Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática-PPGECM
Dissertações
O PPGECM teve sua primeira turma em 2012, por isso as dissertações começaram a ser defendidas em 2014. Dessa forma, elas estão elencadas abaixo por ano de defesa e com títulos em ordem alfabética. Como o curso ministrado é de mestrado profissional, conjuntamente à dissertação, o discente precisa elaborar um produto educacional, que aparece entre os apêndices da dissertação e é pré-requisito para a obtenção do título de mestre. Esses produtos educacionais, entre outros realizados no PPGECM, também estão listados na aba Produtos educacionais.
Dissertações defendidas em 2023
A formação continuada de professores que ensinam matemática no Fundamental II mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (Divulgação não autorizada pela autora)
Autora: Susana Gomes Cavalcante
Orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago
|
A formação inicial na e pela pesquisa: narrativas de estagiários e perspectivas de (res)significação das práticas de estágio curricular supervisionado (Divulgação não autorizada pela autora)
Autora: Adrielly Aparecida de Oliveira
Orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago
|
A perspectiva de ensino aos estudantes com necessidades educacionais específicas presente na formação de professores de Química (Divulgação não autorizada pelo autor)
Autor: Clertan Souza Martins de Paula
Orientadora: Sandra Regina Longhin
|
Autor: Lucas Mendonça Pereira Cunha
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
|
Autora: Thaís Prado Siqueira Lôres
Orientador: Carlos Cezar da Silva
|
Autora: Karine Andréa Aimi
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
|
Autor: Leon de Assis Silva
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
|
Autora: Sueli Aparecida da Silva Castro
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
|
Autora: Jaqueline Montalvão de Sá
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
|
Autora: Mislene Lemos de Almeida Assis
Orientador: Paulo Henrique de Souza
|
Autor: André Luiz Fernandes de Oliveira
Orientador: Paulo Henrique de Souza
|
Autor: Valdenilton Rodrigues Valadão
Orientadora: Adriana Aparecida Molina Gomes
|
Autora: Marley Souza de Moraes Lima
Orientadora: Adriana Aparecida Molina Gomes
|
Autor: Marcelo Fernando de Lima
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
|
Tabela Periódica em aplicativos educacionais livres: características e possibilidades metodológicas para o ensino na abordagem CTSA (Divulgação não autorizada pela autora)
Autora: Geovana Inácio Gonçalves
Orientadora: Sandra Regina Longhin
|
Autora: Helena Aparecida de Melo Nunes
Orientador: Adelino Candido Pimenta
|
Autora: Jaciane de Oliveira Barros Campos
Orientador: Adelino Candido Pimenta
|
Autora: Camilla Xavier Sousa
Orientador: Nilton Cezar Ferreira
|
Autor: Vinícius Moraes Carvalho
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
|
Dissertações defendidas em 2022
Autora: Walkíria dos Reis Lima
Orientadora: Joana Peixoto
|
Autora: Gisele Assis de Almeida
Orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago
|
Autora: Alexsandra Pereira Silva de Souza
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
|
Autora: Cleidemar Souza Garcia
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
|
Ensino de Ciências na educação infantil: utilizando contação de histórias em uma SEI sobre fenômenos naturais da água.
