Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Agroecologia

Alunos e servidores participam do Congresso Brasileiro de Agroecologia em Brasília

Criado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 08h20 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2017, 13h54

O evento acorre no centro de convenções Ulysses Guimarães entre os dias 12 a 15 de setembro quando se comemora a Semana do Cerrado.

imagem sem descrição.

Começou ontem em Brasília o X Congresso Brasileiro de Agroecologia reunindo aproximadamente 5 mil pessoas dispostas a refletir, dialogar, trabalhar e a vivenciar importantes temas para a construção do conhecimento agroecológico e para a articulação de movimentos nacionais.

O IFG é parceiro do Congresso Brasileiro de Agroecologia. A participação de 06 estudantes do curso técnico em agroecologia do campus cidade de Goiás e mais o estudante Helder do curso de licenciatura em Artes Visuais garantem o espaço dedicado aos produtos típicos da cidade de Goiás na feira da sociobiodiversidade.

O professor de Agroecologia Diogo Souza fortaleceu a parceria institucional realizando com os estudantes do curso de bacharelado em Cinema Victor Hugo e Sankirtana Dharma a curadoria do “Cine Agroecológico” que terá exibição de filmes durante os 4 dias de congresso. Compõe a programação o filme "Comunidade Quilombola de Porto Leocádio" da professora de cinema do IFG Cristiane Moreira Ventura. Além da participação dos estudantes na apresentação de trabalhos acadêmicos os técnicos e professores do campus cidade de Goiás participam de momentos de formação e troca de saberes.

O Congresso Brasileiro de Agroecologia é o maior evento de agroecologia em número de participantes e trabalhos técnico-científicos. Promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia reúne todos os setores da sociedade brasileira que atuam e desenvolvem a agroecologia no país desde pesquisadores acadêmicos a comunidades tradicionais. Junto ao X CBA ocorre também o V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno e o VI Congresso Latino-americano de Agroecologia que ocorre a cada dois anos organizado pela Sociedade Científica Latina Americana de Agroecologia (SOCLA).

Parceria local

Durante o evento está sendo apresentado por meio de relato e fotos o projeto de parceria entre a Agroecologia do IFG e o Espaço Cultural Vila Esperança. “A troca de saberes da juventude em um projeto de vivência agroecológica do IFG – cidade de Goiás” é apresentado pelo professor Diogo de Souza, a pedagoga Emicléia Pinheiro  e os alunos Jason Carvalho, Maria Eduarda Moreira e Victor Hugo. O projeto, que teve início em dezembro de 2016, foi concebido pelos professores Diogo e Viviane Abreu e os técnicos administrativos Carlos de Melo e Emicléia com o objetivo de aproximar os estudantes da vida no campo por meio de práticas, técnicas e da elaboração de planos de manejo sustentáveis. Nesta atividade alunos realizaram trabalhos coletivos focados no cooperativismo, como a produção de queijo, o plantio de mudas, elaboração de diagnóstico rural participativo e a coleta e análise do solo na “Chácara Caminho das Águas”, localizada no assentamento Novo Horizonte, espaço que é gerido pela Vila Esperança a mais de dez anos.

Clique aqui e acesse o site oficial do Congresso Brasileiro de Agroecologia 

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás

Fim do conteúdo da página