Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Secitecs promovem discussões sobre educação, ciência e tecnologia no IFG
Início do conteúdo da página
Ciência e Tecnologia

Secitecs promovem discussões sobre educação, ciência e tecnologia no IFG

Realizadas por vários câmpus da Instituição, Secitecs ocorrem paralelamente a outros eventos que compõem o IV Simpeex  

imagem sem descrição.

Até o dia 6 de fevereiro, o Instituto Federal de Goiás promove, juntamente com os seus câmpus, diversas atividades acadêmicas e culturais para a comunidade interna e externa. Esta é uma oportunidade de participar de atividades que envolvem discussões sobre educação, ciência, arte, tecnologia e outras áreas. Para isso, é preciso conferir a programação da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) que está sendo realizada junto com o IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simpeex) do IFG e fazer a inscrição. Neste ano, todas as atividades estão sendo realizadas de forma integrada e virtual.

Tradicionais no IFG, as Semanas de Educação, Ciência e Tecnologia são consideradas os principais eventos realizados pelos câmpus da Instituição. Compondo as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), as Secitecs trazem em suas programações palestras, mesas-redondas, oficinas temáticas, minicursos, apresentações artísticas e culturais, comunicação oral de trabalhos científicos e mostra de trabalhos técnicos. Devido à pandemia da Covid-19, o evento passou por ajustes e agora é realizado em uma edição virtual, junto com o IV Simpeex e outros eventos paralelos, como o 13º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, o I Seminário de Internacionalização do IFG e a Mostra Integrada da Instituição.

 

Secitecs em alguns câmpus

Águas Lindas de Goiás

Nesta terça-feira, às 18h, será realizada uma mesa-redonda com transmissão pelo YouTube. Com o tema “Fake News”, a atividade contará com exibição de curtas produzidos por discentes do curso de Ciências Biológicas. O debate, após a exibição dos curtas, será mediado pelo professor Herick. As atividades propostas pelo Câmpus têm o objetivo de divulgar a produção acadêmica e científica da unidade, além de fomentar debates em diversas áreas do conhecimento.

As atividades no Câmpus Águas Lindas serão transmitidas pelo YouTube e pelo Google Meet (a depender de cada proposta), e toda comunidade pode participar, com direito a certificado para aqueles que se inscreverem dentro do prazo estabelecido e comparecerem no dia do encontro.

Saiba mais sobre a programação do Câmpus Águas Lindas: http://www.ifg.edu.br/ultimas-noticias-campus-aguaslindas/21646-inscricoes-secitec-e-iv-simpeex

 

Anápolis

O Câmpus Anápolis, outra unidade do IFG que vai realizar sua Secitec em conjunto com o IV Simpeex, destaca a importância das inscrições para participar dos eventos e informa que é possível se inscrever até 30 minutos antes do início da atividade pretendida nas diversas ações ofertadas por qualquer câmpus do IFG, até o limite de vagas para cada uma. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/c5fd0178-bf40-4629-99f2-4cdd02b123ad/inscricao.

Entre as atividades presentes na programação da Secitec do Câmpus, há minicurso de Libras; oficina sobre comércio eletrônico; mesa-redonda literária e muito mais. A programação completa do Câmpus Anápolis pode ser acessada aqui.

 

Aparecida de Goiânia

O Câmpus Aparecida de Goiânia participa com diversas atividades na programação do IV Simpeex e da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia. Além disso, a unidade marcará presença também com suas produções científicas no 13º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT), evento que integra a programação do IV Simpeex a partir de quarta-feira, dia 3.

Ao todo, são 24 atividades a serem conduzidas pela comunidade acadêmica do Câmpus Aparecida de Goiânia, sendo 16 em sua Secitec (3 workshops, 2 minicursos, 8 palestras, 1 mesa-redonda e 2 oficinas) e 8 projetos no 13º SICT. A participação de alunos e professores do IFG no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica se dá em sessões de comunicação oral, em que são levados ao conhecimento público os trabalhos realizados por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC, PIBIC-Af e PIBIC- EM), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC).

Confira a programação do Câmpus Aparecida de Goiânia aqui.

 

Cidade de Goiás

A comunidade acadêmica do Câmpus Cidade de Goiás definiu sua contribuição ao evento em uma programação que inclui 3 oficinas e 2 minicursos, além de uma apresentação cultural. Os temas das atividades são: “Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira” para a Secitec e “Conhecimento e diálogos que transformam” para o Simpeex.

