Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Cerrado

Professora do IFG Aparecida alia inclusão e meio-ambiente em palestra na V Senacer

Publicado: Terça, 16 de Setembro de 2025, 13h08 | Última atualização em Terça, 16 de Setembro de 2025, 13h08

A professora Joana Cristina Neves de Menezes Faria, ministrou na sexta-feira, 12 de setembro, a palestra “Letramento Científico e Identidade Cultural no Cerrado: Uma perspectiva bilíngue com as vogais do Cerrado para o ensino de surdos”, na V Semana Nacional do Cerrado

imagem sem descrição.

Partindo da premissa de que o letramento científico só se torna possível para estudantes surdos quando os materiais informativos e didáticos, as práticas pedagógicas e os processos comunicativos são acessíveis em língua de sinais, a palestra online “Letramento Científico e Identidade Cultural no Cerrado: Uma perspectiva bilíngue com as vogais do Cerrado para o ensino de surdos” fez uma introdução à educação de surdos e apresentou um guia bilíngue sobre o bioma cerrado para professores e alunos. O guia é parte de produto educacional integrante da tese de Doutorado da professora Joana Cristina Neves de Menezes Faria, sob orientação da professora Marlei de Fátima Pereira, no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás (IFG), que é ministrado no Câmpus Jataí. Joana é docente no Câmpus Aparecida de Goiânia.

Em sua apresentação, Joana destacou que não basta ser alfabetizado para ser letrado e que, embora existam sinalários disponíveis em Libras, muitos temas ainda carecem de terminologia. O guia apresentado na palestra tem o tema “As Vogais do Cerrado” e se constitui em um dos três capítulos do produto educacional “Bioma Cerrado: letramento científico para estudantes surdos”. O guia é um material direcionado a alunos e disponibiliza imagens com representantes da fauna e da flora do bioma Cerrado, o nome popular desse animal ou planta e também o nome científico e outras informações. O material tem recursos como QR Code e hiperlink, para que o aluno acesse vídeos em Libras sobre os animais e plantas do guia.

 

Pioneirismos

O produto educacional “Bioma Cerrado: letramento científico para estudantes surdos”, em fase de finalização, é o primeiro em nível de doutoramento que alia os temas Cerrado e educação bilíngue, segundo informou a professora Joana Faria. “A gente não encontrou nenhum trabalho que deu acesso ao surdo a esse conhecimento do próprio ambiente em que ele vive. Ele estuda tanta coisa e não tem acesso ao ambiente em que ele está. Acho que isso é um grande diferencial”, destaca. Joana integra a primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ensino de Ciências e Matemática do IFG, que, por sua vez, é o primeiro curso de Doutorado da Instituição.

Para Joana, a experiência de levar o seu trabalho à V Senacer foi muito positiva, “porque é um congresso específico na área do Cerrado e a maioria dos participantes estão interessados na temática em si”, afirmou. As duas intérpretes de Libras que participaram fazendo a tradução da palestra, Marly Rodrigues da Silva Souza e Thaís da Costa Marques Alcântara são participantes da pesquisa da professora Joana. Os principais vídeos apresentados na palestra foram gravados por sujeitos surdos, caso do professor Diego Leonardo Pereira Vaz e do estudante Jocenildo Silva dos Santos, aluno do curso de Pedagogia Bilíngue, ambos do IFG Aparecida. 

A palestra “Letramento Científico e Identidade Cultural no Cerrado: Uma perspectiva bilíngue com as vogais do Cerrado para o ensino de surdos” foi veiculada e permanece disponível no canal IFG Comunidade, no YouTube, no link https://www.youtube.com/watch?v=_m4JWFgVz3k

 

A V Senacer

Com o tema “Povos, saberes e natureza do Cerrado: resistência à crise climática”, a V Semana Nacional do Cerrado é um evento coordenado pelo IFG - Câmpus Senador Canedo, em parceria com os câmpus Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Jataí, Luziânia e Valparaíso e com a Reitoria do IFG. A Comissão Organizadora Nacional é composta por representantes de mais de 80 instituições de ensino, pesquisa, órgãos públicos, organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

As atividades da V SENACER foram iniciadas no dia 1º de setembro e a programação constante da página do Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa (Sugep) do IFG mostra atividades previstas até o dia 23 de outubro. Há ações presenciais em 13 estados e no Distrito Federal e também virtuais, abertas ao público em geral. Os eventos online podem ser assistidos no canal IFG Comunidade no YouTube.

A V Semana Nacional do Cerrado tem o objetivo de promover a divulgação científica, integrar ensino, pesquisa e extensão, além de valorizar saberes tradicionais e mobilizar a sociedade brasileira em torno da conservação socioambiental do Cerrado. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas em matéria publicada no site do IFG.

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia (com informações da Subcomissão de Comunicação e Divulgação da V Senacer)  

Fim do conteúdo da página