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Mestrado Profissional em Artes PROF-ARTES

Publicado: Sexta, 15 de Maio de 2020, 16h47 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2024, 10h33

De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 018/2016 – CONSEPE, que aprova a reforma curricular do Mestrado Profissional em Artes, os alunos do PROFARTES deverão cumprir 28 (vinte e oito) créditos, sendo 16 (dezesseis) créditos das disciplinas obrigatórias, mais 4 créditos das Disciplinas de Fundamentação (que também são consideradas obrigatórias) e 8 (oito) créditos de Disciplinas Optativas.

Número de créditos mínimo para Defesa: 28 créditos
Carga horária em disciplinas: 420 horas/aula

 

Disciplinas

Créditos

Carga-horária

Obrigatórias* (4 disciplinas)

16

240

Fundamentação** (2 disciplinas)

4

60

Optativas (2 disciplinas)

8

120

Total 

28

420

 

* DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:
Metodologias de Pesquisa (4 créditos);
A experiência artística e a prática do ensino de artes na escola (4 créditos);
Elaboração de trabalho de conclusão 1 (4 créditos);
Elaboração de trabalho de conclusão 2 (4 créditos).

** DISCIPLINAS DE FUNDAMENTAÇÃO (também obrigatórias):
Elaboração de projetos e tecnologias digitais para o ensino das artes (2 créditos - modalidade EaD);
Fundamentos teóricos da arte na educação (2 créditos - modalidade EaD).

Horas complementares: acesse a instrução normativa

ACESSE: REFORMA CURRICULAR

ATIVIDADES COMPLEMENTARES (especificamente para o PROFARTES/IFG)

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

METODOLOGIAS DE PESQUISA
Obrigatória
Carga Horária:60 - Créditos: 4
Ementa: Principais tendências da pesquisa em artes na contemporaneidade. Estudo de abordagens e técnicas de pesquisa a partir de diferentes correntes epistemológicas. O processo, a escritura e o pensamento científicos: níveis de problematização.
 
A EXPERIENCIA ARTÍSTICA E A PRÁTICA DO ENSINO DE ARTES NA ESCOLA (ABORDAGENS METODOLÓGICAS)    
Obrigatória
Carga Horária: 60 - Créditos: 4
Ementa: O sentido da experiência e o contexto escolar. Ensino da arte - experiência estética e experiência artística. O jogo (físico, verbal, imagético ou sonoro) colado ao espaço, ao lugar, às memórias, à voz do aluno. A repetição (re-elaboração) e a ritualização como prática formativa. O sentido do texto - escrito, oral, imagético, musical na aquisição de conhecimentos em arte. A estética do ambiente e do meio (da instrumentalização) A pedagogia como cultura e a cultura como pedagogia.
 
ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO FINAL 1
Obrigatória
Carga Horária:60 - Créditos: 4
Ementa: Atividade de fase final de elaboração do Trabalho de Conclusão Final, sob a supervisão de um Comitê de Orientação.
 
ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO FINAL 2
Obrigatória
Carga Horária:60 - Créditos: 4
Ementa: Atividade de fase final de elaboração do Trabalho de Conclusão Final, sob a supervisão de um Comitê de Orientação.
 
ELABORAÇÃO DE PROJETOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DAS ARTES (Disciplina de Fundamentação EAD)
Obrigatória
Carga Horária:30 - Créditos: 2
Ementa: Fundamentos e crítica dos processos de criação, ensino das artes e elaboração de projetos em arte educação. Fundamentos para apropriação das TICs. Embasamento para o desenvolvimento de competências específicas em postagem, representação e recuperação de informação na WEB em plataforma da UAB, MOODLE e outras.
 
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA ARTE NA EDUCAÇÃO (Disciplina de Fundamentação EAD)
Obrigatória
Carga Horária:30 - Créditos: 2
Ementa: Aspectos históricos e historiográficos das Artes e seus desdobramentos no Ensino Fundamental e Médio. Avaliação das propostas da Escola para o ensino das Artes, de sua pedagogia de inclusão. O papel das políticas afirmativas.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

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