Etapa de desenvolvimento do Projeto Lapassion no IFG é tema de e-book
Obra, que conta com artigos de professores e estudantes que participaram do Projeto, está disponível para download
A etapa de desenvolvimento do Lapassion@Goiânia é o foco do e-book Lapassion Goiânia: como contribuir para uma sociedade inclusiva e sustentável. O título da obra publicada pela Editora Alta Performance é uma referência ao tema da etapa de desenvolvimento do Projeto, que foi realizado no Instituto Federal de Goiás (IFG), entre março e maio de 2020, no Câmpus Goiânia. Constituída por oito capítulos escritos pelos professores e estudantes que participaram da atividade, a publicação pode ser acessada gratuitamente aqui.
O e-book e o Projeto foram coordenados pelos professores Ruberley Rodrigues de Souza, do Câmpus Jataí; Marcelo Escobar de Oliveira, do Câmpus Itumbiara; e Suelene Vaz da Silva, do Câmpus Goiânia.
E-book
De acordo com o professor Ruberley, coordenador do Projeto e atual diretor-geral do Câmpus Jataí, o e-book Lapassion Goiânia: como contribuir para uma sociedade inclusiva e sustentável aborda a etapa de desenvolvimento da atividade que ocorreu no IFG, em 2020. O primeiro capítulo foi escrito pelos organizadores e apresenta o Programa Erasmus+, da União Europeia, responsável pelo financiamento do Projeto. O capítulo ainda apresenta o Lapassion, com um histórico do IFG e a descrição da etapa realizada na Instituição.
No segundo capítulo, escrito pelos professores Liberato da Silva Santos, do Câmpus Goiânia, e Rejane Maria Gonçalves Maia, do Câmpus Aparecida de Goiânia, o processo de seleção para participar do Lapassion foi abordado. Segundo Ruberley, “foi uma metodologia inovadora, pois possibilitou aos estudantes de nível intermediário participarem do processo seletivo em que se adotou o design thinking durante o processo de imersão”. O termo "design thinking" é, usualmente, utilizado para se referir ao processo de pensamento crítico e criativo, voltado à organização de ideias para estimular tomadas de decisão e a busca por conhecimento. E esse processo foi utilizado ao longo do Projeto Lapassion no IFG.
Os capítulos três ao sete foram escritos pelos tutores e estudantes participantes do Projeto. Neles, além de fazer uma reflexão sobre o produto apresentado e a participação no Lapassion@Goiânia, cada uma das equipes participantes descreve o time, o desafio e a contraparte (empresa ou secretaria que apresentou o desafio), o processo de ideação e prototipagem e a proposta de solução para o desafio.
Por fim, no oitavo capítulo, os organizadores da publicação apresentam uma avaliação da etapa desenvolvida no IFG. Como explica Ruberley, “para isso, foram utilizados os resultados de um questionário aplicado pela Universidade da República do Uruguai (UDELAR) junto aos estudantes participantes do Lapassion@Goiânia”.
Fonte de pesquisa
Os organizadores do e-book esperam que a publicação possa contribuir como fonte de pesquisa para outros projetos multidisciplinares que envolvam a metodologia PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), principalmente pelo fato de o Projeto ter sido adaptado para ser desenvolvido de forma remota.
Como destaca o professor Ruberley, a proposta de desenvolvimento do Projeto era presencial, mas, devido à pandemia da Covid-19, teve que ser adaptada para o formato remoto. Ainda assim, como destacam os organizadores, o Projeto conseguiu manter qualidade de resultado semelhante à obtida nas etapas desenvolvidas presencialmente.
O Lapassion@Goiânia foi desenvolvido no Câmpus Goiânia, de 9 de março a 15 de maio de 2020. De 9 a 16 de março, as atividades se desenvolveram de forma presencial, mas foram interrompidas no dia 17 de março devido à pandemia. A partir do dia 23 de março, as atividades foram retomadas de forma remota até o seu final.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Notícias (Aluno)
Educação a Distância ganha nova página no Portal IFG
14/08/2024 10h06
Mestrado Acadêmico em Educação recebe inscrições até 25 de agosto
05/08/2024 15h37
Programa Mulheres Mil vai certificar alunas do 1º ciclo
23/07/2024 13h57
IFG recebe 26,7 milhões do MEC para obras de infraestrutura
22/07/2024 14h12
Inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica estão abertas
17/07/2024 14h21
Comunicados (Aluno)
Resultado Final: editais PIBICTI
16/09/2024 08h11
Comunicado: Técnico Subsequente 2024/2 | Provas/Sorteios
07/08/2024 15h18
Prorrogação da Consulta Pública | Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFG
19/04/2024 15h51
Informações sobre atividades no período de greve no IFG
18/04/2024 14h42
Pé-de-Meia | Informações importantes
09/04/2024 17h01
Resultado Preliminar | ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
09/04/2024 09h54
Comunicado – Pé-de-Meia
21/03/2024 17h05
Redes Sociais