ensino médio usarem telefone celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas, inclusive no recreio e intervalo entre as aulas (Lei nº 15.100/2025), é de suma importância termos mais espaços para o esporte e para atividades fora das telas, como quadras poliesportivas e espaços de ludicidade. Essa demanda é de extrema relevância que seja tratada na nova gestão. Nesse sentido, trabalharemos em prol da finalização do nosso ginásio e a luta para construção desses novos espaços.
Além disso, ampliar o diálogo com os nossos estudantes é de suma importância para a qualidade do ensino e o bem-estar da nossa comunidade acadêmica. Outros pontos que avançamos mas precisamos continuar em crescimento é a questão da inclusão social, acessibilidade e diversidade. São conceitos que nos mobilizam para garantirmos o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade para significativas parcelas da população.
Outra demanda que contribui para o bom funcionamento da instituição e a permanência e êxito dos nossos discentes é o aumento do nosso orçamento e a ampliação da cobertura dos auxílios estudantis.
5- Como realizar as mudanças necessárias?
A maioria dos nossos anseios vem de muita busca e diálogo com a comunidade acadêmica para construção de projetos/ações que nos ajudem a resolvê-los. Além disso, levar nossas necessidades para as instâncias superiores e, não mais importante, a busca constante para reivindicar o aumento do nosso orçamento e a ampliação da cobertura dos auxílios estudantis.
Para mais informações sobre ações para melhorias da nossa instituição são apresentadas em nosso Plano de Trabalho, que pode ser encontrado no nosso site do IFG, na página das Eleições Gerais 2025: https://www.ifg.edu.br/eleicoesgerais2025 .
Quem é Kátia
Kátia Cilene Costa Fernandes possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2019). Servidora do IFG desde julho de 2010, sempre lotada no Câmpus Anápolis, Kátia, antes de ingressar na instituição, foi professora convidada da UEG (200-2004, 2006,2007) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (08/2004-07/2010). Professora de Estatística e Matemática Financeira e, também, Coordenadora da CPA da Sociedade de Educação e Cultura de Goiás (Faculdade Araguaia-2005-07/2010) e professora substituta da Universidade Federal de Goiás (03/2005-12/2006).
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis
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