Autora: Magna Poliana de Andrade Damacena
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
|
Dia e noite: uma sequência de ensino investigativo para a iniciação á alfabetização científica de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
Autor: Fabiana de Jesus Silva
Orientadora: Márcia Santos Anjo Reis
|
Autor: Júnio César Ferreira Silva
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
|
Percepções dos professores que ensinam matemática sobre as contribuições de Malba Tahan para a prática pedagógica discutidas em um curso de formação continuada Autor: Ricardo Vieira Nascimento Filho
Orientador: Luciano Duarte da Silva
|
A Pedagogia Histórico-Crítica no Ensino da Matemática na Educação Infantil
Autora: Nilva Tomásia da Silva Lima
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
|
Formação inicial de professores do ensino fundamental para o uso das TDIC em aulas de ciências: uma proposta formativa orientada pelo TPACK Autora: Cíntia Silva de Morais
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
|
O ensino da função polinomial do 1º grau através da resolução de problemas no contexto da Eja Autor: Nilton Lásaro Jesuino
Orientadora: Adriana Aparecida Molina Gomes
|
Uma sequência didática envolvendo o sistema métrico: a produção de significados matemáticos sob o olhar do modelo campos semântico Autora: Priscila Dias de Souza Silva
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
|
Autora: Eliane Pereira Campos Silva
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
|
Autora: Vânia Ferreira de Andrade Vieira
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
|
Autor: Antônio Carlos Barbosa Filho
Orientador: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
|
Autor: Daniel Luizmar Ferreira da Silva
Orientador: Paulo Henrique de Souza
|
O recurso audiovisual no ensino de surdos numa abordagem ciência, tecnologia, sociedade, ambiente: diálogos sobre radiação e a saúde humana (Divulgação autorizada pela autora a partir de 01/03/2023)
Autora: Kamilla Fonseca Lemes Garcia
Orientadora: Sandra Regina Longhin
|
Dissertações defendidas em 2021
Autora: Vânia Alves Carvalho
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
|
Autora: Rosimary Batista da Silva
Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires
|
A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais: promovendo conhecimento científico por meio do ensino por investigação (Divulgação não autorizada pela autora)
Autora: Jordana Goulart Felicio
Orientadora: Márcia Santos Anjo Reis
|
Autor: Vitor Franco Rodrigues
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
|
Autor: Wagner Pereira Lopes
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
|
Modelagem matemática: a horta escolar como espaço didático (Divulgação não autorizada pelo autor)
Autor: Danilo Marques Oliveira
Orientadora: Adriana Aparecida Molina Gomes
|
Uma Sequência Didática para o ensino de Química valorizando as culturas indígenas numa perspectiva multiculturalista Autora: Fernanda Cristina Vicente de Souza
Orientador: Carlos Cézar da Silva
|
Autora: Edivanilda Barbosa de Oliveira
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
|
Autora: Maria Sueli da Silva Gonçalves
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
|
Autor: Fabrício Vieira Campos
Orientador: Paulo Henrique de Souza
|
Jogos e formação de conceitos matemáticos: um estudo fundamentado no ensino desenvolvimental (Corrigido em 26/052022)
Autora: Luciana Alves da Silva Costa
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
|
Autora: Gabriela Silva Lemes
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
|
Autora: Jordana de Oliveira Amaral
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
|
Autora: Hercilia Cristina Mendonça Pereira de Araújo
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
|
Autora: Érica Maria Juvêncio Silva
Orientadora: Marlei de Fática Pereira
|
Autora: Camila Kassia Monteira de Oliveira
Orientadora: Sandra Regina Longhin
|
Autora: Vera Lúcia Pereira Gomes
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
|
Autora: Carolina Nascimento de Jesus
Orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago
|
Autor: Alexandre Manzale de Macêdo
Orientadora: Sandra Rgina Longhin
|
Autor: Sinomar José Coelho
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
|
Autor: Áddson Douglas Ferreira de Lima Almeida
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
|
Autor: Ednaldo Oliveira de Carvalho
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
|
Autor: Ana Paula de Souza
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
|
Autor: Kenny Henrique Ferraz Inomata
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
|