As aulas serão suspensas durante a semana do evento, para que os estudantes possam participar das atividades integralmente. Como destaca a professora Paula Almeida, “a Secitec/IV Simpeex é um evento que promove uma grande oportunidade à nossa comunidade acadêmica para compartilhar, socializar os conhecimentos produzidos por servidores e estudantes do IFG dentro e fora da Instituição, já que conta com várias ações que abarcam não só o ensino e a pesquisa, mas também a extensão. Nesse sentido, ao suspender as aulas para os estudantes, estamos proporcionando a oportunidade de que eles participem mais ativa e efetivamente desse evento enriquecedor”.

Saiba mais sobre a programação do Câmpus: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/130-ifg/campus/cidade-de-goias/noticias-campus-cidade-de-goias/21675-campus-cidade-de-goias-define-programacao-da-secitec-simpeex

 

Câmpus Inhumas 

No Câmpus Inhumas, o presidente da Comissão Organizadora Local do evento, professor Leandro Alexandre Freitas, destaca a importância das atividades, que estão sendo desenvolvidas de modo on-line. "A comissão está muito satisfeita com o evento. No primeiro dia (ontem), tivemos diversas participações de estudantes de outros câmpus do IFG durante as transmissões. As atividades foram pensadas para contemplar alunos de diversas áreas. Os temas são multidisciplinares, ou seja, também permitem a interação entre alunos de cursos diferentes. Estamos contentes com esse intercâmbio dos estudantes", explicou.

Até sexta-feira à noite, serão ao todo 20 transmissões pelo canal do Câmpus Inhumas no YouTube, com apresentações sobre temas diversos. Inteligência Artificial aplicada à Educação; Diálogos sobre a "Modernidade Líquida" de Bauman; O Projeto de Pesquisa e a Linguagem Científica; Por que ler Karl Marx no século XXI?; P&D: Perspectiva e Rotulagem; Representações da História nas Histórias em Quadrinhos e Influência da Tecnologia na Pandemia são alguns dos temas descritos na programação da Secitec, que conta com a importante participação dos núcleos de pesquisa existentes no câmpus.  

"Este é o momento oportuno para os nossos alunos estabelecerem essa conexão com estudantes de outras áreas e aproveitarem a oportunidade de ter contato com convidados que, em virtude do deslocamento, muito provavelmente não poderiam participar se o evento fosse presencial. Já que está tudo sendo feito de maneira on-line, há uma facilidade para certas interações", destaca o professor Leandro Alexandre.

Acesse aqui a programação completa da Secitec, com os horários das transmissões.  

Acesse aqui o Canal do IFG-Câmpus Inhumas no YouTube.

 

Câmpus Formosa

Durante a Secitec, o Câmpus Formosa realizará 27 atividades, de minicursos e oficinas a palestras e mesas-redondas. A Comissão Organizadora da unidade vem trabalhando na programação desde setembro de 2020 e tem grandes expectativas para o evento. “Essa vai ser a maior Secitec de todos os tempos. A gente tem mais de 200 atividades, mais de 13 mil inscrições”, diz o professor Alécio Mattana, um dos integrantes da Comissão do evento.

Ocorrendo pela primeira vez virtualmente, a Secitec abre espaço para a participação de alunos de outros câmpus em atividades de unidades distantes. “Apesar de o sistema on-line não favorecer muito, a gente aproveitou o benefício que ele nos fornece, que é estar mais fácil em um evento, mesmo com a distância”.  A décima Secitec do Câmpus Formosa já contabiliza 1.563 inscrições e a geral, 13.524. O foco será em temas ligados à Covid-19 e voltados também para os alunos egressos. A programação elaborada pelo Câmpus pode ser acessada aqui.  

Poderão participar das atividades propostas toda a comunidade acadêmica do Câmpus Formosa e demais interessados da comunidade externa, como escolas públicas, particulares, universidades, entre outros. As inscrições para as atividades estão abertas no SUGEP.

Mais informações sobre a Secitec e demais atividades do Câmpus Formosa podem ser acessadas pelos links: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/290-ifg/campus/formosa/eventos-campus-formosa/proximos-eventos-campus-formosa/21612-simpeex-secitec-2020

https://www.ifg.edu.br/ultimas-noticias-campus-formosa/21644-comecam-hoje-as-inscricoes-para-o-iv-concurso-de-construcao-de-pontes-de-palitos-de-picole

https://www.ifg.edu.br/component/content/article/158-ifg/campus/formosa/noticias-campus-formosa/21803-todo-brasileiro-consome-transgenicos-diz-pesquisador-da-embrapa-cerrados

 

Câmpus Luziânia

As atividades da Secitec do Câmpus Luziânia acontecem de 2 a 5 de fevereiro. Podem participar alunos, servidores e comunidade externa. Palestras, minicurso, seminário e mesa-redonda fazem parte da programação do evento.

