Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Avaliação

Concluintes do curso de Pedagogia Bilíngue recebem informações e orientações sobre o Enade

Publicado: Segunda, 30 de Agosto de 2021, 17h00 | Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 11h20

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes será aplicado no dia 14 de novembro a estudantes de cursos selecionados para o ciclo avaliativo 2021

Print de tela de reunião realizada na sexta-feira, 27 de agosto, pela Coordenação e pelo Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue com estudantes concluintes, para informações e orientações sobre o Enade
Print de tela de reunião realizada na sexta-feira, 27 de agosto, pela Coordenação e pelo Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue com estudantes concluintes, para informações e orientações sobre o Enade

O curso de Licenciatura em Pedagogia Bilingue do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia participa este ano do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Concluintes do curso farão prova no dia 14 de novembro. A Coordenação e o Núcleo Docente Estruturante do curso têm orientado os estudantes sobre os procedimentos necessários para que não fiquem inadimplentes e também garantam um bom resultado para si e para o curso.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. O exame integra, com outros itens de avaliação da educação superior de instituições públicas e particulares, o cálculo dos indicadores de qualidade das instituições e dos cursos por elas oferecidos.

 

Datas importantes

Todos os anos, o ciclo avaliativo do Enade define as áreas e os cursos que participarão do exame. A Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue já realizou as inscrições, conforme determinado pelas regras do exame, de todos os alunos ingressantes e concluintes matriculados. Somente os concluintes fazem a prova, que é obrigatória, e a situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar, sendo necessária inclusive para a colação de grau.  Já a participação dos ingressantes se dá com o registro da nota que tiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que também contribui para o cálculo do resultado do Enade para a instituição e para o curso.

Atenção para os prazos!

 

*solicitação de atendimento especializado: 30/08 a 03/09

 

*preenchimento do questionário: 30/08 a 13/09

A prova de 2020 foi adiada em função da pandemia de Covid-19, devendo ser aplicada este ano aos estudantes que concluem, até o primeiro semestre de 2022, os cursos abrangidos pela edição atual do certame. Os locais de prova serão disponibilizados via Sistema Enade.

A coordenadora do curso, professora Késia Mendes Barbosa Oliveira, destaca que é muito importante o estudante fazer a prova, para não ficar inadimplente com essa obrigação acadêmica. Ela informa também que os estudantes precisam ficar atentos para datas e ações que antecedem a prova, como a solicitação de atendimento especializado, caso dos estudantes surdos, mulheres que amamentam e outros – o que pode ser feito somente esta semana: 30/08 a 03/09 – e o preenchimento do questionário, que precisa ser realizado a partir desta segunda-feira, 30 de agosto, até o dia 13 de novembro, véspera da prova. Késia alerta os estudantes a não deixarem essas demandas para a última hora.

 

Orientações

A Coordenação e o Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue realizaram uma reunião com os concluintes do curso na sexta-feira, 27 de agosto, e levaram ao grupo de inscritos informações sobre o Enade, preenchimento do questionário, modelos de provas anteriores e outros pontos úteis aos estudantes. “Não basta fazer a prova do ENADE. Se não responder o questionário, permanece inadimplente junto ao MEC”, ressalta a coordenadora do curso, professora Késia Mendes Barbosa Oliveira.

Késia, entretanto, tranquiliza os estudantes para o exame: “Nada muito diferente, pessoal, do que aquilo que a gente já costuma fazer, do que aquilo que a gente estuda, problematiza. Nós temos professores muito bons, temos uma proposta de curso muito boa. Acreditem que vocês têm os conhecimentos, fizeram as leituras, os estudos e as reflexões necessárias à formação do pedagogo e da pedagoga”, falou ela em vídeo gravado aos estudantes.

No vídeo, que tem interpretação em Libras, a coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue apresenta os principais pontos a que os participantes do Enade precisam ficar atentos. Confira:

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página