Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Jataí > Principal > Pesquisa > Pós-Graduação
Início do conteúdo da página

Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática-PPGECM

Criado: Quinta, 02 de Março de 2017, 11h08 | Última atualização em Quarta, 15 de Agosto de 2018, 12h02
Dissertações 

O PPGECM teve sua primeira turma em 2012, por isso as dissertações começaram a ser defendidas em 2014. Dessa forma, elas estão elencadas abaixo por ano de defesa e com  títulos em ordem alfabética. Como o curso ministrado é de mestrado profissional, conjuntamente à dissertação, o discente precisa elaborar um produto educacional, que aparece entre os apêndices da dissertação e é pré-requisito para a obtenção do título de mestre. Esses produtos educacionais, entre outros realizados no PPGECM, também estão listados na aba Produtos educacionais

Dissertações defendidas em 2018
Autora: Caroline Prado Brignoni
Orientador: Paulo Henrique de Souza

 

Dissertações defendidas em 2017
Autora: Daniela Brusamarelo
Orientadora: Sandra Regina Longhin 
Autor: Pablo Souza
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
A disciplina de Libras na formação de professores
Autor: Thábio de Almeida Silva
Orientador: Rodrigo França Carvalho
A formação do leitor no ensino de matemática: a construção dos sentidos do texto para além do livro didático e do Enem (Divulgação não autorizada pelo autor)
Autor: Daniel Oliveira Silva Rodrigues
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
Aproveitamento da água pluvial na escola: por uma educação ambiental crítica e transformadora
Autor: Ulysses Gusmão de Oliveira
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
As contribuições do ensino desenvolvimental de Davydov para o ensino de geometria euclidiana no curso de licenciatura em matemática (Divulgação não autorizada pelo autor)
Autor: Elias Rafael de Sousa
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Autora: Sheila Dias Alves
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
Autora: Patrícia Gomes de Souza Freitas
Orientadora: Marta João Francisco Silva Souza
Autora: Suenir Carneiro de Lima Assis
Orientadora: Joana Peixoto
Autora: Rosimeyre Gomes da Silva Merib
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Gestão escolar: da perspectiva dos professores de ciências a uma proposta formativa (Divulgação não autorizada pelo autor)
Autor: Daniel Junior de Oliveira
Orientadora: Daniella de Souza Bezerra
Autora: Fabiana Leal Nascimento
Orientador: Adelino Cândido Nascimento
Autora: Elita Assis de Lima
Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires
Autora: Angélica Ramos da Luz
Orientadora: Sandra Regina Longhin
Autora: Fabiana Kalil Borges
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
Autor: Thiago Batista Assis
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Uma sequência de ensino investigativa sobre a evolução dos modelos atômicos: a busca pela argumentação em aulas de Física
Autor: Elismar Gonçalves da Silva
Orientadora: Marta João Francisco Silva Souza 
Dissertações defendidas em 2016 
A construção de fotonovela como recurso para o desenvolvimento da educação ambiental (Divulgação não autorizada pela autora)
Autora: Leidyane Ferreira Magalhães
Orientadora: Sandra Regina Longhin
Autora: Janaína Aparecida Silva Bassani
Orientadora: Daniella de Souza Bezerra
A experimentação no ensino de química do 9° ano: uma relação entre a teoria e o experimento (Divulgação não autorizada pela autora)
Autora: Lívia Maria Araújo Soares
Orientadora: Sandra Regina Longhin
A formação de professores e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) /Subprojeto de Física - IFG: uma análise discursiva
Autor: Silvon Alves Guimarães
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
A terminologia química em Libras na literatura e a adotada no ensino de química em escolas públicas de Goiás (Divulgação não autorizada pela autora)
Autora: Ana Luiza Fernandes da Costa
Orientadora: Sandra Regina Longhin
As quatro operações matemáticas no ensino fundamental: produzindo significados para as operações básicas utilizando a tecnologia WEBQUEST
Autor: Quintino Custódio dos Santos
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
Atividades contextualizadas de Matemática: a formação do sujeito ecológico em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
Autor: Jorge Lima Loiola
Orientadora: Sandra Regina Longhin
Biblioteca escolar e surdez: um estudo para a inclusão (Divulgação não autorizada pela autora)
Autora: Kênia Reis de Souza
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Educação ambiental além da sala de aula: proposta de uma sequência didática
Autora: Joanice dos Santos Gonçalves
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
Educação ambiental na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov
Autor: Eliakim Oliveira Küster
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
Educação ambiental, língua portuguesa e biologia: proposta de sequência didática para o ensino médio
Autora: Viviane Ferreira Furtado
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Ensino desenvolvimental: um Experimento Didático Formativo para o estudo dos Números Complexos
Autor: Douglas Pereira Azevêdo
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Formação de professores em Educação Ambiental: o ensinar e aprender com audiovisuais
Autora: Jordanna Sebastiana Gregório
Orientadora: Sandra Regina Longhin
Formação do conceito de volume no 5º ano do ensino fundamental: um experimento didático formativo baseado na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental
Autora: Natália Cristina Souza Pereira
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
História da matemática e produção de significado: proposta de tarefas didáticas para o ensino do teorema de Tales
Autor: Benjamim Cardoso da Silva Neto
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
Horta escolar: contribuições da interdisciplinaridade e de atividades investigativas para a alfabetização científica
Autora: Núbia Patielle Assis Carvalho
Orientador: Paulo Henrique de Souza
Autora: Stephany Siqueira Barbosa Nascimento
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
O papel da gestão na implementação das políticas educacionais: o PIBID como foco de análise
Autora: Ivonice Mendes de Oliveira Guimarães
Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires
Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica nos cursos técnicos em eletrotécnica e edificações no IFG Câmpus Jataí
Autora: Kathynne Carvalho Freitas Ferri
Orientador: Carlos Cézar da Silva
Dissertações defendidas em 2015
A construção da argumentação no ensino de ciências por investigação visando a promoção da alfabetização científica
Autora: Ana Regina Mendes e Silva Issa
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
A Investigação Matemática com o Geogebra no estágio com pesquisa do curso de Licenciatura em Matemática da UEG/Iporá
Autora: Claudimary Moreira Silva Oliveira
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
A Realidade Aumentada como recurso didático alternativo para o ensino de Astronomia: uma Sequência Didática para o estudo do Sistema Solar
Autor: Renato Oliveira Abreu
Orientador: Paulo Henrique de Souza
A transversalidade das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação inicial de professores: Webquest como recurso pedagógico para o ensino da Matemática
Autora: Vânia Hörner de Almeida
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
As tecnologias digitais como suporte para a leitura e a escrita no ensino de Matemática
Autora: Stelamara Souza Pereira
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Formação Continuada de professores e a metodologia de ensino por investigação nos anos iniciais do Ensino Fundamental de Paraúna-GO
Autor: Marcelo Bueno Moura
Orientador: Paulo Henrique de Souza
Formação de conceitos matemáticos: um estudo baseado na teoria do ensino desenvolvimental
Autor: Kliver Moreira Barros
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Gestão Democrática e as Licenciaturas em Ciências e em Matemática do Instituto Federal de Goiás
Autora: Arquidânia Lásara Franco Maciel
Orientadora: Daniella de Souza Bezerra
Investigação matemática em sala de aula: uma proposta para a inclusão do aluno surdo no ensino regular
Autora: Magda Cabral Costa Santos
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
O Ensino de Química no curso de Secretariado a modalidade EJA do IFG - Câmpus Jataí: Proposta de material didático                                                                                          Autor: Hailton Ferreira Pereira
Orientador: Carlos Cézar da Silva
Proposta e avaliação de atividades de conhecimento físico nos anos iniciais do ensino fundamental para alunos surdos e ouvintes
Autora: Karine Sânya Dutra Silva
Orientadora: Marta João Francisco Silva Souza
Trabalho de Campo: uma perspectiva para Educação Ambiental no Ensino Superior
Autor: Zaqueu Henrique de Souza
Orientadora: Maria Socorro Duarte da Silva Couto
Um estudo sobre a avaliação e suas interlocuções com o processo ensino-aprendizagem no PROEJA
Autor: Octávio Marcos Martins Mani
Orientadora: Daniella de Souza Bezerra
Uso de vídeos como atividade experimental demonstrativa no Ensino de Química
Autora: Anna Gabriella da Silva Oliveira
Orientador: Carlos Cézar da Silva
Dissertações defendidas em 2014
A abordagem sintático-semântica da matemática: produtividade da ferramenta sequência didática em turmas de Proeja
Autor: Leizer Fernandes Moraes
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
A educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino de Aporé - GO
Autora: Lilian Kely de Assis Lima
Orientadora: Sandra Regina Longhin
A inserção da educação ambiental por meio da construção conjunta de três propostas pedagógicas em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Jataí-GO
Autora: Cláudia Sampaio Guimarães
Orientadora: Maria Socorro Duarte da Silva Couto
As TIC como instrumentos mediadores na Educação Ambiental: uma proposta de sequência didática para o ensino Médio
Autora: Raquel Aparecida Issa Gonçalves
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
Corpo máquina ou corpos vivos? O corpo que a escola afirma por meio dos livros didáticos                                                                                                                                       Autora: Estefânia Costa Ferreira Machado
Orientador: André Valente de Barros Barreto
Educação ambiental e sustentabilidade: A ressignificação da leitura para os alunos do PROEJA do IFGOIANO - Câmpus Rio Verde
Autora: Sandra Mara Santos Lemos de Oliveira
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Educação Profissional integrada em tempo integral: uma prática pedagógica na física e na matemática
Autora: Elina Assis de Lima Ribeiro
Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires
Ensino integrado: uma experiência de interdisciplinaridade no curso técnico em edificações integrado ao ensino médio
Autor: Sandro Stanley Soares
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
Escolas rurais e trabalho docente: a atuação em ciências e em matemática
Autora: Mara Sandra de Almeida
Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires
O Currículo de ciências no ciclo de alfabetização e o efeito do pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC): um estudo sobre um município do sudoeste goiano
Autora: Michelle Cristine da Silva Toti
Orientadora: Daniella de Souza Bezerra
O Software Geogebra como elemento mediador na formação do conceito de polígonos semelhantes: um estudo na perspectiva do ensino desenvolvimental
Autora: Tattiana Fernandes de Oliveira Melo
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
O teatro como um recurso metodológico no ensino de Física: o estudo da termodinâmica em peças teatrais
Autora: Luciana Cândido e Silva
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Percepção de professores de matemática relativa ao uso de TIC: análise de uma investigação-ação envolvendo o Geogebra
Autora: Lydianne Gomes de Assis Ferreira Vilela
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
Principais noções e (co)relações das geometrias euclidiana, elíptica e hiperbólica para a educação básica (Divulgação não autorizada pelo autor)
Autor: Adriano Rodrigues Honorato
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Tecnologias no ensino de química para surdos em uma perspectiva bilíngue
Autora: Anahê Netto Leão Marques
Orientadora: Sandra Regina Longhin
Uma proposta de ensino de Física por investigação para Educação de Jovens e Adultos
Autor: Milton Batista Ferreira Júnior
Orientador: Paulo Henrique de Souza
Vídeo-caso em hipertexto (VCH): de resíduos de enunciação à produção de significados
Autor: Marcos Roberto da Silva
Orientador: Adelino Cândido Pimenta

 

Fim do conteúdo da página