Os participantes poderão conhecer ou se aprofundar em assuntos como inteligência artificial, pensamento computacional, (in)segurança na era da internet, sistema Latex, inteligência computacional, conto na contemporaneidade, sociologia da emoção, pesquisa quantitativa, feminismo e discussão de gênero e caça às bruxas por meio de releitura dos contos de fadas. De acordo com a gerente de pesquisa, pós-graduação e Extensão do câmpus, professora Simone Paixão, todas as atividades serão certificadas.

Veja aqui a programação completa da Secitec do Câmpus Luziânia.

Para mais informações, clique aqui.

 

Câmpus Goiânia

Apesar de ter realizado sua Secitec em dezembro do ano passado, o Câmpus Goiânia realizará quatro atividades no próximo dia 4 de fevereiro dentro da programação das Semanas de Educação, Ciência e Tecnologia dos câmpus do IFG, que integram parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). As inscrições para participação nos eventos estão abertas e devem ser feitas pelo Sistema Unificado de Gestão de Ensino e Pesquisa (Sugep).

A programação faz parte também do IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simpeex) do IFG, que teve sua abertura nesta segunda-feira, dia 1º de fevereiro. A organização, no âmbito do Câmpus Goiânia, é de responsabilidade da Coordenação de Eventos.

Confira mais informações no link: http://www.ifg.edu.br/component/content/article/161-ifg/campus/goiania/noticias-campus-goiania/21773-campus-goiania-integra-atividades-dentro-do-simpeex-e-secitec-do-ifg

 

Câmpus Goiânia Oeste

A programação da Secitec do Câmpus Goiânia Oeste iniciou com o seminário Covid-19: Um olhar do técnico em Análises Clínicas. Nesta terça-feira, 2 de fevereiro, serão realizadas cinco diferentes atividades: um minicurso e quatro mesas-redondas. Todas as atividades deste segundo dia, serão realizadas no período vespertino e noturno.

A mesa-redonda Educação para as relações étnico-raciais: diálogos em movimento, que acontecerá no dia 2, das 17h30 às 19h, é uma proposição da Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR) do câmpus Goiânia Oeste. A mesa contará com a participação dos convidados externos, professor doutor Cairo Mohamad Ibrahim Katrib da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da professora doutora Luciane Ribeiro Dias Gonçalves também da UFU.

Na quarta-feira, dia 3 de fevereiro, ocorrerá um minicurso, além de duas mesas-redondas e a palestra A Vigilância Sanitária nos serviços de alimentação coletiva com a convidada externa Jocielle Fernandes Silva, especialista em Segurança Alimentar e Qualidade dos Alimentos e em Saúde Pública com ênfase em Vigilância Sanitária. Na sexta-feira, dia 5, as atividades da Secitec do Câmpus Goiânia Oeste do IFG serão encerradas com duas mesas-redondas e a palestra Representações de gênero e sexualidade nos currículos: a ação docente frente ao conservadorismo contemporâneo. A palestra acontecerá das 20h30 às 22h e contará com a participação da professora doutora Mônica Waldhelm do CEFET (RJ).

As atividades da Secitec do Câmpus Goiânia Oeste serão transmitidas no canal do Câmpus no Youtube (IFG - Goiânia Oeste). Somente dois minicursos terão acesso restrito e, por isso, acontecerão na plataforma do Google Meet. O link de acesso será enviado aos participantes inscritos antecipadamente. Os minicursos são: Pirâmide Alimentar Brasileira a base para uma alimentação saudável no dia a dia e Pessoa com deficiência intelectual: que sujeito é esse?.

Para mais informações sobre a programação do Câmpus Goiânia Oeste, acesse: Instituto Federal de Goiás - Instituto Federal de Goiás (ifg.edu.br)

 

Câmpus Valparaíso

Em sua 5º edição, a Secitec do Câmpus Valparaíso trará ao público atividades com diversas temáticas na área de tecnologia, entre elas: indústria 4.0, inteligência artificial, casa inteligente. Confira a programação do Câmpus aqui.

 

Programação completa

A programação completa do Simpeex e das Secitecs está disponível no Sistema Unificado de Gestão de Ensino e Pesquisa (Sugep), dividida por dias. As inscrições para todas as atividades devem ser feitas pelo Sugep, por meio do link: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/c5fd0178-bf40-4629-99f2-4cdd02b123ad/inscricao .

 

 

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria com informações das coordenações de comunicação do IFG.

Notícias (Aluno)

Fim do conteúdo da página