Autor: Fausto Batista Cesário
Orientadora: Joana Peixoto
|
Autor: Osvaldo Neves Júnior
Orientadora: Sandra Regina Longhin
|
Dissertações defendidas em 2020
Dissertações defendidas em 2019
Autora: Geilanes Alves do Nascimento Barros
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
|
Autor: Joel Oliveira Dias
Orientador: Paulo Henrique de Souza
|
Autora: Maria Lucimar Alencar de Sousa Silveira
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
|
Autor: Luis Pereira de Amorim
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
|
Autora: Emyldes de Lima Silva
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
|
Autora: Ceila de Brito Dias
Orientadora: Marta João Francisco Silva Souza
|
Uma proposta de articulação interdisciplinar para educação ambiental no ensino fundamental. (Intervenção pedagógica)
Autor: Leandro de Oliveira Garcia
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
|
Autora: Shirley Alves de Souza Fernandes
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
|
Autora: Kattiusce Cândido e Silva
Orientadora: Daniella de Souza Bezerra
|
Autora: Wagna Mendes Vieira Campos
Orientador: Nilton Cezar Ferreira
|
Autora: Thayla de Almeida Silva
Orientador: Rodrigo França Carvalho
|
Autora: Leila Alves Martins
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
|
Autora: Jéssica Pereira de Oliveira Nakade
Orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago
|
Autor: Adriano Aparecido da Silva
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
|
Autor: Regimar Alves Ferreira
Orientador: Luciano Duarte da Silva
|
Autora: Aderineide Ferreira Honorato
Orientadora: Joana Peixoto |
Autor: Alexandre Fermanian Neto
Orientador: Carlos Cézar da Silva
|
Autor: Josemar Rosa da Silva
Orientadora: Sandra Regina Longhin
|
Autora: Giselma Ribeiro de Souza
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
|
Autor: Danillo Vaz Borges de Assis
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
|
Autora: Fernanda Cândido e Silva
Orientadora: Eveline Borges Vilela Ribeiro
|
Autora: Fernanda Silva Rodrigues Lima
Orientadora: Marta João Francisco Silva Souza
|
Autor: Vagner Lúcio Paulino
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
|
Autor: Carlos Roberto Rodrigues de Souza
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
|
Autora: Luzedir Rodrigues Moreira
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
|
Dissertações defendidas em 2018
Autora: Caroline Prado Brignoni
Orientador: Paulo Henrique de Souza
|
A formação do professor de ciências à luz da pedagogia histórico-crítica
Autora: Rosângela dos Santos Araújo Orientadora: Joana Peixoto |
Autora: Vanessa Silveira Moraes Santos
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
|
Autor: Carivaldo Almeida da Silva
Orientador: Carlos Cézar da Silva
|
Autora: Eulália Cristina Rodrigues Ficks
Orientador: Carlos Cézar da Silva
|
Autor: Antônio Divino Santos de Souza
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
|
Autora: Ana Paula Mateus Braga
Orientadora: Sandra Regina Longhin
|
Autora: Elizete Costa Campos
Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires
|
Autora: Helaíny Wanyessy Kenya Rodrigues Silva Chagas
Orientador: Paulo Henrique de Souza
|
Autor: Kleber Antonio Lourenço de Souza Santos
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
|
Autora: Eveline da Silva Gontijo Moreira
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
|
Autora: Marília Darc Cardoso Cabral e Silva
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
|
Autora: Kelen Helena de Oliveira
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
|
Autor: Thiago Wedson Hilário
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
|
Dissertações defendidas em 2017
Autora: Daniela Brusamarelo
Orientadora: Sandra Regina Longhin
|
Autor: Pablo Souza
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
|
A disciplina de Libras na formação de professores
(Divulgação não autorizada pelo autor)
Autor: Thábio de Almeida Silva Orientador: Rodrigo França Carvalho |
Autor: Daniel Oliveira Silva Rodrigues
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
|
Autor: Ulysses Gusmão de Oliveira
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
|
Autor: Elias Rafael de Sousa
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
|
Autora: Sheila Dias Alves
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
|
Autora: Patrícia Gomes de Souza Freitas
Orientadora: Marta João Francisco Silva Souza
|
Estudo da contribuição da realidade aumentada para o ensino de Química nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFG câmpus Jataí
Autor: Sérgio Henrique de Almeida Orientador: Carlos Cézar da Silva |
Autora: Suenir Carneiro de Lima Assis
