Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
PNAE

Estudantes do Ensino Médio têm alimentação incrementada no IFG Aparecida a partir de novo contrato via PNAE 

Publicado: Terça, 14 de Março de 2023, 13h26 | Última atualização em Terça, 14 de Março de 2023, 13h33

O Programa Nacional de Alimentação Escolar possibilitou assinatura de contrato do Câmpus Aparecida de Goiânia com cooperativa local de agricultores familiares para o fornecimento de frutas em 2023

Aluna do IFG Aparecida no restaurante do câmpus em janeiro
Aluna do IFG Aparecida no restaurante do câmpus em janeiro

Os estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado em Tempo Integral e também os da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia começaram as aulas de 2023 com as refeições incrementadas. Além do café da manhã e almoço servidos aos alunos do tempo integral e do lanche e jantar servidos aos estudantes da EJA, o restaurante estudantil começou a entregar também frutas, provenientes de contrato assinado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Aparecida de Goiânia e a Cooperativa Mista da Agricultura Familiar, Assentados da Reforma Agrária, Povos Tradicionais e Economia Solidária Aparecida de Goiânia e Região (Coopagre). O contrato com a cooperativa foi assinado em dezembro de 2022, a partir da Chamada Pública n. 10/2022 do IFG, para aquisição de gêneros alimenticios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural relativos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a educação básica pública.

O contrato tem vigência de um ano e inclui a entrega semanal das frutas banana, laranja, maçã, abacaxi e melancia. O contrato tem valor total de R$ 94.357,74, correspondente à entrega de mais de 16 mil quilos de frutas frescas no decorrer dos 12 meses. As frutas foram escolhidas pelo câmpus, a partir do mapeamento de produção local, e o preço de aquisição dos produtos foi obtido a partir da pesquisa de preços de mercado, o que foi estabelecido em edital antes da seleção do empreendimento. Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e os valores já incluem frete e embalagens para entrega dos alimentos.

As propostas encaminhadas ao IFG Aparecida a partir da Chamada Pública foram avaliadas por uma comissão própria no câmpus, seguindo, conforme estabelecido em edital, a prioridade a fornecedores locais como principal critério de seleção. Assinou o contrato pela Coopagre, a presidente da cooperativa, Luiza Bento Ferreira (segunda na foto, da direita para a esquerda), que esteve no Câmpus Aparecida de Goiânia com a tesoureira da entidade, Andréia Cristina Nunes (à direita na foto). No âmbito do IFG, o contrato foi assinado pela gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Gláucia Rosalina Machado Vieira. O técnico administrativo Marco Aurélio da Silva Santos é o fiscal do processo. Participaram também da reunião que formalizou a assinatura, os servidores Rodrigo de Souza Arantes e Juarez Rodrigues dos Santos. Em âmbito institucional, a aquisição de alimentos do PNAE no IFG ocorre por ação da Pró-Reitoria de Extensão.

 

História de união

A Cooperativa Mista da Agricultura Familiar, Assentados da Reforma Agrária, Povos Tradicionais e Economia Solidária Aparecida de Goiânia e Região (Coopagre) é uma instituição formalmente bastante jovem, fundada há cerca de dois anos, localizada em Aparecida de Goiânia, mas com uma história de união de pessoas que já se aproxima de três décadas. A Coopagre nasceu da necessidade que a Instituição Periférica Beneficente Pequeninos do Reviver – uma associação civil, sem fins lucrativos -- percebeu existir entre as famílias assistidas por ela em núcleos que incluem oficinas de Arte, Cultura, Esporte, Educação, Emprego e Renda.

“Havia na instituição famílias que precisavam trabalhar e não tinham oportunidade. Então, surgiu a ideia de trabalharem, com plantio, cultivo e comercialização de alimentos produzidos com agricultura familiar como hortaliças, verduras, legumes e frutas”, afirma a presidente Luiza Bento. Ela informou que o grupo estudou como funcionava uma cooperativa e, depois de várias reuniões, conseguiu formalizá-la. Foram formadas parcerias, em que os produtores plantam e a cooperativa escoa toda a produção. “Hoje a Coopagre trabalha com esses agricultores, que agora todos são cooperados”, diz. Luiza explica que a instituição é intermediária dos produtores na comercialização e que toda a renda fica com as próprias famílias cooperadas e não com a cooperativa.

A Coopagre tem participado de licitações e chamadas públicas, buscando crescimento e ampliando o número de agricultores participantes. Atualmente, a cooperativa tem entre seus clientes a Prefeitura de Aparecida de Goiânia e o Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás.

 

Mais imagens

 

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

Fim do conteúdo da página