Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Polo de Inovação > IFG > Últimas notícias > Eixo de Design Factory e laboratórios IFMaker são inaugurados na Campus Party Digital
Início do conteúdo da página
Campus Party

Eixo de Design Factory e laboratórios IFMaker são inaugurados na Campus Party Digital

Durante o evento, docentes do IFG falaram sobre projetos e planos na área de tecnologia e inovação

  • Publicado: Sexta, 23 de Julho de 2021, 15h54
  • Última atualização em Quarta, 01 de Setembro de 2021, 15h43
Professores Christiane Borges (Câmpus Luziânia), Renatha Cândida da Cruz (Câmpus Uruaçu) e Marcelo Escobar de Oliveira (Câmpus Itumbiara) participaram da inauguração
Professores Christiane Borges (Câmpus Luziânia), Renatha Cândida da Cruz (Câmpus Uruaçu) e Marcelo Escobar de Oliveira (Câmpus Itumbiara) participaram da inauguração

 

A Campus Party Brasil, evento de tecnologia e inovação, foi palco do evento inaugural do Projeto IFMaker, que compreende os laboratórios IFMaker e o Eixo de Design Factory desenvolvidos no Citelab do Instituto Federal de Goiás (IFG).  A atividade aconteceu nesta quinta-feira, 22 de julho, e pode ser conferida no canal do YouTube da Campus Party (clique aqui e acesse).

No painel de apresentação na Campus Party, foram responsáveis por falar a respeito dos projetos e dos laboratórios que estão sendo desenvolvidos no IFG a professora Christiane Borges (Câmpus Luziânia), que mediou a atividade diretamente do Shopping Passeio das Águas, e os docentes Renatha Cândida da Cruz (Câmpus Uruaçu) e Marcelo Escobar de Oliveira (Câmpus Itumbiara), que participaram virtualmente. Este ano, parte das atividades da Campus Party estão sendo realizadas no Palco Goiás, montado no Shopping Passeio das Águas, e outras estão sendo realizadas de forma on-line.

O painel inaugural trouxe muitas informações importantes sobre o Projeto IFMaker e o Eixo de Design Factory do Citelab do IFG. Como destacaram os professores, o objetivo é incentivar servidores e estudantes a desenvolverem projetos inter, trans e multidisciplinares na área de inovação e tecnologia. Além disso, como ressaltaram os docentes, os projetos nessas áreas permitem estimular o desenvolvimento de ensino, pesquisa aplicada, inovação e extensão tecnológica, além de atender às demandas da sociedade. Para o professor Marcelo, que é também coordenador-geral do IFMaker Itumbiara e líder do Núcleo de Pesquisas em Sistemas de Energia, essa oportunidade de trabalhar a pesquisa, o ensino e a extensão em um mesmo local é muito importante para o IFG.

A professora Renatha, responsável por coordenar o laboratório do IFMaker do Câmpus Uruaçu e o Projeto Meninas Cientistas, chamou atenção para a participação de toda a comunidade acadêmica e também externa no uso dos laboratórios, destacando o objetivo de atender à sociedade. Neste momento, os laboratórios estão presentes nos câmpus Itumbiara, Luziânia e Uruaçu, mas o objetivo é expandir. Como pontuou Christiane, que é coordenadora do Eixo de Design Factory CiteLab e Recursos Humanos do Polo EMBRAPII-IFG e fundadora do Projeto Metabotix, a ideia é que “todos os câmpus do IFG tenham laboratórios”.  

Clique aqui e confira todo o painel que aconteceu na Campus.

Saiba mais sobre os laboratórios e o Citelab.

 

IFG na Campus Party

Nesta sexta-feira, 23 de julho, o IFG terá cinco atividades na Campus Party. Das 15 às 15h55, será realizada a palestra “Como decolar seu projeto de eficiência energética com investimento da EMBRAPII”. Serão palestrantes os professores Ricardo Fouad Rabahi e Deangelis Damasceno, ambos do Câmpus Senador Canedo, e Eduardo Noronha de Andrade Freitas, do Câmpus Goiânia. Ricardo é diretor geral do Polo EMBRAPII-IFG; Deangelis é coordenador de Processos e Eduardo é coordenador de Planejamento de Negócios do Polo. A palestra será no Palco Green Deal. 

No mesmo horário (das 15 horas às 15h55), mas no Palco Living Better, será realizada a palestra “Nanomedicina térmica: como a geração de calor é utilizada no tratamento do câncer?”. Os palestrantes serão os professores do Câmpus Goiânia Luiz Cesar Branquinho e Harley Fernandes e a técnica de laboratório Francyelli Mello Andrade. 

A partir das 18 horas, no Palco Living Better, será realizada a palestra “Mudando o mundo através dos bits!”. Como palestrantes, as professores do IFG Christiane Borges, Renatha Cruz e Uyara Silva (Câmpus Formosa), além das professoras Thalia Santos de Santana (IFGoiano) e Elisângela Silva Dias (UFG). 

Às 19 horas, no mesmo Palco Living Better, a professora Christiane Borges fala sobre “Internet of Toys: Diversão ou Pesadelo?”. Em seguida, o professor Otávio Calaça (Câmpus Goiânia) fala sobre “Aprendizagem de máquina aplicada a grafos de conhecimento. 

Além dessas atividades, o professor do Câmpus Goiânia e embaixador Include da Campus Party, Sanderson Macedo, mais conhecido como Sandeco, será um dos apresentadores oficiais do Palco Goiás.

 

Para conferir as atividades desta sexta-feira, clique aqui.

Para conferir as atividades de quinta (22), acesse GO Palco Goiás #CPHíbridaGoiás #CPDE2 - 22/07/2021 - YouTube Como o link tem 11 horas de programação, a palestra da inauguração pode ser conferida em “6h33”.

 

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página