Orientadora: Joana Peixoto
|
Autora: Rosimeyre Gomes da Silva Merib
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
|
Autor: Daniel Junior de Oliveira
Orientadora: Daniella de Souza Bezerra
|
Autora: Fabiana Leal Nascimento
Orientador: Adelino Cândido Nascimento |
Autora: Elita Assis de Lima
Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires |
Modelo dos campos semânticos: produção de significados para as noções de áreas e perímetro no ensino fundamental II
Autora: Dilene Gomes de Miranda Orientador: Adelino Cândido Pimenta |
O desenvolvimento do aplicativo RA.GEO: contribuições da realidade aumentada para o ensino de geometria espacial
Autor: Vinícius Gouveia de Andrade Orientador: Adelino Cândido Pimenta |
Autora: Angélica Ramos da Luz
Orientadora: Sandra Regina Longhin
|
Autora: Fabiana Kalil Borges
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
|
Autor: Thiago Batista Assis
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
|
Uma sequência de ensino investigativa sobre a evolução dos modelos atômicos: a busca pela argumentação em aulas de Física Autor: Elismar Gonçalves da Silva Orientadora: Marta João Francisco Silva Souza |
Dissertações defendidas em 2016
A construção de fotonovela como recurso para o desenvolvimento da educação ambiental (Divulgação não autorizada pela autora) Autora: Leidyane Ferreira Magalhães Orientadora: Sandra Regina Longhin |
Autora: Janaína Aparecida Silva Bassani
Orientadora: Daniella de Souza Bezerra |
A experimentação no ensino de química do 9° ano: uma relação entre a teoria e o experimento Autora: Lívia Maria Araújo Soares Orientadora: Sandra Regina Longhin |
A formação de professores e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) /Subprojeto de Física - IFG: uma análise discursiva Autor: Silvon Alves Guimarães Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais |
A terminologia química em Libras na literatura e a adotada no ensino de química em escolas públicas de Goiás Autora: Ana Luiza Fernandes da Costa Orientadora: Sandra Regina Longhin |
As quatro operações matemáticas no ensino fundamental: produzindo significados para as operações básicas utilizando a tecnologia WEBQUEST Autor: Quintino Custódio dos Santos Orientador: Adelino Cândido Pimenta |
Atividades contextualizadas de Matemática: a formação do sujeito ecológico em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental Autor: Jorge Lima Loiola Orientadora: Sandra Regina Longhin |
Biblioteca escolar e surdez: um estudo para a inclusão (Divulgação não autorizada pela autora) Autora: Kênia Reis de Souza Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas |
Educação ambiental além da sala de aula: proposta de uma sequência didática Autora: Joanice dos Santos Gonçalves Orientadora: Marlei de Fátima Pereira |
Educação ambiental na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov Autor: Eliakim Oliveira Küster Orientadora: Marlei de Fátima Pereira |
Educação ambiental, língua portuguesa e biologia: proposta de sequência didática para o ensino médio Autora: Viviane Ferreira Furtado Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas |
Ensino desenvolvimental: um Experimento Didático Formativo para o estudo dos Números Complexos Autor: Douglas Pereira Azevêdo Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz |
Formação de professores em Educação Ambiental: o ensinar e aprender com audiovisuais Autora: Jordanna Sebastiana Gregório Orientadora: Sandra Regina Longhin |
Formação do conceito de volume no 5º ano do ensino fundamental: um experimento didático formativo baseado na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental Autora: Natália Cristina Souza Pereira Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz |
História da matemática e produção de significado: proposta de tarefas didáticas para o ensino do teorema de Tales Autor: Benjamim Cardoso da Silva Neto Orientador: Adelino Cândido Pimenta |
Horta escolar: contribuições da interdisciplinaridade e de atividades investigativas para a alfabetização científica Autora: Núbia Patielle Assis Carvalho Orientador: Paulo Henrique de Souza |
Autora: Stephany Siqueira Barbosa Nascimento
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza |
O papel da gestão na implementação das políticas educacionais: o PIBID como foco de análise Autora: Ivonice Mendes de Oliveira Guimarães Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires |
Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica nos cursos técnicos em eletrotécnica e edificações no IFG Câmpus Jataí Autora: Kathynne Carvalho Freitas Ferri Orientador: Carlos Cézar da Silva |
Dissertações defendidas em 2015
Dissertações defendidas em 2014
Redes Sociais